
Postado originalmente por
leopoldo
O jeep CJ (como exemplo) tem a tração traseira como normal do dia-a-dia. Quando em terreno escorregadio, aciona-se a alavanca de tração nas 4 rodas e as rodas livres. Nesse momento ele vira um Part-time. Muito bem, só que ele tem 2 limitações que todos conhecem:
1-não usar em Part-Time acima de 40km/h.
2-não usar em Part-time no asfalto ou terreno sêco.
Por que?
Porque o Jeep não tem diferencial central, que vai dentro da caixa de transferência ou no meio do caminho. Sem isso, nessas condições acima, o acoplamento constante entre os 2 diferenciais destruiria as engrenages da caixa de transferência.
AH! mas em benefício de uma segurança defensiva, ainda meio duvidosa( existem prós e contras), como por exemplo: dirigir na chuva a mais de 100 km/h, ou poder dirigir na neve, sem moer a transferência, as fábricas começaram a oferecer veículos com tração permanente nas 4 rodas, o Full-Time, que nada mais é que um Part-time com o dito diferencial central e que nem precisa mais das rodas-livres.
Só que tem um probleminha: no modo Full-time, se uma roda qualquer patina, as outras 3 desaceleram, perdem tração até parar de rodar.
Para que um veículo full-time possa então fazer fora de estrada, tem que haver um modo de travar o diferencial central........um bloqueio.......então há um dispositivo para isso, não importa se elétrico, manual, pneumático.....é isso que ele faz......trava o diferencial central........e nesse instante, você tem um veículo como o jeep no modo Part-Time.
Ou seja: para sua Jeep Cherokee Sport andar na lama, tem que virar um bom e velho JEEP.
Até o TJ é assim hoje!.......mas a WARN tem kit de conversão Ful-Time para Part-Time