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Convex Datacenter
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  • #1
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    Post Como calcular bicos de injeção preparados?




    Bom pessoal, já que a aqui é a área power vou postar um manualzinho que tenho aqui pra calcular bicos de injeção quando vc turbina um motor injetado ou sobrealimenta ele ou mesmo vc aspira e quer alimentar direito a bagaça etc...

    (se alguém tiver algo a acrescentar ou corrigir é muito bem vindo, já que a proposta do tópico é facilitar a vida da galera que quer preparar motores e eu num sou dono de verdade nenhuma, apenas repassando o que meu preparador do meu civic me ensinou estou postando e depois peço pro cara revisar se num errei em algum ponto mas segundo a transcrição dele aqui em minhas mãos é isso mesmo).

    Vamos lá...

    primeiro uma tabelinha simples:

    BSFC - (Brake Specific Fuel Consumption) !!se vc não sabe o que é para já ou consulta esse link !!

    Motor ASPIRADO = 0,5
    Motor TURBO ou sobrealimentado = 0,6

    Depois saiba qual tipo de combustível:

    Alcool = 1,4
    Gasolina = 1,0
    Metanol = 2,1

    Depois vc considera o aproveitamento (eu sugiro manter em 80%) que é o quanto o bico foi aberto por eletroerosão ou mesmo fabricado assim.

    Aproveitamento de 80% = 0,8

    (100% por exemplo vai 1,0)

    Bom em posse dos numeros, vamos aos calculos:

    Potência do motor (que deseja chegar) x BSFC x tipo de combustivel

    o resultado vc divide pelo número de bicos utilizados e multiplica pelo aproveitamento e vc terá a vazão do bico em Libras por hora (que a maioria dos bicos vem com esse tipo de especificação, caso queira CC p/ minuto vc multiplica o resultado final por 10,5)


    Ficou claro?? não?

    exemplo:

    meu motor OHC 2.3 com 200cv c/ supercharger

    200 x 0,6 x 1,4 = 168

    168 / por 4 = 42

    42 x 0,8 = 52,5

    ou seja 52,5 Libras p/ Hora

    se quiser CC p/ minuto:

    52,5 x 10,5 = 551,25 cc p/ minuto


    Por fim, prefira bicos de baixa resistência, lembre-se de avisar o animal ops digo fornecedor de bico qual o combustível usado e peça a quantidade de bicos que precisa.

    agora sobre bancada A e B vc calcula quanto a mais de potência vc quer que a bancada B despeje ok?

    Bombas de combustivel - prefira as preparadas pra esse tipo de brincadeira tipo essa


    espero ter contribuído
    4X4 Brasil
    Jeep Cherokee SPORT 2000

  • #2
    Vai pro site da Fueltech, lá tem os manuais dos módulos por eles fabricados, com muita dica boa...

    www.fueltech.com.br

    Abraços,

    Bill

  • #3
    Citação Postado originalmente por rubensx Ver Post

    espero ter contribuído

    Contribuiu !

    Mas o resultado do cálculo tá errado !


    []´s
    JCJ
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    Quando eu era pequeno tinha medo de injeção, hoje tenho medo de carburador !

  • #4
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    Bom tópico!

    Apenas algumas opiniões:

    Bicos: Dê preferência sempre aos bicos com vazão maior original de fábrica. Os bicos "arrombados" sempre estarão mais sujeitos a obstrução por sujeira e dificilmente ficam com a mesma vazão entre eles.

    Bomba: Na minha opinião a melhor relação custo/benefício é a Bosch "GTI" final do código 070. Vale lembrar tb que cada bomba desta alimenta até 300hp.
    Em motores sobre alimentados jamais deve-se descuidar da alimentação. Se faltar comida é quebra na certa!
    Devasso CJ-X 58
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  • #5
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    Citação Postado originalmente por billj Ver Post
    Vai pro site da Fueltech, lá tem os manuais dos módulos por eles fabricados, com muita dica boa...

    www.fueltech.com.br

    Abraços,

    Bill
    uia faz tempo que num via o site deles, é que depois da pandoo corrigir por lambda eu ignorei a fueltech ehehehe

    o manual da pandoo é bem legal tb!

    que pode ser baixado aqui: http://www.pandoo.com.br/Manuais.asp
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  • #6
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    Citação Postado originalmente por JCJ Ver Post
    Contribuiu !

    Mas o resultado do cálculo tá errado !


    []´s
    JCJ
    IHHHH onde foi?? por favor corrige pra mim (caraca eu fazendo isso com um sono enorme nem notei, foi malz)
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  • #7
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    Citação Postado originalmente por ramiro_eli Ver Post
    Bom tópico!

    Apenas algumas opiniões:

    Bicos: Dê preferência sempre aos bicos com vazão maior original de fábrica. Os bicos "arrombados" sempre estarão mais sujeitos a obstrução por sujeira e dificilmente ficam com a mesma vazão entre eles.
    Concordo, mas tem hoje em dia um processor de eletroerosão em bicos (se não me engano do CELTA, vou confirmar isso) que dizem ser possivel fazer e desfazer, mas isso foi um amigo que disse que tme carro turbinadoe preparado mas não tinha dados tecnicos logo, o que vale tb acho melhor serem bicos originais, ams dificil achar com certas caracterisitias isso é!

    Citação Postado originalmente por ramiro_eli Ver Post
    Bomba: Na minha opinião a melhor relação custo/benefício é a Bosch "GTI" final do código 070. Vale lembrar tb que cada bomba desta alimenta até 300hp.
    Em motores sobre alimentados jamais deve-se descuidar da alimentação. Se faltar comida é quebra na certa!
    Então essas da SPA turbo se não me engano custa o mesmo de uma de GTI por isso postei ela, tem uma de 9k e essa 12k, mais forte que a mais forte existente original de fabrica, eu tb num sabia disso foi o "fabio sampa" que cria os kits da pandoo que tascou a dica
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  • #8
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    bom como ninguém quis dizer onde está errado achei um lugar melhor pra calcular isso:


    http://www.fueltech.com.br/calculo/1


    fueltech é dus bão!
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  • #9
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    Ainda não comecei os estudos, mas pretendo montar injeção Megasquirt no meu motor Subaru: http://loja.msbr.com.br/ é uma opção à Fueltech, possibilita muita liberdade na montagem, já que é totalmente DIY.

    Fórum brasileiro: http://forum.msbr.com.br/

    Fórum em inglês: http://www.msefi.com/index.php
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  • #10
    [quote=rubensx;777143]bom como ninguém quis dizer onde está errado achei um lugar melhor pra calcular isso:

    quote]


    200 x 0,6 x 1,4 = 168

    168 / por 4 = 42

    42 x 0,8 = 52,5

    ou seja 52,5 Libras p/ Hora

    se quiser CC p/ minuto:

    52,5 x 10,5 = 551,25 cc p/ minuto

    Errou aí !!


    []'s
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    Quando eu era pequeno tinha medo de injeção, hoje tenho medo de carburador !

  • #11
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    AAAAAAAAAA

    thank you! hehehehehe


    putz pensei que tinha errado a formula, foi erro de carculadora

    valeu CJC
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  • #12
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    Citação Postado originalmente por Marcelo A. Marchiodi Ver Post
    Ainda não comecei os estudos, mas pretendo montar injeção Megasquirt no meu motor Subaru: http://loja.msbr.com.br/ é uma opção à Fueltech, possibilita muita liberdade na montagem, já que é totalmente DIY.

    Fórum brasileiro: http://forum.msbr.com.br/

    Fórum em inglês: http://www.msefi.com/index.php
    Pois eh marcelão eu já montei uma megasquirt mas apanhei pra kct, o problema é que o preço dela 9par amontar0 é pratiacamente o mesmo valor ou maior do que pega rum pandoo que le lambda ou mesmo um novo projeto que esotu rpa lança re ser unico fornecedor em sampa

    logo mais terei uma injeção rpogramavel que le tudo inclusive lambda com dataloger direto pra pc e tela pra regulagem em realtime

    guentai que seu motor vai ter o que precisa!
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