x
Convex Datacenter
Página 1 de 7 1234567 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 80

Talking Qual o futuro do off-road?

Estávamos conversando hoje com o grupo de amigos e achei interessante iniciarmos aqui um papo sobre isso.

Qual o futuro do off-road?

De forma geral, mesmo levando em consideração as exceções, alguns pontos me preocupam:

- o jipeiro hoje é conhecido pela baderna, morte em trilha, irresponsabilidades....antes eramos conhecidos como fieis companheiros...

- antes, as trilhas eram conduzidas pelo companheirismo, pela diversão, agora por quem tem o maior pneu, a melhor redução, o maior $$ investido...

Claro que o off-road melhorou na popularização do hobby, destaque em programas de tv, temos mais peças, acessorios, equipamentos, acesso a informação, o forum4x4 etc.

Ouvir as opiniões de cada lugar do Brasil onde o cenário deve ser outro do nosso. Entender o sul, sudeste, norte, centro, vai ser bem legal.
    Mit Pajero Full 4P 3.5 Aut - ainda original...

Usuário Avatar de bruno_
    Entrada
    16/07/2004
    Local
    São Sebastião do Paraíso/MG
    Agradecimento: 1
    Hoje estava pensando como que as leis anti poluição irão atingir nosso esporte, acho que é um ponto a ser discutido também.
    Confira e participe de todos os preparativos para o 3º Encontro Nacional de Rural e F75/F85 no link abaixo
    http://www.ruralef75.com.br/

e soh parar pra pensar q a grande maioria dos carros off roaders pararam de ser produzidos(jpx,javali,jeep willys,toy band,engesa,cross lander , hummer h1......) e os que n deixaram de ser produzidos , "evoluiram" para modelos mais on-road(cherokee sport, wrangler , sportage , discovery , samurai q viro o jimny,vitara,hilux.....)

Mas o off road n esta condenado , enquanto existirem malucos iguais a nos , pode ter certeza q ainda vem mta lama

Usuário Avatar de Kim
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Nova Aliança do Ivaí/PR
    Agradecimento: 1
    O futuro off-road!

Acho muito interessante essa colocação.

Sempre, tudo evolui, vejamos mesmo aqui no fórum, quando comecei a acompanhar as coisas por aqui, pneu 33" era coisa de doido, hoje já se cogita 40".

Essa explanação, é só uma pequena amostra, pois eu mesmo comecei com um cj5, com 7.50x16...

Mais tudo evolui, mais sempre teremos quem está começando, com os 7.50x16 e se BF 161.

Na minha opinião, o que se deve fazer, é respeitar aquele que está começando, ensinando-o, e deixa-lo evoluir, caso queira, pois muitos ficam no caminho, curtindo a máquina a seu gosto.

Vejo o problema ambiental cercando a todos, não somente os jipeiros, os únicos não afetados, são os favelados, que ocupam áreas de preservação sem que nada se faça, nem ao menos uma multa.

Experimenta, eu aqui como produtor rural colocar uma cabeça de boi numa área de preservação!

Vejo, que com o aumento de jipes andando, o esporte em ascensão, logo as autoridades responsáveis tomarão alguma providência, não para impedir, mais sim para que se regularize o que se está fazendo.
    Existe muitas pessoas consciente, mais também, vejo pessoas que não respeitam nem a sí, e isso não é só nas trilhas.

Espero que as pessoas conscientes façam de uma forma, que sempre conscientize o maior número de pessoas, tanto nas trilhas, quanto fora.

Faço isso com meu filho, e com seus amigos, para que tenhamos mais respeito entre as pessoas e veículo/trilha.

Sobre as Leis com relação aos veículos, teremos que nos unir, para que aprovemos Leis menos ortodoxas em relação aos motores e veículos antigos.

Abraços.

Kim.

Futuro do off road

Ola Pessoal.

Achei o topico bem pertinente... e decidi contribuir...

Vai a minha opinião (é minha... ok!!! )

Acho que o futuro do off road é magnifico!!!!!!

Cada vez mais as pessoas compram carros, e carros maiores, mais economicos (verdes). Para ajudar as nossas cidades oferem tantos desafios (enchentes, buracos, ruas alagadas, alem de criminalidade etc. etc.. etc.. ) que eu nao imagino melhor veiculo para enfrentar essas trilhas urbanas nos grandes centros.

Quem já passou por um tiroteio no meio da rua, sabe que o 4x4 pode literalmente salvar sua vida.... nessas horas vc engata o 4x4, passa por calçada, canteiro etc... da meia volta e foge do problema.....

Numa enchente onde existe um " mar urbano de carros 1.0 com calço hidraulico" o snorkel, tração etc.. permitem voce passar por agua onde muita gente fica...

Se sua vida corre risco, 400 kilos de blindagem nao " moem " a suspensão do seu carro, já que um 4x4 tem por concepção uma estrutura muito mais forte...

Por ultimo, veja o status que esse tipo de carro tambem apresenta status, (veja os Pajeros, SW4, LR4 que lotam os nossos shoppings e vagas... subiu na vida... voce sobe de altura do seu carro)

Enfim, o off road urbano esta ai.. veja as " adventures, stepways, cross etc.. que o mercado oferece.....

TODOS QUEREM TER UM 4X4 !!!!!! TODOS QUEREM SER OFF ROADERS..

Por isso vemos tantos " jipes urbanos " e a industria no mundo tem caminhado para isso... em suma... o futuro é 4x4, seja AWD, 4WD, Diesel, gasolina, flex etc. etc. etc..

Agora falando de trilhas... pessoalmente acredito que esta cada vez mais dificil fazer um trilha em paz. A criminalidade, custo da terra, expansão dos centros urbanos, regras ambientais etc... sao fatores exige que os " jipeiros, trilheiros e afins " tenham que ir cada vez mais longe para praticar esse tipo de esporte e gastar cada vez mais dinheiro (veja a questao da inspeção veicular... quem tem carro diesel com bomba aberta que se prepare)

É claro que campeonatos, eventos e jeep clubes sempre vao existir, mas com certeza esses grupos, dependendo do local devem estar percebendo que a cada ano essas dificuldades vao ficando evidentes...

Quem nao vive do 4x4 (fazendeiro, reflorestamento etc... ) vai perceber que falta pouco para existir " pedagio " em trilhas.... Se meter no mato como antigamente... desbravar o desconhecido esta cada vez mais dificil...

Resumindo, acho que o futuro sera de muitos 4x4... muitas trilhas urbanas, carros mais " verdes e padronizados" matando uma parte tao legal de ter um jeep - a personalização e é claro a um custo cada vez mais caro (nunca foi um esporte barato nao é mesmo)...

Se esse futuro sera o apocalipse do off road... depende de cada um, pessoalmente creio que nao. Existe um bonus e um onus dessa escolha... Hoje ter um Pajero para a trilha é possivel, em 1990 era inimaginavel...

É claro que hoje temos acesso a peças e acessorios que antes sonhavamos em catalogos. Antes tinhamos que " descobrir " uma mecanica de um importado, mas basta usar o computador e voce encontra muita coisa (senao o manual) de qualquer carro do mundo... Antes faziamos trilhas com facao e mapa... hoje tem GPS....

Basta ver o forum... tem amantes de 4x4 do Brasil inteiro e a grande maioria nem se conhece, mesmo assim trocam experiencias, conhecimento etc. etc..

Enfim... o mundo vai ser 4x4 POR BEM OU POR MAL... Como disse o Barack Obama... O mundo mudou e nos temos que mudar com ele.....

Fica ai a minha contribuição.

Quem sabe onde esse novo mundo do off-road vai levar, afinal o futuro é hoje....8-)8-)8-)

Usuário
    Entrada
    14/08/2008
    Local
    Florianopolis/SC
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Kim Ver Post
    O futuro off-road!

Acho muito interessante essa colocação.

Sempre, tudo evolui, vejamos mesmo aqui no fórum, quando comecei a acompanhar as coisas por aqui, pneu 33" era coisa de doido, hoje já se cogita 40".

Essa explanação, é só uma pequena amostra, pois eu mesmo comecei com um cj5, com 7.50x16...

Mais tudo evolui, mais sempre teremos quem está começando, com os 7.50x16 e se BF 161.

Na minha opinião, o que se deve fazer, é respeitar aquele que está começando, ensinando-o, e deixa-lo evoluir, caso queira, pois muitos ficam no caminho, curtindo a máquina a seu gosto.

Vejo o problema ambiental cercando a todos, não somente os jipeiros, os únicos não afetados, são os favelados, que ocupam áreas de preservação sem que nada se faça, nem ao menos uma multa.

Experimenta, eu aqui como produtor rural colocar uma cabeça de boi numa área de preservação!

Vejo, que com o aumento de jipes andando, o esporte em ascensão, logo as autoridades responsáveis tomarão alguma providência, não para impedir, mais sim para que se regularize o que se está fazendo.
    Existe muitas pessoas consciente, mais também, vejo pessoas que não respeitam nem a sí, e isso não é só nas trilhas.

Espero que as pessoas conscientes façam de uma forma, que sempre conscientize o maior número de pessoas, tanto nas trilhas, quanto fora.

Faço isso com meu filho, e com seus amigos, para que tenhamos mais respeito entre as pessoas e veículo/trilha.

Sobre as Leis com relação aos veículos, teremos que nos unir, para que aprovemos Leis menos ortodoxas em relação aos motores e veículos antigos.

Abraços.

Kim.
    Olá grande Kim;
    Espere até o Ibama, Fátma, Patran, ou outro qualquer órgão que 'cuida' do meio ambiente, encrespar com este hobby, paixão de muitos, e começar arrancar dinheiro com multas, por trafegar em dunas, andar em rios, subir montes, andar em trilhas etc. Votem nestes desgraçados, politicos de gabinete, que não sabem diferençar um pé de capim de um pé de repolho, e o que vejo é o fim da possibilidade de andarmos em 'qualquer terreno' com nossos veículos. Fazem leis que não visam nada mais do que arrecadar, eles não estão preocupados com coisa alguma. Veja que sempre que vemos uma campanha pelo meio ambiente, o que nunca está inserido nela é o homem. Até o nosso dinheiro contem fotos de animais, mas não tem do homem. Quando fala-se em uma obra, precisa uma autorização do ibama, floram, patran, meio ambiente, etc e tal, mas para ver se o camarão não foi atingido, se a bromélia está no seu lugar, nunca para ver se vai prejudicar o homem,(eu vi um conhecido meu ser multado em R$ 3.000,00 por ter levado uma bromélia do mato para casa) e elas só servem para criar mosquito no mato; eu vi a rodovia RS 486, ser interrompida e embargada, porque (sic)sua construção iria interromper o ciclo reprodutivo das minhocas. No beneficio desta rodovia ninguem falou, no encurtamento de distancia a ser rodado para se chegar ao mesmo lugar, ninguem se lembrou nesta hora, economizando milhares de litros de combustível por ano...
    É só crescer um pouco o numero de participantes deste esporte, valer a pena de colocar fiscal nos lugares certos e teremos um cerceamento desta atividade por se tornar demasiada cara e arriscada. Isto sem contar que sempre aparece os abusados, que vão destruindo e sujando por onde passam. Acho que a concientização e o uso do veículo deve ser muito bem dimensionada, para não termos logo problemas com as "otoridades", que estarão sempre de plantão nos lugares mais diversos. Se não bastasse tudo isto ainda temos os denunciantes, que adoram ver o camarada rebolar ante a presença do fiscal. Um abraço a todos.

Usuário Avatar de Paulo_CW
    Entrada
    19/04/2006
    Local
    Curitiba/PR
    Agradecimentos: 5
    Eh caro colega Dilmar... já falamos muito disso... mas vou expor aqui a minha opinião para os demais...

Esse é o dilema q nós jipeiros estamos enfrentadando...

Evolução... quanto as viaturas, sim... cada vez mais temos visto diferentes modelos de viaturas nas trilhas onde até pouco tempo era dominado apenas pelos Willys e Bands... as viaturas estão ficando cada vez mais bem equipadas devido a facilidade de se encontrar acessórios de qualidade... a pouquissimo tempo atraz era uma dificuldade encontrar pneus grandes ou bloqueios e demais acessorios... hoje é muito mais fácil de encontrar fabricantes, fornecedores, de comprar ou fazer importações etc...

MAS... INFELIZMENTE UMA COISA ESTA MUDANDO PARA PIOR...

Infelizmente, tenho visto muitos que se dizem "jipeiros" apenas degradando nossa classe, cada vez mais estamos sendo vistos como sinal de problemas e baderneiros das zonas rurais... e isso tem feito com que as trilhas estejam desaparecendo, proprietários de terrenos onde antes tinham prazer de nos ver em suas fazendas, estão fechando as porteiras.... e cada vez mais temos de procurar por novas opções...etc..

A popularidade que o off-road tem ganhado tem trazido cada vez mais adeptos para este esporte, para esse prazer de nossos fds, mas infelizmente, muitos destes adptos não estão neste meio em busca de diversão, companherismo e acima de tudo, amizade... e infelismente por causa disso, a maioria acaba sendo penalizada...

Responsabilidades, educação e respeito para com os demais se aprende em casa... mas, infelismente muitos deixam estes preceitos em casa quando estão em suas viaturas... muitos se acham mais importantes por terem viaturas melhores, por ter pneus maiores, por terem mais equipametos...

Não foi isso qe encontrei quando comecei a ser jipeiro, mas é isso que cada vez mas tenho presenciado em nosso maravilhoso mudo off-road....
    4X4 Brasil
    Wrangler JKU > SL 3" TR /JKS / E-Locker / Zeon 12k / Bilsten / Mickey Thompson 35"/ e verão sem capota...

Moderador Avatar de Ronaldo B.
    Entrada
    26/09/2004
    Local
    São Paulo/
    Nava,

Parabéns pela iniciativa do tópico, acho que a sua proposta de discutirmos o se pode esperar do futuro do Offroad merece mesmo uma reflexão mais profunda sob 3 aspectos:

1) Preparação dos veículos e consequentemente os problemas com a legislação vigente.

2) O impacto ambiental causado pela prática do Offroad e as restrições que já estão sendo impostas.

3) O comportamento dos praticantes de Offroad. Porque hoje temos pessoas praticando Offroad com todo tipo de veiculos, jipes, gaiolas, quadriciclos, etc e o termo "jipeiro" não reflete mais a realidade, e no final todos são responsáveis pela imagem que é gerada do praticante de Offroad, que eu concordo que não é das melhores e não é de hoje.

[]´s

Citação Postado originalmente por bruno_ Ver Post
    Hoje estava pensando como que as leis anti poluição irão atingir nosso esporte, acho que é um ponto a ser discutido também.
    Jipe velho com carburador zoado, vazando óleo por todos os cantos.... Está com os dias contados.

Meter o machado em árvores, usar enxada para modificar o terreno, amarrar o cabo de aço em árvores, etc. Têm que ser extintos das práticas dos offroaders.

[]'s

Citação Postado originalmente por Paulo Ramos Ver Post
    Ola Pessoal.

Achei o topico bem pertinente... e decidi contribuir...

Vai a minha opinião (é minha... ok!!! )

Acho que o futuro do off road é magnifico!!!!!!

Cada vez mais as pessoas compram carros, e carros maiores, mais economicos (verdes). Para ajudar as nossas cidades oferem tantos desafios (enchentes, buracos, ruas alagadas, alem de criminalidade etc. etc.. etc.. ) que eu nao imagino melhor veiculo para enfrentar essas trilhas urbanas nos grandes centros.

Quem já passou por um tiroteio no meio da rua, sabe que o 4x4 pode literalmente salvar sua vida.... nessas horas vc engata o 4x4, passa por calçada, canteiro etc... da meia volta e foge do problema.....

Numa enchente onde existe um " mar urbano de carros 1.0 com calço hidraulico" o snorkel, tração etc.. permitem voce passar por agua onde muita gente fica...

Se sua vida corre risco, 400 kilos de blindagem nao " moem " a suspensão do seu carro, já que um 4x4 tem por concepção uma estrutura muito mais forte...

Por ultimo, veja o status que esse tipo de carro tambem apresenta status, (veja os Pajeros, SW4, LR4 que lotam os nossos shoppings e vagas... subiu na vida... voce sobe de altura do seu carro)

Enfim, o off road urbano esta ai.. veja as " adventures, stepways, cross etc.. que o mercado oferece.....

TODOS QUEREM TER UM 4X4 !!!!!! TODOS QUEREM SER OFF ROADERS..

Por isso vemos tantos " jipes urbanos " e a industria no mundo tem caminhado para isso... em suma... o futuro é 4x4, seja AWD, 4WD, Diesel, gasolina, flex etc. etc. etc..

Agora falando de trilhas... pessoalmente acredito que esta cada vez mais dificil fazer um trilha em paz. A criminalidade, custo da terra, expansão dos centros urbanos, regras ambientais etc... sao fatores exige que os " jipeiros, trilheiros e afins " tenham que ir cada vez mais longe para praticar esse tipo de esporte e gastar cada vez mais dinheiro (veja a questao da inspeção veicular... quem tem carro diesel com bomba aberta que se prepare)

É claro que campeonatos, eventos e jeep clubes sempre vao existir, mas com certeza esses grupos, dependendo do local devem estar percebendo que a cada ano essas dificuldades vao ficando evidentes...

Quem nao vive do 4x4 (fazendeiro, reflorestamento etc... ) vai perceber que falta pouco para existir " pedagio " em trilhas.... Se meter no mato como antigamente... desbravar o desconhecido esta cada vez mais dificil...

Resumindo, acho que o futuro sera de muitos 4x4... muitas trilhas urbanas, carros mais " verdes e padronizados" matando uma parte tao legal de ter um jeep - a personalização e é claro a um custo cada vez mais caro (nunca foi um esporte barato nao é mesmo)...

Se esse futuro sera o apocalipse do off road... depende de cada um, pessoalmente creio que nao. Existe um bonus e um onus dessa escolha... Hoje ter um Pajero para a trilha é possivel, em 1990 era inimaginavel...

É claro que hoje temos acesso a peças e acessorios que antes sonhavamos em catalogos. Antes tinhamos que " descobrir " uma mecanica de um importado, mas basta usar o computador e voce encontra muita coisa (senao o manual) de qualquer carro do mundo... Antes faziamos trilhas com facao e mapa... hoje tem GPS....

Basta ver o forum... tem amantes de 4x4 do Brasil inteiro e a grande maioria nem se conhece, mesmo assim trocam experiencias, conhecimento etc. etc..

Enfim... o mundo vai ser 4x4 POR BEM OU POR MAL... Como disse o Barack Obama... O mundo mudou e nos temos que mudar com ele.....

Fica ai a minha contribuição.

Quem sabe onde esse novo mundo do off-road vai levar, afinal o futuro é hoje....8-)8-)8-)
    A máxima "TER UM JIPE NÃO FAZ DE VOCÊ UM JIPEIRO" deve ser levada em conta.

[]'s

Usuário Avatar de klemba
    Entrada
    28/06/2006
    Local
    COLOMBO/PR
    Citação Postado originalmente por Cotrim Ver Post
    A máxima "TER UM JIPE NÃO FAZ DE VOCÊ UM JIPEIRO" deve ser levada em conta.

[]'s
    falow pouco e falow bonito...
    RANGER CE 2.8 BL3"

Citação Postado originalmente por Paulo_CW Ver Post

Responsabilidades, educação e respeito para com os demais se aprende em casa... mas, infelismente muitos deixam estes preceitos em casa quando estão em suas viaturas... muitos se acham mais importantes por terem viaturas melhores, por ter pneus maiores, por terem mais equipametos...

Não foi isso qe encontrei quando comecei a ser jipeiro, mas é isso que cada vez mas tenho presenciado em nosso maravilhoso mudo off-road....
    Com esse comentário, a frase "TER UM JIPE NÃO FAZ DE VOCÊ UM JIPEIRO" fica bem clara.

Tenho deixado de ir em alguns passeios e trilhas justamente por causa de fatos anti desportivos q tenho visto, falta de responsabilidade com demais participantes, para com os proprietarios dos terrenos onde se fazem trilhas, para com o meio ambiente que nos proporciona o prazer de ser jipeiro.

Onde isso vai parar, não sei? mas por enquanto tenho visto q com isso estamos cada vez mais fechando o circulo das amizades para pequenos grupos fechados, e mesmo assim vejo grupos que levão a sério o fato de ser jipeiro e outros q SÓ QUEREM TER JIPE para poder aparecer mais.
    4X4 Brasil

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem