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Convex Datacenter
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Hybrid View

  • #1
    Usuário Avatar de leopoldo
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    Citação Postado originalmente por Lucianom38a1
    Quando este disco atinge uma velocidade razoavelmente alta
    É a tecnica do volante acumulador de energia cinética.

    Há algum tempo atráz, estavam querendo colocar isso nos veículos terrestres(carros&caminhões&ônibus) para aproveitar a energia cinética gerada pela transmissão e tornar os veículos mais econômicos no intervalo entre as pisadas no acelerador.........o carro manteria a marcha sem ter de acelerar.
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
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  • #2
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    Peraí, o proprio volante do motor já nao faz isso? nao é pra isso q ele serve?

    Ao exemplo do conversor de torque nos automáticos...


    Ou estamos falando de outra coisa?


    O mais interessante q vi nessa área foi um protótipo q acumulava a energia das frenagens em forma energia hidraulica q era usada nas aceleraçoes, tipo qdo pisava no pedal do freio acionava em primeiro lugar um bomba acumuladora/atuadora e so entao o freio (se a pressao fosse pra imobilizar e nao p/ reduzir) q tirava energia cinetica do eixo a acumulava em forma de pressao hidraulica num reservatorio, qdo se pisava no acelerador a fonte primaria era essa energia q voltava p/ o eixo (atravez da bomba acumuladora/atuadora) e so entao entrava o motor (ou entravam ambos juntos se o pedal do acelerador fosse pisado no fundo), se nao me engano conseguia-se uma economia de combustivel da ordem de 50%.

    valeu

  • #3
    Usuário Avatar de leopoldo
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    volante

    Boa noite Dero.

    Era um volante a mais, conectado através de um eixo, um sistema de ampliação (não uma redução) e uma roda livre. Só que era um volante mais pesado e girava numa rotação muuuito maior.

    O problema desses brinquedos é o medo do rotor-burst........olha o estrago numa máquina de teste de um protótipo




    veja nesses sites, por exemplo:

    http://www.carluvers.com/cars/Flywheel_energy_storage

    http://www.upei.ca/~physics/p261/pro.../flywheel1.htm

    Use esse string para busca:......... kinetic energy storage flywheel....... e vai achar bastante coisa interessante
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
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  • #4
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    Exemplos de acumulação/reaproveitamento de energia cinética por fluido hidraulico:

    Aproveitamento da energia dos freios
    http://www.inovacaotecnologica.com.b...o=010170020408


    Conversor de energia cinética progressiva
    http://inventabrasilnet.t5.com.br/conprogr.htm


    Hydraulic fluid compression to store energy
    http://www.evworld.com/view.cfm?sect...ue&newsid=3365


    Regenerative Braking Charges Ahead
    http://www.motorage.com/motorage/art...l.jsp?id=68244



    valeu

  • #5
    Muita invensão para algo que é facimente feito com motores eletricos que viram geradores também. Pode anotar ai que vei ser o futuro. Junto com celulas de combustivel para gerar eletricidade.

  • #6
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    Isso mesmo, em termos de eficiência os elétricos tem o melhor custo/benefício, o problema ainda é acumulação do pontencial gerado q dada a atual tecnologia ocupa espaço demais, tem peso proibitivo e é comercialmente inviável (por enquanto).

    Dada justamente esta caracteristica da acumulaçao da anergia elétrica é q se retomou a pesquisa (datada dos anos 50) com a acumulaçao/reaproveitamento de energia usando fluido hidraulico.

    valeu

  • #7
    Usuário Avatar de Alessandro Henrique
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    Lembrando deste assunto, aproveitei a visita a que realizei hoje e tirei umas fotos.

    Sds.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -dscn0905_477.jpg   -dscn0906_172.jpg  
    CJ5 1976 - 6zão
    GM 250 Clark 260F
    Eixos Dana 44 LSD

  • #8
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    Alessandro Henrique,

    Ótimas fotos, finalmente uma foto pra ilustrar o q eu tava tentando explicar desde a abertura do tópico.

    valeu

  • #9
    Moderador Avatar de du
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    Citação Postado originalmente por Wallace
    motores eletricos que viram geradores também
    Este esquema de motores elétricos com dupla função já são usados em grandes veleiros, são usados para recarregar os bancos de bateria. Lógico que neste caso a necesidade de energia é muito menor que em um carro, afinal de contas esta energia é usada para navegação eletrônica, computadores e geladeiras. Eventualmente a energia é usada para manobrar os veleirões. Para andar mesmo, é com a Vela.

    Abraços Du.

  • #10
    Os onibus eletricos aqui de SP também usamva motores geradores e são onibus bem velhinho (já estão fora de circulação pelo que sei).

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