x
Convex Datacenter
Página 2 de 6 PrimeiroPrimeiro 123456 ÚltimoÚltimo
Resultados 13 a 24 de 66

Tópico: Cárter seco

Hybrid View

Anunciante Avatar de Giovani
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Bento Gonçalves/RS
    Agradecimento: 1

Citação Postado originalmente por Sandro Tannuri
    Nunca tirei o carter dele para ver mas aposto que tem separadores.
    Grande Sandro! Como fica o pescador, tendo os separadores? Suponho que os separadores sejam na longitudinal, ou seja, para inclinações laterais ou curvas em alta velocidade (Stock). Então como o pescador passa por elas? E, como no caso que descrevi, com o jeep "empinado", como funcionaria? Separadores também? Aí fica um xadrez... Resumindo, como funfa essa coisa??

Citação Postado originalmente por samukanvas
    Acho tb que não conpensa um sistema desses porque deve te custar uns 1500 a 2000 usado (para ap's)....

Acho que vc é um forte candidato ao carter seco. Depois de toda a destruiçaõ que seu pobre motor sofreu seria um presente pra ele

Os separadores em qualquer mecânica de competição em sampa, tipo dragão motorports ou cesário que tem experiência poderiam fazer.... sai bem mais barato....
    Eu não compraria esse sistema pronto, pois além de caro, tenho facilidade de construir por aqui mesmo. Resta saber exatamente, o quê construir... Não precisa ser um sistema como dos Dragsters, basta dar conta de lubrificar todas as partes do motor, e sem afogá-lo no óleo nas inclinações... Quem sabe essa dos separadores do cárter já resolve.
    Quanto ao motor, esse já foi faz tempo... :P

Agradeço a paciência dos senhores, pois quero achar uma solução...

[]'s

Entrada
    12/03/2003
    Local
    Bento Gonçalves/RS
    Citação Postado originalmente por Giovani
    Grande Sandro! Como fica o pescador, tendo os separadores? Suponho que os separadores sejam na longitudinal, ou seja, para inclinações laterais ou curvas em alta velocidade (Stock). Então como o pescador passa por elas? E, como no caso que descrevi, com o jeep "empinado", como funcionaria? Separadores também? Aí fica um xadrez... Resumindo, como funfa essa coisa??
    Dããããããããããã.....

Navegando no site do Moroso, descobri as peças...

É disso que vc estava falando???
    Bom, isso ajuda só por um tempo... Não dá pra ficar funcionado muito tempo com ele inclinado... Acho que só instalando o sistema todo...
    Imagens Anexas -c_rter8_171.jpg 

Pessoal,

O que é bom para velocidade nem sempre é bom para o nosso esporte, como é o caso dos separadores (quebra-ondas) instalados no carter, que são eficientes em acelerações/desacelerações e não em condições estáticas.
    Para que este tipo de artificio seja eficiente as paredes tem que ser bem altas e os furos bem pequenos (principio dos vazos comunicantes). Mesmo que dentro do carter exista condições para paredes altas (evitar conflito com girabrequim é um problema a ser considerado) a funcionalidade deste principio é nulo quando se mantém o motor inclinado por mais do que alguns instantes.

Um outro problema que tem que ser levado em conta é a geometria do carter e a posição do pescador, que normalmente - mas nem sempre - fica no extremo posterior do carter, e que também normalmente - mas também nem sempre - fica em uma depressão ou sob um "fundo falso", justamente para garantir óleo bombeado na situação mais crítica de utilização (acelerações do veículo).

Em outras palavras, cada caso é um caso e não dá para se fazer comentários especificos sobre uma colocação genérica (um motor QUALQUER em grande inclinação funcionando por tempo indeterminado), mas dá para se fazer algumas considerações:

Inclinações laterais - via de regra - não geram problemas, pelo menos em inclinações que dêem condições de dirigibilidade.
    Inclinação positiva exagerada (capô apontando para o céu) ou negativa (apontando para o inferno ) passam a ser problemáticas em função da posição do pescador, e como não é possível colocar dois pescadores (se entrar ar em um deles baubau sucção) existe uma saída que se bem projetada pode resolver o problema: pescador tipo "rabo de cascavel"

Inventei o nome agora e se alguém tiver interesse posso fazer alguns croquis para facilitar a descrição.

Quanto a manter o motor funcionando de ponta-cabeça, não podemos esquecer que a imensa maioria dos motores possui lubrificação de camisa e pistão por chapisco, e mesmo instalando um hiper-super dimensionado sistema de carter sêco vai faltar lubrificação nestas partes, em pouco tempo de uso as camisas ou anéis ficam azuis de raiva, depois vermelhos, e mandam um abraço para o dono do motor...
    Para um motor funcionar deste jeito por tempo indeterminado, só se tiver lubrificação de camisa e pistão por jato de óleo, processo que normalmente é utilizado mais como um "aditivo" de arrefecimento do que outra coisa, mas que é fundamental para motores que tem mania de plantar bananeira.

Abraços,

Escrevi o texto anterior em OFF e só depois de postar é que li a ultima mensagem do Giovani.
    A foto do carter da Moroso mostra justamente o fundo falso a que me referi, que só tem funcionalidade nos "sacolejos da vida" ou quando a inércia dá o ar da graça.

Abraços,

duas duvidas. ja abri um motor MWM 229-6 do trator Fiat AD7 e ele tem tres pescadores no mesmo carter para noa faltar oleo. e como e o carter seco dos motores aeronauticos( voam de cabeca p/ baixo)

Usuário Avatar de Sandro Tannuri
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Agradecimentos: 0
    Galera,

Não vou tirar o carter do Wrangler só para mostrar para vocês como se faz mas a foto abaixo mostra o que ele pode fazer sem nunca ter faltado pressão de oleo.
    Ela foi tirada no Endurance Trial de Sabara onde fiquei nessa posição por mais de um minuto ate meu spotter levar o cabo do guincho ate a ancoragem. Minha equipe foi a unica a passar deste ponto onde uma Land "disparou" o motor por admitir oleo do motor.

Abraços,
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -tj_de_pe_495.jpg  
    Sandro Tannuri - Rio de Janeiro-RJ
    Wrangler "ligeiramente" modificado para as trilhas
    Toyota SW4 original por enquanto para viagens e passeios.

Usuário Avatar de Sergio Rocha
    Entrada
    26/01/2004
    Local
    Niteroi/RJ
    Agradecimentos: 2
    Muitas motos tem carter seco, e funcionam inclinadas, por um bom tempo.
    []'
    Os cães ladram e a caravana passa.--Ibrahin Sued

Entrada
    12/03/2003
    Local
    Bento Gonçalves/RS
    Citação Postado originalmente por Sandro Tannuri
    Ela foi tirada no Endurance Trial de Sabara onde fiquei nessa posição por mais de um minuto ate meu spotter levar o cabo do guincho ate a ancoragem. Minha equipe foi a unica a passar deste ponto onde uma Land "disparou" o motor por admitir oleo do motor.
    Grande Sandro! Foi assim que o meu jeep ficou... Só que na saida de rio... Como ninguém tinha guincho, tive que aguardar + de 5 minutos até outro jeep me puxar de lá! Sozinho ele não conseguiria, eu teria que acelerar, e se desligasse não ia pegar mais. Voltar pro rio era pior, pois a água cobria o capô! O resultado foi a retífica do comando...
    Agora imagine a sua situação, mas com um guincho mecânico e onde um zeca demora pra ancorar o cabo! Tava fu...

Citação Postado originalmente por Sukys
    existe uma saída que se bem projetada pode resolver o problema: pescador tipo "rabo de cascavel"

Inventei o nome agora e se alguém tiver interesse posso fazer alguns croquis para facilitar a descrição.
    Fala Sukys!!! Então manda, se não fôr incômodo...

Citação Postado originalmente por Sergio Rocha
    Muitas motos tem carter seco, e funcionam inclinadas, por um bom tempo.
    Sim, uma vez, fazendo trilha, caí com a moto e deixei ela no chão, funcionando... Ficou uns 2 minutos, na boa... Fiquei só olhando... Acho que enquanto tivesse gasolina, não iria apagar!

[]'s

Entrada
    12/03/2003
    Local
    Bento Gonçalves/RS
    Eu de novo!!!

Alguém conheceria alguma bomba que sirva para essa função, que não seja as importada$$$????

[]'s

Citação Postado originalmente por Gilbertojipeiro38
    duas duvidas. ja abri um motor MWM 229-6 do trator Fiat AD7 e ele tem tres pescadores no mesmo carter para noa faltar oleo. e como e o carter seco dos motores aeronauticos( voam de cabeca p/ baixo)
    1ª dúvida: três pescadores, provavelmente um para cada bomba.
    Motores diesel antigos eram pau prá toda obra e não é raro encontrar motores com bomba de recalque + bomba de pressão ou até várias bombas de pressão.
    Imagine um diesel instalado em barco pesqueiro atravessando quebra-mar, ou então motoniveladora fazendo desbaste de barranco. Sem um ótimo sistema de captação de óleo o motor não dura muito tempo.

2ª dúvida: Motores aeronáuticos com carter sêco preparados para acrobacia tem exatamente o princípio do "rabo de cascavel" (na falta de outro nome) instalado no reservatório de óleo, o que nada mais é do que um conduíte flexível com um peso fixado na ponta, que se mantém sempre na parte inferior do reservatório (evidente que fiz apenas o resumo do conceito).
    Quem já praticou aeromodelismo também conhece este tipo de pescador, já que boa parte dos tanques de combustível de aeromodelos também fazem uso deste princípio.

Giovani,

Durante a semana o tempo fica meio que apertado por aqui e como ainda sou meio lerdo no uso do Auto Sketch não te prometo para antes do fim de semana, mas assim que fizer o croqui com todos os detalhes te envio, mesmo porque no caso que interessa (motores de jipe) este tipo de pescador tem que ter algumas particularidades, não basta colocar dentro do carter um pedaço de mangueira com um peso na ponta.

... uma vez, fazendo trilha, caí com a moto e deixei ela no chão, funcionando... Ficou uns 2 minutos, na boa...
    Só por curiosidade, que moto era?

Abraços,

Entrada
    12/03/2003
    Local
    Bento Gonçalves/RS
    Citação Postado originalmente por Sukys
    [Durante a semana o tempo fica meio que apertado por aqui e como ainda sou meio lerdo no uso do Auto Sketch não te prometo para antes do fim de semana...
    Só por curiosidade, que moto era?
    Grande Sukys!!!

Beleza! Fico no aguardo...
    A moto era uma Honda XR-200...

[]'s

Usuário Avatar de ramiro_eli
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Sampa Z/S/SP
    Agradecimentos: 0
    Fiz recentemente estes separadores dentro do cárter do meu motor.
    Ficou bastante parecido com a foto da Moroso. No sábado passado pude testá-lo:
    Ao atravessar uma valeta a roda dianteira direita caiu em um buraco grande, que eu não havia visto. O jeep ficou bastante inclinado, com a roda traseira esquerda a quase um metro do chão. A frente ficou voltada para baixo, que é a pior situação para o meu motor, pois o pescador de óleo fica na parte de trás do cárter.
    O motor ficou ligado nesta situação durante uns 30~45 segundos e a pressão de óleo se manteve inalterada. Quando não tinha estes separadores no cárter a pressão de óleo baixava imediatamente em situações como estas.
    Custo da gambi: Um "guaraná" p/ o soldador da oficina em frente ao meu trabalho.
    Devasso CJ-X 58
    Toy Land Cruiser FZJ-105 01
    C 10 4.8 Automatic4 73

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem