Entendi João. Vou tentar entrar em contato com a pessoa indicada pois estou com medo de sobrecarga na bateria e preciso de opiniões a respeito. Valeu por sua opinião e dicas. Muito obrigado mesmo.:)
Abraço a todos.:):concordo:
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Meio que ressuscitando o tópico...
No meu jeep willys eu tenho um guincho chines - não me recordo a marca, foi adquirido aqui no fórum - de 9000 libras que sempre funcionou direitinho, sem esquentar demais e sem travar...
Agora comprei uma explorer e coloquei um guincho tabor no mesmo, tb de 9000 libras...
Nas duas vezes que fui utiliza-lo (para tirar amigos do buraco) ele esquentou e travou.. dava para fritar um ovo em cima do motor do mesmo...
O que achei estranho é que o chines fazia o mesmo esforço sem abrir as pernas...
No jeep, tenho um alternador de 80 amperes, com uma bateria de 70... E na explorer, acredito que o alternador seja de maior potencia, tb com bateria de 70...
E o interessante, é que o marcador de energia dentro do carro fica louco quando o guincho tá fazendo o servico pesado... (acho que é voltimetro, nao tenho certeza... original de veículo)...
Entao pergunto...
Será que a instalação foi feita de forma equivocada? Falta aterramento, mal-contato ou a bateria que é fraca?
Obrigado,
Vinicius!
Vinicius
Pode ser que teu outro guincho tenha um motor menor e para ser um 9000 lbs , seja bem reduzido.Como teu Willys além de leve , deve ser um carro que "pede" pouco guincho, tem dado conta.
No caso da Explorer , usando para resgatar , por ser o Thabor um Guincho de motor enorme (4.8 CV) e alta velocidade , para trabalhar sempre com voltagem ideal , recomendo ter duas baterias em paralelo , cuja soma dos CCA ultrapasse 650-700A . Desejável algo entre 900 a 1000A.
Vinicius , sempre entre uma operação e outra , enquanto os zequinhas mudam os cabos , mantenha o motor em lenta ou 1200-1500 rpm , para com isso voltar a carga para níveis bons.Tentar sempre que possível ,manter faróis e milhas apagados, limpador de parabrisa e ventilação usar o mínimo .
E , nunca dê a partida concomitantemente ao uso do guincho.
Uso de voltímetro , sobretudo alguns que possuem luz de advertencia com set point ajustável , é de bom grado. Sempre que a voltagem cair abaixo de 10,5 a 11 V tem que ficar alerta.
Esse teu guincho , tenho no meu JPX e é bom.
Obrigado João...
E abusando da sua boa vontade, caso eu colocasse uma bateria de som, com 900CCA e 100A, que seria ligada na que eu tenho, porém havendo um rele entre as mesmas (para preservar uma) seria interessante?
Ou o melhor seria ligar essas duas direto, em paralelo?
Obrigado,
Vinicius!
Vinicius
Bateria de som ou estacionária não servem para guincho. As melhores são as as comuns .Estou utilizando umas Heliar Taxi , com manutenção , que são muito boas.
Obrigado João...
Mais uma pergunta... Pq a bateria de som automotivo não é boa para guincho?
Agradeço novamente sua boa vontade,
Vinicius!
Vinicius
Não sou a pessoa mais indicada para esse esclarecimento , mas , se estiver errado os mais entendidos me corrigem.
Baterias para som , são estacionárias , projetadas para fornecer energia constante por longos períodos .São de ciclo profundo, portanto pode-se usá-las até quase zerar e recarregá-las diversas vezes.
A bateria para partida em carro , que é do mesmo tipo das usadas para guincho, são baterias de arranque : Podem fornecer uma enorme quantidade de energia , porém , por períodos mais curtos. Jamais devem ser descarregadas totalmente , pois aceitam poucas vezes esse procedimento. Sempre usar de 100% até 75-80% da carga .
Caso tenha uma bateria destas descarregada totalmente , não recarregue no alternador do carro nem em carga rápida . Mande dar uma carga lenta (bem lenta) , mesmo que isto leve umas 7a 8 horas.
Caso note que esqueceu algo ligado e zerou , nem por teste tente dar partida, poderá ter sua bateria danificada irremediavelmente.
João,
trabalho no ramo de energia e conheço um pouco sobre baterias....
Vc esta certo a respeito das baterias de som... Elas são projetadas para disponibilizar uma energia mais limpa e continua para os acessorios de som. Um bom exemplo de bateria recente no mercado é a Optima Gel - "http://www.optimabatteries.com/" , de tampa amarela. Existe tb a de tampa azul e a de vermelha, uma para aplicações maritimas e outras para aplicações tracionarias.
Na verdade não é que ela trabalhe com ciclos porfundos (caso isso ocorra em qq bateria, já era a msm....:-(), mas sim com uma demanda de energia maior, ou por um tempo mais longo. Esse fato se deve à construção da bateria.
Todo e qq bateria que use meio acido (seja em forma de gel ou liquida) como eletrolito (ou seja, a comunicação entre o polo positivo e o negativo) e desça abaixo de 10,5V dificilmente conseguirá segura carga....Ainda mais se essa situação se repetir mais de uma vez. Msm que se use um processo de carga lenta na mesma...
No ramo em que trabalho dizemos q a bateria já nasce morrendo, pois como é um processo quimico, não tem como vc simplismente pausar e depois retomar a reação.
Falando em termos técnicos: a bateria é formada por placas de chumbo com carga positiva e placas de chumbo com carga negativa, separadas por uma membrana permeavel. Em relação a construção: qto maior a espessura da placa de chumbo, mais energia ela consegue suprir em um curto espaço de tempo, por ex, numa partida de carro. E qto mais finas as placas, e em maior quantidade, mas tempo ela fornecerá energia.
Espero ter ajudado um pouco...
Olá Mitsubixo, alternadores possuem maior ou menor eficiencia em função de sua rotação. Em rotaçoes baixas alternadores possuem desempenho bem inferior. Digo isso pois recebi as curvas de alguns alternadores que me foram enviadas pela própria Bosch.
Portanto esse procedimento de acelerar melhora sensívelmente o desempenho do alternador.
Abraço a todos!
Estava usandop um abateria comum de 80A com pitbull de 12000lbs e puxei forte mesmo umas 4x....sempre usando o motor ligado e ajudando na tração.
A bateria aguentou 3 meses.
Instalei agora uma Bosch Silver 90A Baixa Manutenção. Notei significativa melhora mas tive de cortar o suporte da bateria.
Conversei com diversos eletricistas e ninguem recomendou o uso de duas pequenas paralelas (havia lido aqui no forum). Segundo eles, se um adiminuir um pouco a carga em relação a outra ela vira um "resistor" e rouba mais ainda corrente...
A dica para usar o guincho eletrico sem forçar é ter o minimo possivel de cabo no tambor do guincho. Ele faz mais força e consome menos carga. Se precisar mais cabo, emende cintas. São mais seguras tb, mas um pouco mais demorado na hora do resgate.
Valeu.