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  • #1
    Usuário Avatar de FábioBananal
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    Como substiruir o Fluido de freio???




    Rapaziada

    Estou querendo fazer a troca do oleo de freio da camionete, já esta com 110 mil rodados e creio eu que nunca foi substituido completamente. Como Faço para esgotar o oleo sem que ocorra entrada de ar? Se der entrada de ar como faço para tirar? poderiam explicar o passo a passo e postar algumas dicas?

    **Sim!!! já fiz pesquisa no forum e nao encontrei topico especifico explicando o passo a passo, se alguem tiver o link que eu nao tenha achado pode postar aqui e encerrar esse topico.

    vlw

  • #2
    O que é o mais recomendável é ir até um desse centros automotivos especializados em troca de óleo e mandar fazer o serviço se ele tiverem aquela maquininha de sangrar o freio.

    Rápido, sem sujeira e sem precisar ficar bombeando no pedal de freio. Depois que vi aquilo funcionado nunca mais fiz isso em casa...
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #3
    Sempre ouvi que fluido de freio era só completar, que não precisa trocar.

  • #4
    Citação Postado originalmente por giovanihappy Ver Post
    Sempre ouvi que fluido de freio era só completar, que não precisa trocar.
    Eu já penso diferente, e confesso que sou bem cético, sobretudo qdo alegam que não precisa trocar ou que não requer manutenção.

    Vc já imaginou alguém utilizando em sua cozinha o mesmo óleo de fritura, por anos e anos a fio? isso mesmo, sem trocar, apenas completando o que falta na frigideira!

    Ahh, mas porque "raios" então tem "fresco" que troca óleo da fritura a cada 2 ou no máximo 3 frituras? porque as proprieadades físico-químicas se alteram drasticamente em relação às originais.

    Os indícios são perceptíveis a olho nú, basta observar a coloração, odor, viscosidade, entre outros ... so que o que mais chama a atenção neste caso, é o gosto de ranço que ele deixa em tudo que passa por ele

    Com o óleo de freio não é diferente só que, ao invés dele ser "frito", ele é literalmente "cozido"! basta levar em consideração a temperatura de trabalho à qual é submetido o disco e as pastilhas quando requisitadas, pois gde parte desse calor é repassado ao óleo de freio

    Evidentemente que vc não irá sentir cheiro, nem gosto diferente numa frenagem contudo, o comportamento da frenagem será diferente, que pode ser crucial numa situação de emergência.

    O exposto acima, refere-se à um regime "normal" de utilização, agora imagine se esse veículo trafega em cidades cuja topografia se assemelha à uma montanha russa? aí nem precisa dizer o que ocorre com o óleo de freio, né?

  • #5

    Post Oleo de freio

    Cuidado com o óleo de freio, se cair na pintura já era.
    Toda montadora manda trocar o oleo do freio, se não me engano a cada 30000km. Tem que tirar todo o oleo inclusive das tubulações, os mecânicos costumam não tirar da tubulação pois dá trabalho tirar o ar. Oleo está sempre sob pressão com o tempo perdem a compressibilidade.

  • #6
    Usuário Avatar de Aiello
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    Acrescentando ao que já foi informado, o fluido de freio, por conter um tipo de álcool que não sei se é o de cana, absorve umidade perdendo suas propriedades em pouco tempo. É aconselhável seguir as recomendações de troca conforme manual, e caso não tenha, seguir recomendação do fabricante do fluido.

    Abraços

  • #7
    Usuário Avatar de Diego Matos
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    Se a sua for equipada com abs,pode ser feita a sangria pelo aparelho de diagnostico...(sei pq quando comprei a minha frontier levei na oficina de um amigo e ele passou o aparelho para ver se estava tudo ok com o abs e o air-bag e ele me comentou que este veiculo sangrava o freio pelo aparelho) qualquer duvida prenda o grito...
    abraços...
    MOHAVE 3.0 2011
    EX-OUTLANDER 3.0 V6 2008
    EX-SORENTO EX 2.5 CRDI

  • #8
    Usuário Avatar de Rodrigo Baratti
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    Concordo com o Walter, trocar com maquina é bem mais facil, não faz sujeira e não fica caro.

    []

  • #9
    Usuário Avatar de FábioBananal
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    Citação Postado originalmente por Rodrigo Baratti Ver Post
    Concordo com o Walter, trocar com maquina é bem mais facil, não faz sujeira e não fica caro.

    []
    That´s Ok!! tudo bem vcs venceram, vou trocar na oficina!!

    vlw

  • #10
    Usuário Avatar de rodrigocbt
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    Troca Anual

    Exatamente, a troca de fluido de freio TEM que ser anual, pois o fluido é higroscópico e com o tempo, ao ir absorvendo água, vai baixando seu ponto de ebulição, e como já foi dito, o uso do freio gera calor, se essa porcaria ferver dentro do sistema, vai gerar bolha e deixar o freio borrachudo... além disso, com muita água no fluido há corrosão em cilindros de freio, válvulas, etc....

    A troca nada mais é do que uma sangria completa, retirando todo o fluido velho e adicionando novo até sair pelo sangrador. Não existe nem como completar, nem como fazer sem entrar ar... dá pra fazer pedalando no freio, ou com a maquininha que é o ideal...

    abraços

    Rodrigo
    Rodrigo Cbt

  • #11
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    O fluido é basicamente feito com alcool, e esse absorve a umidade do ar. Com o calor a água que começa a acumular na tubulação pode até gerar gases (bolhas de ar) durante frenagens mais prolongadas e o pior, podem corroer as linhas de freio. Eu fiquei sem freios na minha Saveiro justamente porque uma linha traseira estava corroída e quando pisei no freio o tubo se rompeu, a minha sorte foi que freei apenas para entrar no supermercado e quando faltou freio apenas "desisti" de entrar e segurei no freio de mão.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #12
    Usuário Avatar de ORIONE
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    Thumbs up

    Como moro em uma região q ñ tem dessas máquinas de trocar o fluído por perto e tenho vala em casa. Eu msm coloquei o carro na vala, soltei os pontos de sangria 1 a 1 colocando fluido novo no reservatório e bombando o pedal (pedi pra minha mãr ir bombamdo o pedal ) até sair fluído novo e apertando novamente.

    Achei prático, rápido e gastei aprox. 1L de fluído Varga dot3!

    A minha esta c/ 100.500Km e acredito q nunca tinha sido trocado o fluído, a coloração mudou completamente. Agora é azulzinho
    T4 02 VJ910 33" Bead Lock, 200% E-Locker, Smittybilt 10Klbs, HiLift, SL 3", Alargdrs, Ranchos, Prots, Pin Booster, Turbina Hibrida, Ar Comprimido...

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