Recebi um E. mail interessante com relação a truques no abastecimento de combustível. Não sei se são corretas. Coloco na pedra para opinião dos senhores e acrescentarem outros truques:


*1º.Truque: Encher o tanque pela manhã cedo onde a temperatura ambiente e do solo é mais baixa. Todas as estações de serviçotêm seus depósitos debaixo terra. Ao estar mais fria a terra, a densidade dagasolina e do diesel é menor. O contrário se passa durante o dia, que atemperatura do solo sobe, e os combustíveis tendem a expandir-se. Por isto,se você enche o tanque ao meio dia, pela tarde ou ao anoitecer, o litro decombustível não será um litro exatamente. Na indústria petrolífera, agravidade específica e a temperatura de um solo tem um papel muitoimportante. Onde eu trabalho, cada carregamento de combustível nos caminhõesé cuidadosamente controlada no que diz respeito à temperatura. Para que acada galão vertido na cisterna do caminhão seja exato.
*2º Truque: Quando encher o tanque oriente o frentista para não apertar a pistola ao máximo. Segundoa pressão que se exerça sobre a pistola, a velocidade pode ser lenta, médiaou alta. Prefira sempre o modo mais lento e poupará mais dinheiro. Mais lentamente, cria-se menos vapor, e a maior parte do injetado converte-senum cheio eficaz. Todas as mangueiras surtidoras devolvem o vapor aotanque. Se encherem o tanque apertando a pistola ao máximo, uma percentagem do precioso líquido que entra no depósito se transforma em vapore volta pela mangueira do surtidor ao depósito da estação, resultando, assim, menos combustível pelo mesmo dinheiro.
*3º. Truque: Encher o tanque antes de que este baixe da metade. Quanto maiscombustível tenha no depósito, menos ar há no mesmo. O combustível seevapora mais rapidamente do que você pensa. Os grandes depósitos das cisternasdas refinarias têm tetos flutuantes no interior, mantendo o ar separado docombustível, com o objetivo de manter a evaporação ao mínimo.
*4º Truque: Não encher o tanque quando o posto estiver sendo reabastecido enem imediatamente depois. Se chega você ao posto de serviço e vê umcaminhão cisterna que está repondo os tanques subterrâneos da mesma, ou osacaba de reabastecer, evite, se puder, abastecer em dita estação nessemomento. Ao reabastecer os tanques, revolve-se o combustível restante nosmesmos e os sedimentos do fundo. Assim sendo você corre o risco deabastecer com combustível sujo.