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Convex Datacenter
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  • #1
    Usuário Avatar de André-4WD
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    Tomada 12V/ Acendedor de cigarro como fonte 12V. Quais as limitações??




    Pessoal:
    Eu tenho tanto na bandeirante quanto na rural, acendedor de cigarro que utilizo como tomada 12V para farolete de mão (jacaré, cilibim e outros nomes..).
    Tenho 2 faroletes de mão desses e ambos usam lâmpadas H3 - 12V - 55Watts.
    Agora queimou a lâmpada de um deles e comprei uma H3 de 100Watts.
    Porem fiquei em dúvida:
    -Até que ponto a instalação do acendedor de cigarro suporta esses acessórios? tanto o de 55w como de 100W???
    - Será que tenho que refazer a instalação e colocar um RELÉ? como se faz nos faróis de milha??
    Obrigado,
    Andre
    HILUX CD JAPA 1995

  • #2
    Também tenho interesse em saber disso . . .
    Será que os "Eletricistas de Plantão" poderiam dar uma luz (trocadilho infame ...)

    []'s

  • #3
    Banido Avatar de ojaneri
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    É só checar o fusivel dele...se não me engano é 10A, então ele vai aguentar 10A x 14v = 140Watts. Deixando uma folga de 15%, diria que suporta 120Watts sem problemas!

  • #4
    Citação Postado originalmente por ojaneri Ver Post
    É só checar o fusivel dele...
    Sim e não.

    O valor do fusível é determinado em função da corrente de pico, não necessariamente corrente média ou mesmo uso continuado, como é o caso do acendedor de cigarros, que normalmente funciona por apenas alguns segundos e mesmo assim de tempos em tempos.

    120W sem problemas?
    Dê uma olhada na bitola da fiação original do farol e outra na fiação do acendedor. A diferença na bitola diz muito sobre a possibilidade de corrente circulante de forma continuada.
    Manda bala em 120W via acendedor de cigarros. O fusível pode aguentar o tranco mas a fiação pode virar churrasco.

    Lembra daquela frase que diz "que a resistência de uma corrente é igual ao seu elo mais fraco"?
    É isso aí...

    .

  • #5
    Usuário Avatar de Quati
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    Agora considerando uma distancia da caixa de fusíveis até o acendedor de 1.6m e uma bitola do fio de 2.5mm² permite uma corrente de 8.3 A, portanto no limite da fiação, isso para uma queda de tensão de 2%. Sendo o acendedor suporta essa sua carga de 100W. Mesmo porque esse tipo de utilização do acendedor é por pouco tempo.


    Complementando o que Sukis falou, o fusível seja qual for, ele protege contra curto-circuito, quem protege a fiação contra sobre carga é outro tipo de chave que o automóvel não tem, portanto vale o bom senso.



    Se você quiser aplicar a potencia citada aí de 140W vai elevar a corrente para 11,67 A, para isso a bitola do fio para essa mesma distancia precisa ser de 4mm² para uma queda de tensão de 2%.

    Abraço
    Chico
    4X4 Brasil

  • #6
    Ok, temos uma fiação adequada para o consumo e um fusível bem dimensionado, mas mesmo assim existe gargalo: qualidade da conexão.

    A qualidade de qualquer conexão, seja ela feita por chave, relé ou um simples conector, depende de três fatores: material utilizado, área e pressão de contato.
    Considerando um acendedor de cigarros, os contatos fêmea (carcaça do acendedor) via de regra são de ferro galvanizado, e os contatos macho de ferro niquelado para o central e aço niquelado para o lateral, que é quem dá a fixação do conjunto pelo efeito de mola, o que de tabela também serve para a pressão de contato.
    Tudo isso pode ser traduzido da seguinte forma: material com condutividade meia-boca, área de contato meia-boca, e pressão dos contatos também meia-boca, e tudo isso só serve quando a corrente também é meia-boca, ou seja, de intensidade relativamente baixa.

    Em tempo, existem acendedores e acendedores, cada qual com suas características, mas em linhas gerais não oferecem garantia de conexão para consumo que supere alguns poucos ampéres, e se superar, que seja por breve período, e não existe nada de errado nisso, porque acendedor de cigarros foi feito para... acender cigarro!

    .
    4X4 Brasil

  • #7
    P = E*I

    logo E = P/I

    onde P é a potência em Watts, E a tensão em Volts e I a corrente em Ampéres.

    Se a potência é 100W e a tensão 12V, a corrente circulante será de 8,3A, agora resta saber qual é a corrente máxima admidita pelo conector do acendedor de cigarros, só que este dado não é fornecido por nenhum fabricante de acendedor, e isso por um motivo muito simples: os contatos do acendedor de cigarros são adequados para a resistência de aquecimento, que por sinal só é usada em tempo muito restrito e mesmo assim "vão para o espaço" com o uso, porque via de regra o material utilizado para o contato é de péssima qualidade.

    Moral da história: acendedor de cigarros pode sim ser utilizado como conector para alimentar qualquer coisa, desde que esta "qualquer coisa" apresente baixo consumo, e 8A é um valor de corrente considerável para contatos tão ruins.

    Acendedor de cigarros é igual benjamim, serve como quebra-ganho mas também faz quebrar a cara.

    .

  • #8
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    Rapaziada, não entendo nada de elétrica então venho pedir ajuda aqui no tópico.

    Em Abril farei uma viagem de Sp ao Ushuaia.

    Comprei um inversor de 2000w.

    A ideia é utilizá-lo para carregar notebook e tb para usar uma cafeteira nespresso (1260w).

    Pelo que entendi, se eu ligar o inversor direto na bateria do carro não terei problema algum. Ponto negativo é que preciso estar com o carro parado para fazer isso.

    Eu gostaria de deixar o inversor instalado dentro do carro, ligado no acendedor 12v para poder preparar o café dentro do veículo.

    Ouvi dizer que o acendedor não vai aguentar e que vai queimar o fusivel do inversor.

    Isso faz sentido? Tem alguma forma correta / segura de ligar direto no acendedor?

    Se não tiver, vai direto na bateria mesmo

  • #9
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    Completando: o uso da cafeteira será sempre breve. A cada utilização ele não deve ficar ligada mais de 3min. Tempo de aquecer e processar 2 expressos.

  • #10
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    Citação Postado originalmente por edson83 Ver Post
    Completando: o uso da cafeteira será sempre breve. A cada utilização ele não deve ficar ligada mais de 3min. Tempo de aquecer e processar 2 expressos.
    Tenho um inversor na minha Toyota CD. Fica fixado atrás do banco traseiro.
    É ligado direto na bateria e alí mesmo no borne da bateria tem um fusível próprio e uma chave para acionar e desligar o inversor, além da própria chave liga/desliga do inversor. É para usar com furadeira ou serra circular no meio do mato onde não existe eletricidade. Do inversor sai um fio paralelo que termina em uma tomada que fica na lateral interna da viatura. Espero ter ajudado.
    Disse o meu eletricista : quanto mais perto da bateria colocar o inversor, melhor. (não foi o meu caso, mas funciona perfeitamente).
    Alvaro Angelo
    Band CD-95 / Band CS-82 / Band Jipe 96 / WILLYS 83 / SW4 98 e 2010/ Hilux srv 2015 e Tracker 2008
    Ex Pampa 94 4x4 e Hilux srv 2006

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