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Corroborando as explicações do manual anexado pelo Elmer, os fabricantes de tratores, que usam motores diesel de baixa rotação, recomendam que durante o período de amaciamento que se utilize em serviços de carga (arações de terra por exemplo) e não em rotações constantes por longos períodos, para evitar o espelhamento de camisas.
Em carro não dá pra fazer isso, mas no caso dos jipes, a situação de trilha seria o ideal....
Outra coisa que eu sempre fiz (durante o amaciamento principalmente) é trocar óleo e filtro lubrificantes.
Não consigo entender porque os fabricantes não recomendam trocar o filtro toda vez que se troca o óleo!
Passar um óleo novo e limpo num filtro velho e sujo me parece de uma burrice tamanha!
Abraços de quem troca o filtro toda vez que troca o óleo!
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será que durante o amaciamento vale a pena usar óleos como o castrol compact 1000, em função dos aditivos termoativos?
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Use sempre o óleo recomendado pelo fabricante do motor.....
Os materiais e folgas de cada motor são feitos para trabalhar com o óleo recomendado..
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Opa galera!
Surgiu um momento de folga, então deixarei meu conhecimento empírico.
Corrobora com as informações do Caveso.
1ª situação.
Compramos um trator, motor Gênesis, 7630 (7.6L, série 30) 4cil turbo.
As primeiras 100H de trabalho foram ineterruptas, parando somente com 50H para troca de óleo e todos os filtros.
Foram três pessoas se revesando na grade aradora modelo Rome 16 discos, não lembro as polegas deles.
Rodamos 10.000H (09 anos) com ele, somente trocando óleo e filtros, não baixava óleo, não perdeu força, fiquei sabendo que está rodando até hoje.
2ª situação.
Compramos uma D20 conquest ST4plus.
Eu que amaciei.:twisted: :twisted:
Trocava a marcha somente no corte de giro, desde nova.
1000km, troca de óleo e todos os filtros, depois, periodicamente.
Sempre andei BEM com ela.
Na estrada, a média 140. (estrada sem movimento, e de interior, uma PR)
Vendemos com 250.000, funcionando como zero, mais sempre cuidei em uma coisa, NUNCA usei o motor como freio motor (diferente de caminhão, que fecha o escapamento), segurando o veículo na marcha, pois ao meu entender, sobe o giro SEM lubrificação.
3ª e ultima situação.
Em 1982 compramos um ford 4600 motor Gênesis, (4.6 L) 3 cil, ano 1977.
Em 1983 fizemos o motor dele, pois o proprietário anterior usava o trator para puxar somente carreta com tambores de leite.
O trator éra fraco coitado.
Depois de feito, o trator se ralou, entrou no serviço pesado (para ele).
Em 96 recebeu turbina by Kim (não existe para ele).
Em 2001 retirou a turbina. (96 a 01, foi usado na silagem, com uma forrageira)
Está rodando até hoje, o horímetro já rodou 2x se não me engano (vai ate 9.999)
Sempre KCT nele.
A Ranger segue a mesma linha...
Lembrando, que Nunca usei o motor para segurar o veículo, uso tipo carro automático.
Abraços.
Kim.
ps.: Peguei em conta certa ocasião, um ford 6610 Gênesis. estava fundido. Quando fui fazer o motor, me explicaram na ford tratores, que os pistões do 4600, 5600, 6600, 7600 ( e suas variações de série 10, 30) são todos os mesmos, o que vai mudando é turbina, bomba, quantidade de cilindro...
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Estou comprando carro zero (L200 GLS) e após ler o tópico fiquei com uma dúvida.
Devo trocar o óleo antes de 5000Km??:pensativo:
Alguém poderia sugerir um regime de amaciamento:concordo:
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ressuscitando o tópico, mas só achei ele hoje
ahhahah
mas vamo lá
bom gurizada
só pra deixar aki a miinha experienciia
não ée com carros a diesel e muito menos 4x4
meew pai tem uma firma de calçados
e láa, tem 2 carros:
uma montana 1.8 2003
beeeem rodada, essa leva pau, direto, todo diia, todo expediente, ela vai pra santa clara carregada de serviço pronto e volta carregada de serviço a fazer, praticamente todo diia
troca de óleo?
só quando tiver uma folguinha:lol:
nao sei se ée pouco ou normal para um motor GM 1.8, que leva leva pau todo diia, aguentar 332.000 km, rodando solto, sem queimar óleo, e respondeendo muito beem
agora, vamos a o outro carro
se trata de um gol MI ap 1.8i ano 1997
esse tem mais história que eu e meu pai juntos
esse então, neem se fala, leva de tudo, ou seja, pau pra toda obra
esse na cidade anda na manha, mas quando pega uma estrada, ou quando pegamos o caminho pro sitio, que ée de 10km ida e volta, nao baixa de no minimo 3.000 rpm, esse eu ainda nao sei como está rodando, pra miim, se ele fosse beem cuidado, nao teria chegado aos 323.000 km, só que trocar óleo nao existe praticamente, ée só completar:lol::parede:e ele engasga um pouco, ao chegar nos 80% do acelerador, mas quando sobe o giro, só vaai:twisted:
minha opniao
ambos motores originais e carros tirados 0km
todos usados sem dó neem piedade, desde que sairam da fábriica
My 2 cent's
abrass