Postado originalmente por
Paulo Ramos
Ola Pessoal.
Achei o topico bem pertinente... e decidi contribuir...

Vai a minha opinião (é minha... ok!!! )
Acho que o futuro do off road é magnifico!!!!!!
Cada vez mais as pessoas compram carros, e carros maiores, mais economicos (verdes). Para ajudar as nossas cidades oferem tantos desafios (enchentes, buracos, ruas alagadas, alem de criminalidade etc. etc.. etc.. ) que eu nao imagino melhor veiculo para enfrentar essas trilhas urbanas nos grandes centros.
Quem já passou por um tiroteio no meio da rua, sabe que o 4x4 pode literalmente salvar sua vida.... nessas horas vc engata o 4x4, passa por calçada, canteiro etc... da meia volta e foge do problema.....
Numa enchente onde existe um " mar urbano de carros 1.0 com calço hidraulico" o snorkel, tração etc.. permitem voce passar por agua onde muita gente fica...
Se sua vida corre risco, 400 kilos de blindagem nao " moem " a suspensão do seu carro, já que um 4x4 tem por concepção uma estrutura muito mais forte...
Por ultimo, veja o status que esse tipo de carro tambem apresenta status, (veja os Pajeros, SW4, LR4 que lotam os nossos shoppings e vagas... subiu na vida... voce sobe de altura do seu carro)
Enfim, o off road urbano esta ai.. veja as " adventures, stepways, cross etc.. que o mercado oferece.....
TODOS QUEREM TER UM 4X4 !!!!!! TODOS QUEREM SER OFF ROADERS..
Por isso vemos tantos " jipes urbanos " e a industria no mundo tem caminhado para isso... em suma... o futuro é 4x4, seja AWD, 4WD, Diesel, gasolina, flex etc. etc. etc..
Agora falando de trilhas... pessoalmente acredito que esta cada vez mais dificil fazer um trilha em paz. A criminalidade, custo da terra, expansão dos centros urbanos, regras ambientais etc... sao fatores exige que os " jipeiros, trilheiros e afins " tenham que ir cada vez mais longe para praticar esse tipo de esporte e gastar cada vez mais dinheiro (veja a questao da inspeção veicular... quem tem carro diesel com bomba aberta que se prepare)
É claro que campeonatos, eventos e jeep clubes sempre vao existir, mas com certeza esses grupos, dependendo do local devem estar percebendo que a cada ano essas dificuldades vao ficando evidentes...
Quem nao vive do 4x4 (fazendeiro, reflorestamento etc... ) vai perceber que falta pouco para existir " pedagio " em trilhas.... Se meter no mato como antigamente... desbravar o desconhecido esta cada vez mais dificil...
Resumindo, acho que o futuro sera de muitos 4x4... muitas trilhas urbanas, carros mais " verdes e padronizados" matando uma parte tao legal de ter um jeep - a personalização e é claro a um custo cada vez mais caro (nunca foi um esporte barato nao é mesmo)...
Se esse futuro sera o apocalipse do off road... depende de cada um, pessoalmente creio que nao. Existe um bonus e um onus dessa escolha... Hoje ter um Pajero para a trilha é possivel, em 1990 era inimaginavel...
É claro que hoje temos acesso a peças e acessorios que antes sonhavamos em catalogos. Antes tinhamos que " descobrir " uma mecanica de um importado, mas basta usar o computador e voce encontra muita coisa (senao o manual) de qualquer carro do mundo... Antes faziamos trilhas com facao e mapa... hoje tem GPS....
Basta ver o forum... tem amantes de 4x4 do Brasil inteiro e a grande maioria nem se conhece, mesmo assim trocam experiencias, conhecimento etc. etc..
Enfim... o mundo vai ser 4x4 POR BEM OU POR MAL... Como disse o Barack Obama... O mundo mudou e nos temos que mudar com ele.....
Fica ai a minha contribuição.
Quem sabe onde esse novo mundo do off-road vai levar, afinal o futuro é hoje....8-)8-)8-)