- O GNV, é uma boa opção para ($$ ) veículos 4x4 e 4x2 no geral, bom no caso dos 4x4, alguns possuem pouca área livre p/ instalação do botijão
já vi botijões bem escondidinhos debaixo do assoalho protegidos pelo estribo,etc..., nestes casos seria permitido instalar o botijão em um bagageiro ? devidamente protegido em uma caixa coisa e tal?
- Alguem possui a norma , regulamentação ou qualquer documento oficial sobre o assunto?
Já andei em veículos c/ GNV instalado no interior nunca senti cheiro nehum , mas aquele botijão confinado dentro do veículo não me atrai muito...
Já andei em veículos c/ GNV instalado no interior nunca senti cheiro nehum , mas aquele botijão confinado dentro do veículo não me atrai muito...
Grande Paulo!!
Uma vez eu vi na TV ou na Net, não lembro, uma Kombi que explodiu quando era abastecida... Morreram o frentista e o dono da viatura... O teto arregaçou pra cima... Não me "gusta" esse tipo de coisa...
[]'s
No ano passado eu li uma reportagem sobre um kadet que explodiu, mas tinha uma história por trás. No início, se o bujão tivesse um vazamento, ninguém percebia, fato que acarretou na explosão do dito kadet. Depois deste incidente, ficou obrigatório um tipo de "apito" instalado no equipamento que, em qualquer vazamento, vai dar seu sinal e a pessoa pode mandar providenciar o conserto antes de acontecer algo pior. Depois deste ajuste, não ouvi falar mais de nehum incidente com o GNV.
Já me falaram para instalar no jipe, mas com o peso do Engesa eu acredito que ele ficaria muito manco com a perca de potência. Agora quando vou fazer uma trilha, ao invés de 15 latinhas eu levo apenas 6; o restante eu ponho no cofre para um dia comprar um S4T para colocar no jipe.
Todos os problemas de explosão ou incêndio com carros com GNV foram causados por componentes marca-diabo, ou seja, falcetas. Uma adaptação bem feita tem que ser em oficina credenciada e coisa e tal.
Eu sei que o botijão tem que estar no interior da carroceria, seja no porta-malas ou no habitáculo, mas o seu suporte tem que estar fixado no chassi.
OK ! eu tambem nunca ouvi falar de alguma explosão, mas já vi algumas adaptações "horroríveis" Gambi das piores... , porém este assunto me interessa pois estou projetando instalar o botijão fora do veículo, claro que em uma oficina devidamente credenciada e competente para tal, aceito recomendações
Aí Paulo,
procure uma oficina que seja homologada pelo INMETRO.
com certeza eles usarão um kit com segurança garantida e te recomendarão o lugar certo para fixar o cilindro.
Boa sorte,
De uma forma geral, vcs sabem o custo médio do kit GNV já instalado.
O valor dos cilindros varia muito com o volume ?
Alguém já colocou em um BF161 e sabe o resultado ?
Entendo que não seria uma boa colocar no BF, o problema do GNV é que precisa de alta taxa de compressão, ou seja, vai funcionar no BF, mas vai perder muita potência, o GNV seria mais indicado para motores modernos com alta taxa de compressão. Não sei se a informação é correta, mas ouvi que o GNV tem octanagem sufuciente para rodar em motor de até 19:1 de taxa de compressão.
Eu usei gnv no meu vitara por 1 ano, e digo que é muio bom, perde-se pouca potenncia, depois que vc se acostuma a perca de potencia é resolvida pelas trocas de marchas que serão em maior número para compensar. Rodei algo em torno de 52 mil km's e não problema algun, só um jogo de velas e cabos que precisei trocar. Minha economia foi tão grande que pude trocar de carro em 1 ano. Na cidade ele ficava em torno de 10 a 12 km/m, já na estrada subia extremamente entre 15 e 16, dependendo do pé.
Amigos,
Existem muitas lendas...das histórias que soube:um carro movido a gnv pegou fogo.
Moral:O cara só usava gnv e ressecaram as mangueiras,aí faltou gás aí ele passou para o combustível líquido e começou um incêndio...
Aqui no meu estado um carro explodiu.
Moral:O cara usou um cilindro extra de sistema de ar condicionado(2mm),esse explodiu com a pressão(isso que causa explosão,não o gás)já que o cilindro padrão tem em torno de 1 cm...Ps. cilindro padrão ficou intacto,já que ele resiste a projéteis e colisões.
Agora conto algo que aconteceu comigo:
Com o carro na gasolina (rural/bf284) começou a engasgar...pensei que fosse falta e então passei para o gnv..e nesse instante vi fumaça e depois fogo..
Parei para olhar e o fogo não tinha mais "estímulo"...tinha só um pouco em cima do bura,como se ataesse fogo em uma quantidade pequena de álcool...
O motivo foi o cabo da bateria que encostou no carburador perto do alimentador,abrindo um rombo nele...esguichou gasosa por todo lado...
Mas pq não ocorreu uma tragédia?
Passei para o gnv...e o poder de inflamação dele é bem menor que o da gasolina(um cigarro aceso não é suficiente para enflamá-lo).E também no momento da troca corta-se o o fluxo de combustível líquido.
No meu Bf 3000 andava muito bem...(Imperceptível a diferença)tinha webber 446,ignição forte,válvula dupla,e estava retíficado...lembro que quando trocava as velas sentia muita diferença.
Pra mim tudo isso que falam é balela!Mas quero que continuem falando mal...assim o preço permanece baixo....
Ah,com minha rural fazia na cidade nada menos que 8,5 km/m3 na cidade e, 12~13km/m3 na estrada...como o gnv está 1,64R$ e a gasolina 2,50 R$...acho que dispensa comentários!
Sem falar que com esse motor ele nunca terá fim! Se fizer as trocas de óleo no tempo certo é pro resto da vida. Eu me arrependo é de não ter colocado a mais tempo nos carros daqui de casa.
A blazer daqui também pegou fogo uma vez bestamente, mas realemnte fica aqui uma OBSERVAÇÃO a todos que usam o GNV. Certa vez mandei trocar as velas, e acredito que o cara deixou uma frouxa ou espanou a rosca da vela no cabeçote. Resultado meu pai enstava andando no carro na gasosa, e quando abasteceu de gas ao ligar o carro começou um fumaceiro e abrimos o motor, havia era uma labareda de fogo de quase 50cm, corremos e desligamos o carro. Chamamos o mecanico e ficou diagnosticado que o que ocorreu foi que o gas escapou pelas roscas da tal vela e como existe faíscas pegou fogo! E como é constante o envio de gás pro motor a alimentação do fogo jamais acabaria. Como corremos e desligamos o carro automaticamente ela corta o fluxo de gas, sorte nossa que esse carrro tinha 2 valvulas de segurança, fechamos e não deu prejuízo algum. Só máo de obra do mecanico, o forro (carpete protetor interno do capo cedeu) e um jogo de cabos de velas que queimaram.
FICA A DICA AO TROCAR AS VELAS OBSERVE E O CARA APERTA DIREITINHO OU SE NÃO ESPANA A ROSCA DO CABEÇOTE.
PS: depois desse susto fpo só felicidades. Fiz viagens que com a gasolina era impossível pelo $$$$$$