Citação Postado originalmente por tio_mica Ver Post
Opa valeu ai, poise eu sempre ouvi que é bom amaciar em estrada porque tu anda com a rotação constante e tal, pior é ficar variando rotação e dando no bucho em arrancadas etc... Mas o cara lá que fez o motor me diz totalmente o contrário

abraços
Cara, esse mitos de andar de boa ate completar 1000 KM.. eh LENDA... papo de quem ouve dizer e nao sabe o pq...

Se voce rodar 1000km de boa, direto... nao vai fazer nada de bom pelo teu motor alem de assentar "de leve e basicamente" algumas pecas.... mas vai fazer de ruim, isso eu te garanto... motor amaciado desse modo nao passa de 150 mil km sem consumir oleo e outros problemas..... como eu tambem nao pretendo arrumar problemas com os "fans" dos "anda de boa ate dar 1000km"... segue umas dicas de como amaciar de verdade o motor do seu carro... usado por mim e amigos... com resultados maravilhosos a longo prazo...

1 - se voce tiver usando comando hidraulico normal, voce precisa fazer o break-in do comando... pra isso voce apos ter montado o motor, voce faz o mesmo rodar com um oleo qualquer.. o mais barato... durante uns 15 mins.. variando a rpm entre pouco mais da lenta.. (uns 1000 rpm pro v8) ate uns 1500 rpm... 2000.. maximo... verificando por vazamentos....

Troque o oleo do motor, com o filtro...

Se o seu comando for mecanico.. (tuchos mecanicos) voce nao precisa de break-in.... agora vem o motor....

Voce precisa realizar o maximo de ciclos quentes e frio possivel durante os 1o's 1600km... e nunca rodar direto essa distancia.... voce deve parar e desligar o motor o maximo de vezes q voce puder.... fazendo o mesmo esfriar a temperatura ambiente... e depois esquentar denovo.... isso vai dar o assento apropriado das partes do mesmo e tmb vai te dar vedacao de oleo sem o oleo "glazear" por dentro do teu motor.... e conforme voce vai rodando esses 1600 km... voce vai cada vez mais exigindo mais do motor... subindo as rpm's de leve... cada vez mais.. sem dar trancos ou arrancadas com o motor..... permita q ele suba a temperatura pouco acima da lenta.. nao saia com ele meio frio.. e tmb nao segure no acell. p/ esquentar o mesmo.... enche um pouco de saco.. eu sei... mas....

Eu costumo dar meus carros com motor recem retificado pra mulher ir rodar.... pois ela vai ali.. para... roda.. vai em outro lugar.. para.. roda... da um assentamento perfeito de todas as pecas internas do motor.... enquanto vai fazendo isso, aproveita e da o assentamento nos freios novos... discos e pastilhas...

Ou seja.. NUNCA rode direto com o motor recem retificado se voce quiser que ele te de controle de oleo & outras coisas depois de uma certa idade.... motores amaciados de acordo com o gosto popular.. em pouco tempo estao consumindo oleo e afins...... mesmo q voce nao veja fumando....

Depois desse periodo, troque o oleo e filtro novamente... e limpe suas velas...

Claro que essa eh minha opniao, meus 20 cents...

cheers