*1º.TRUQUE: Encher o tanque pela manhã cedo onde a temperatura ambiente e do solo é mais baixa. Todas as estações de serviço têm seus depósitos debaixo da terra. Ao estar mais fria a terra, a densidade da gasolina e do diesel é menor.
O contrário se passa durante o dia, que a temperatura do solo sobe, e os combustíveis tendem a expandir-se. Por isto,se você enche o tanque ao meio dia, pela tarde ou ao anoitecer, o litro de combustível não será um litro exatamente.
Na indústria petrolífera, agravidade específica e a temperatura de um solo tem um papel muito importante. Onde eu trabalho, cada carregamento de combustível nos caminhões é cuidadosamente controlada no que diz respeito à temperatura. Para que a cada galão vertido na cisterna do caminhão seja exato.
*2º TRUQUE: Quando encher o tanque oriente o frentista para não apertar a pistola ao máximo. Segundo a pressão que se exerça sobre a pistola, a velocidade pode ser lenta, média ou alta. Prefira sempre o modo mais lento e poupará mais dinheiro.
Mais lentamente, cria-se menos vapor, e a maior parte do injetado converte-se num cheio eficaz. Todas as mangueiras surtidoras devolvem o vapor ao tanque. Se encherem o tanque apertando a pistola ao máximo, uma percentagem do precioso líquido que entra no depósito se transforma em vapor e volta pela mangueira do surtidor ao depósito da estação, resultando, assim, menos combustível pelo mesmo dinheiro.
*3º. TRUQUE: Encher o tanque antes de que este baixe da metade. Quanto mais combustível tenha no depósito, menos ar há no mesmo. O combustível se evapora mais rapidamente do que você pensa.
Os grandes depósitos das cisternas das refinarias têm tetos flutuantes no interior, mantendo o ar separado do combustível, com o objetivo de manter a evaporação ao mínimo.
*4º TRUQUE: Não encher o tanque quando o posto estiver sendo reabastecido e nem imediatamente depois. Se você chega ao posto de serviço e vê um caminhão cisterna que está repondo os tanques subterrâneos da mesma, ou os acaba de reabastecer, evite, se puder, abastecer em dita estação nesse momento.
Ao reabastecer os tanques, revolve-se o combustível restante nos mesmos e os sedimentos do fundo. Assim sendo você corre o risco de abastecer com combustível sujo.