x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 12 de 12

Hybrid View

  • #1
    Usuário Avatar de Renato Fraga
    Entrada
    27/06/2005
    Local
    Jaraguá do Sul/SC
    Idade
    48
    Posts
    1,912
    Agradecimentos: 0

    Over/underdrive. Seria possível contruir um com partes de um Câmbio Automático????




    Olá a todos, gostaria de compartilhar com todos a idéia de conceber um dispositivo de redução e/ou desmultiplicação através de componentes de um câmbio automático.

    Existe um produto comercializado pela www.gearvendors.com com este propósito, mas tem um preço impraticável, cerca de U$3000,00 lá nos EUA.

    Portanto a idéia consiste em utilizar o conjunto de engrenagens da 1ª marcha por exemplo para conseguir uma redução adicional, e o conjunto da 2ª marcha, montado no sentido inverso pra se conseguir uma marcha mais longa, um overdrive. Isso ajudaria muito para os casos em que se deseja uma coroa e pinhão mais curta, porém para o uso em estradas a relação extremamente curta pode ser compensada por um sitema overdrive adicional. E existe ainda a possibilidade de duplicar o número de marchas, melhorando e escalonamento, e dependendo da necessidade otimizando o desmpenho. Ao que parece a concepção pode ser bem simples, uma vez que o acionamento de cada conjunto é feito apenas pelas cintas.

    A questão é a seguinte: Será que pode ser eliminado o conjunto de embreagens do câmbio???? Seria necessário ainda a utilização de bomba de óleo???.

    Confeccionar uma "carcaça" para as engrenagens não vejo como a dificuldade maior.

    Espero que possamos discutir bastante a esse respeito. Poderia ser um produto bacana pra utilizarmos, e tem uma gama bem grande de aplicações.


    Abraços a todos.

  • #2
    até seria possível, mas eu faria com componentes de um câmbio manual, instalaria uma caixa satélite...

  • #3
    [ame=http://www.youtube.com/watch?v=E0o1o5W_f6o]YouTube - 4-53T 2 stroke detroit diesel and 2 sticks shifting[/ame] [/url] talvez um sistema como o dessa caminhonete...

  • #4
    Usuário Avatar de Renato Fraga
    Entrada
    27/06/2005
    Local
    Jaraguá do Sul/SC
    Idade
    48
    Posts
    1,912
    Agradecimentos: 0
    Pois bem, os conjuntos de engrenagens de um câmbio automático são planetárias e satélites. A vantagem de partir de um componente como esse é a possibilidade de fazer um dispositivo mais simples, sem alavancas, utilizando apenas um botão que aciona um atuador que faria a cinta de mudança prender o conjunto, fazendo a força passar pelas engrenagens. Em teoria, não é preciso nem acionar a embreagem, nem aliviar o acelerador.

    No site que eu citei tem várias explicações a respeito das possibilidades de uso.

    No caso, eu havia penssado em um dispositivo para colocar entre câmbio e Tcase com redução. Do meu ponto de vista, é possível fazer tal dispositivo incrementando algo em torno de 15 a 20cm.

    Para fazer o overdrive, o princípio seria o mesmo, porém poderia também ser colocado no fim do conjunto, somente adicionando um dispositivo que o impessa de ser acionado quando a 4x4 estiver acionada.

    Pela pesquisa que eu fiz é um dispositivo exelente principalmente pra quem costuma tracionar reboques, onde se diminui a escala entre as marchas, otimizando o uso em estradas, incrementando inclusive a economia de combustível e pupando o conjunto mecânico, tal como deixando de utilizar a 5ª drive, parando na 4ª que é 1:1, acionando então o overdrive.

    É Também muito utilizado em muscle cars, onde é possível aliar uma relação ideal para arrancadas e outra para uso rodoviário.

    Inclusive é citado que em arrancadas você sai em 1ª, muda pra 2ª, e ao invés de acionar a 3ª que geralmente perde-se mais tempo, simplesmente aciona-se o overdrive, sem tirar o pé.

    Foram essas as vantagens que eu ví em utilizar algo parecido com um cambio automático, ao invés de partir para um conjunto mecânico com carretel, que além de tudo resultará num tamanho demasiadamente grande.

    Para utilizar uma planetária de 5ª marcha de câmbio mecânico, tenho minhas dúvidas quanto à resistência do conjunto, principalmente para ser utilizado como redutor, sem contar no acionamento.

    Como eu nunca ví um câmbio 5ª marcha drive desmontado, e já montei um CA Torqueflite, estou baseado nas minhas experiências. Foi por isso que postei minha idéia.

    Pra quem tiver mais informações, vamos se manifestando !!!!!!


    Abraços a todos.

  • #5
    Usuário Avatar de Renato Fraga
    Entrada
    27/06/2005
    Local
    Jaraguá do Sul/SC
    Idade
    48
    Posts
    1,912
    Agradecimentos: 0
    Continuando minha pesquisa, encontrei alguns modelos de reduções e overdrives:

    1- modelo de overdrive, acionamento eletro-hidráulico, com possibilidade de acionamento sem aliviar o acelerador, composto por conjunto planetária e satélite, montado na saída do câmbio ou tcase quando equipado e neste caso inútil quando 4x4 estiver acionado.

    2- modelo de underdrive (redução) planetária e satélite com acionamento mecânico sem sincronizador interposto ao câmbioe a tcase. Só pode ser acionado com o veículo parado a exemplo da maioria das reduzidas comerciais...

    3- modelo de underdrive ou overdrive (depende da montagem das engrenagens) em mecanismo de carretel, sincronizado com acionamento mecânico, que interpõe o câmbio à caixa seca...
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -dsc02381.jpg  
    Imagens Anexas -pic1.jpg -2008090416095725569_med.jpg 

  • #6
    Moderador Avatar de du
    Entrada
    05/03/2003
    Local
    Ribeirão Preto/SP
    Idade
    57
    Posts
    1,120
    Agradecimentos: 0
    Renato,

    Acho que uma idéia é pesquisar câmbios de caminhões grandes. Um botão elétrico na própria alavanca do câmbio, liga ou desliga a reduzida.

    Abraços Du.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Alterar definições de privacidade