Eu troco a cada 5.000 km óleo e filtro. Nunca entrou na minha cabeça dura a idéia de trocar o óleo e não trocar o filtro, o que seria passar um óleo novo e limpo por um filtro sujo.
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Eu troco a cada 5.000 km óleo e filtro. Nunca entrou na minha cabeça dura a idéia de trocar o óleo e não trocar o filtro, o que seria passar um óleo novo e limpo por um filtro sujo.
Eu também troco a cada 5.000 Km.
Mas nos primeiros 5.000 Km, é necessário fazer uma, ou até duas, trocas antes?
primeira com 500km rodados, segunda após rodar 1000km, terceira em diante a cada 3.000
isso é, se quiserem que o motor de vcs dure um bom tempo, quem não quiser fica à vontade que os donos de Retífica tem familia (e jipe) pra sustentar.
[]'s
Cabeça, não tirei idéia nenhuma de lugar algum, o q eu quis dizer é que: Logo após um motor ser recondicionado os componentes internos sofrem mais atrito que o normal e geralmente a temperatura de funcionamento se mantém elevada (mais atrito, mais aquecimento), com isso o óleo perde sua viscosidade e propriedades em menos tempo pois é muito exigido (utilizado num motor em período de amaciamento).
Ficou claro agora ?
Creio que a necessidade de trocas em intervalos menores, no início da vida do motor, é para eliminar possíveis particulas que estejam circulando com o óleo.
Eu vou ter que amaciar um motor MWM, e estava pensando em trocar o óleo entre 1000/1500 Km, e depois aos 5000, e a partir daí a cada 5000. Vou pesquisar mais. O Elmer deve ter suas razões para torcar com intervalos menores...
Ressussitando o tópico...
Já andei cerca de 750 Km com o motor MWM 0Km no jipe.
Hoje olhei a vareta do óleo e ele está bem escuro. Parece que já está com bem mais de 5.000 Km de uso.
Acho que vou trocar esta semana, e entre 1.500/2.000 Km trocar de novo.
Neste período de amaciamento é natural o óleo ficar "saturado" rapidamente?
[]s
Só não esqueça de trocar o filtro toda vez que trocar o óleo....
Folgado, em motores novos ou recondicionados o óleo desgasta mais rápido(perde a viscosidade) daí há a necessidade de antecipar as trocas.
[]'s
Apesar que escuro sempre vai ficar(diferentemente dos motores a alcool e gás)
Acabei de trocar o óleo do jipe com 750 Km.
Daqui a 2.000 Km troco de novo, e depois de 5.000 em 5.000 Km.
Troquei o óleo em uma loja de óleo lubrificantes, e o dono, depois de mil perguntas sobre o jipe, me disse que estava fazendo a coisa certa. Disse o mesmo que o Elmer falou, que o óleo perde rapidamente a viscosidade quando o motor é 0 Km ou retificado.
Falei para ele se era conveniente acrescentar o Bardhal B12, que ele vendia, e ele foi sincero e disse que não aconselhava. Disse que o óleo ficaria "desestabilizado" com a composição quimica do aditivo. Falou que aditivos somente para motores "cansados", e que se trocasse o óleo com 5.000 Km e o filtro, o motor diesel passaria dos 500.000 Km com certeza.
[]s