x
Convex Datacenter
Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 13 a 24 de 36

No CJ5 já tem alguns anos que instalei a chave geral do trator caterpillar (700 A) por dois motivos. O primeiro foi que coloquei a chave de acionamento do guincho no painel, para não precisar conectar o controle lá na frente (mas mantive esta opção), e a chave serve para não ocorrer acionamento acidental. O segundo fator foi por ter visto mais de um guincho colar as solenóides e detonar tudo até abrir o capô para desconectar o cabo. A chave fica do lado esquerdo do volante, como aumentei o comprimento do cabo (positivo) troquei os originais por cabos de 50 mm e todos os conectores são soldados. O cabo sai da bateria, vai para a chave, sai da chave e vai para o guincho. A chave é muito robusta, feita para usar em tratores. Já usei muito esse sistema em condições de uso pesado e por longo tempo e nunca falhou. Não andaria com o guincho destravado sem colocar alguma coisa para prender muito bem o rolete.

Abraços.

Usuário Avatar de JP CJ-5
    Entrada
    23/07/2006
    Local
    São Paulo/SP
    Agradecimentos: 0
    Procurei nos sites de algumas lojas e encontrei chaves com preço de R$48,00 à R$ 75,00.
    Foto 01 - Paulista 4x4 - 500 A
    Foto 02 - Garra 4x4 - 1000 A
    (Chave utilizada em ônibus mas adaptável em qualquer veículo)
    Foto 03 - Donnati - 1000 A - Universal

Agora, como calcular qual modelo usar ? 500A 700A 1000A ?

Hudson Buck, é fácil encontrar esses cabos maiores, como os que vc utilizou na sua adaptação ?

[ ]'s
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Chave geral para guincho-grd_483_chave-500amp-copy.jpg  
    Chave geral para guincho Imagens Anexas Chave geral para guincho-ch018.jpg Chave geral para guincho-9906-1g.jpg 
    Sds,
    João Paulo

Usuário Avatar de Paulo_CW
    Entrada
    19/04/2006
    Local
    Curitiba/PR
    Agradecimentos: 5
    JP
    Entaum... parece q o funcionamento destas chaves é igual ao modelo q postei... e q estou inclinado a instalar....
    Quanto ao cabo, é mole, qualquer loja q vende material elétrico vc compra o cabo em metro e manda "climpar" as pontas com olhal de conexão...

Hudson
    Como vc relatou, eu nunca pensei em instalar uma chave p/ guincho em minhas viaturas até saber de gente q derreteu a elétrica por problemas nas solenoides... por isso agora estou pensando na segurança....

Carlosdalk
    Não acho legal andar com o carretel do guincho livre, pq sempre pode engatar em algo, e vira e mexe quando estaciono a viatura em lugar movimentado tbm vejo o pessoal mais curioso fuçando no guincho.... outra coisa, com o tempo + trepidar da viatura o cabo vai soltando-se por inteiro do carretel e perde a tensão, depois na hora do uso quando vc da tração ele vai prendendo-se todo e é aquele sofrimento p/ liberar cabo.
    4X4 Brasil
    Wrangler JKU > SL 3" TR /JKS / E-Locker / Zeon 12k / Bilsten / Mickey Thompson 35"/ e verão sem capota...

O ideal é encontrar uma chave onde a amperagem seja maior que a do guincho.

Andar com o guincho livre não é uma prática correta, como já comentado, isso tira a tensão do cabo e quando vc for utilizar o guincho, ele tracionará apenas as primeiras voltas em uso fazendo com q estas se entrelassem ao cabo sem tensão. Na próxima vez q vc for usar o guincho, as voltas do cabo que sofrerão tração ficarão presas embaraçadas com as outras... e com isso dificuldades ao desenrolar... e claro que também tem a possibilidade de se enroscar em alguma coisa na trilha soltado o cabo.
    CJ5 63 "Abobora": Vortec 6cc / Mamute 37" / 100% blocado / Ensimec /Ekron /e outras firulas
    Troller "Abobrinha": Resgate de shopping / ARB / 35"

Exclamation Solenódes que "colam"...

PessoALL,

Esta coisa de soilenoídes colarem ligadas, confesso que é novidade pra mim

Gostaria de ouvir mais relatos sobre este problema antes de sair instalando mais uma chave na vtr...

Quando tinha meu CJ5 com guincho mecânico e os colegas usavam guincho elétrico, em mais de 6 anos de fora de estrada bem variado nunca presenciei ou sequer ouvi um relato destes (NÃO ESTOU DIVIDANDO QUE POSSA OCORRER, OK?!)

Como atualmente moro em uma região propícia a andar com água no meio da porta com alguma frequência, fiquei preocupado....

Abraços aguardando mais relatos...

Eddie
    fuck the fuel economy
    PU9-EDC - Pajero GLS-B 3.0 V6

Entrada
    19/04/2006
    Local
    Curitiba/PR
    Elmer...
    Dei uma pesquizada e já tinha visto este tópico (mas os links estão fora do ar) e alguns outros tbm, mas nenhum direcionado ao uso de chave geral somente para o guincho... por isso abri este... Valeu

Tio Eddie...
    Eu tbm só vi relatos, inlusive de alguém do forum q tbm teve problemas pq puxou a a tomada do controle pro interior do carro e teve problemas com as ligações elétricas mau feitas que fizeram o guincho funcionar... mas isso já é outro problema...
    Mas vejo como uma boa precaução a istalação de uma chave geral, andei pesquizando e encontrei a usada pela Caterpillar que aguenta até 1000A... não vejo nada de ruim colocar ela no positivo do guincho....
    4X4 Brasil
    Wrangler JKU > SL 3" TR /JKS / E-Locker / Zeon 12k / Bilsten / Mickey Thompson 35"/ e verão sem capota...

Usuário Avatar de joão k. chikui
    Entrada
    03/02/2007
    Local
    cotia/SP
    Agradecimento: 1
    Paulo ,realmente se fosse chave geral apenas para o Guincho , o mais fácil era no positivo do mesmo , lá fora , perto dele. É que as vezes só interrompendo o negativo do guincho, o chassi pode fazer o terra.
    Mas , acabamos optando por fazer como chave geral , no negativo das baterias. aí , qdo deixo a viatura muito tempo parada , uso para não descarregá-las.
    []s

Citação Postado originalmente por Paulo_CW Ver Post
    João,
    Vc relatou um fato muito importante tbm.... das solenoides colarem e não desativarem... quando nasceu a idéia da chave geral, pensei principalmente em algo como isso acontecesse.... e depois aproveitando o para resolver o problema do controle tbm...
    Este modelo de chave q postei é muito usado em carros de competições tbm... mas ligar no negativo funciona??? mesmo pq a massa do gincho já fica aterrada ao veículo???
    Samurai Maracujá:Motor 1.6, eixo Hilux tras LR , Calmini 4.16 , SPOA, Jumelo revolver , Warn XD9000-i, 3k guerra 305/70-16

Usuário Avatar de JP CJ-5
    Entrada
    23/07/2006
    Local
    São Paulo/SP
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Paulo_CW Ver Post
    JP
    Entaum... parece q o funcionamento destas chaves é igual ao modelo q postei... e q estou inclinado a instalar....
    Quanto ao cabo, é mole, qualquer loja q vende material elétrico vc compra o cabo em metro e manda "climpar" as pontas com olhal de conexão...
    Valeu Paulo, ... escuta, essa chave geral que vc postou (segue abaixo a imagem) é a do site
    do Garra4x4 (modelo de competição) ? To perguntando porque lá tem uma igualzinha, só que é somente 100 A.

Essa outra usada pela Caterpillar que vc achou, se foi por algum site,
    se for possível posta aqui pra mim dar uma olhada, valeu !

[ ]'s
    Chave geral para guincho Imagens Anexas Chave geral para guincho-chave.jpg 
    Sds,
    João Paulo

Paulo,

Boas considerações! Realmente acredito que itens que visem a segurança são bem vindos, apenas pondero a relação benefício X dor de cabeça....

Abraços ainda aguardando mais relatos de "coladas de solenóides".
    fuck the fuel economy
    PU9-EDC - Pajero GLS-B 3.0 V6

Usuário Avatar de joão k. chikui
    Entrada
    03/02/2007
    Local
    cotia/SP
    Agradecimento: 1
    Ed, eu também não acreditava nisto, até ver acontecer

Mas , foi por uso muito intenso , e bateria de CCA abaixo do limite mínimo recomendado pelo fabricante.
    Qdo se pensa que a carga instantanea fornecida pelo alternador serve para suprir esta deficiência, para pequenos usos , qdo a bateria ainda está com a carga no máximo , até vai.

Mas , algum colega quebra , vc fica sem a tração dianteira , aí começa a sobrecarga para apenas 1 bateria média. Com o uso continuado , sob grande esforço , a tensão da bateria cai muito , para compensar a queda de tensão, a amperagem sobe muito , formando um ciclo vicioso que pode inutilizar um grupo de solenóides , queimar motor ou , mais raramente, soldar os contatos fazendo que não desligue mais.

Nos meus jipes de trilha , a soma dos CCA das baterias ,superam com folga 1,5 X o mínimo recomendado pelo fabricante. Mesmo assim , a noite no mato evito ligar muitos faróis e , ao sair de um obstáculo , enquanto espero o próximo ,mantenho o motor na lenta para recuperar a carga das baterias.

[]s

Citação Postado originalmente por Tio Eddie Ver Post
    PessoALL,

Esta coisa de soilenoídes colarem ligadas, confesso que é novidade pra mim

Gostaria de ouvir mais relatos sobre este problema antes de sair instalando mais uma chave na vtr...

Quando tinha meu CJ5 com guincho mecânico e os colegas usavam guincho elétrico, em mais de 6 anos de fora de estrada bem variado nunca presenciei ou sequer ouvi um relato destes (NÃO ESTOU DIVIDANDO QUE POSSA OCORRER, OK?!)

Como atualmente moro em uma região propícia a andar com água no meio da porta com alguma frequência, fiquei preocupado....

Abraços aguardando mais relatos...

Eddie
    Samurai Maracujá:Motor 1.6, eixo Hilux tras LR , Calmini 4.16 , SPOA, Jumelo revolver , Warn XD9000-i, 3k guerra 305/70-16

Entrada
    19/04/2006
    Local
    Curitiba/PR
    JP
    A foto q postei e de um modelo da Hella q não sei a amperagem. as da Caterpillar, eu encontrei no site do fabricante e é igual a das fotos q vc postou, acesse http://www.ospina.com.br/

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. PORTARIA DO INMETRO
      Por leopoldo no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 26
      Última resposta: 30/01/2018, 20:59
    2. Chave Geral
      Por ramiro_eli no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 45
      Última resposta: 08/06/2009, 10:21
    3. PROPOSTA - Especificação de Veículo Super
      Por billj no fórum Competições
      Respostas: 73