x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 13
    Usuário Avatar de roger_caldas
    Entrada
    30/09/2003
    Local
    Santana de Parnaíba/SP
    Agradecimentos: 0

Roda Livre Automática AVM => Princípio do Método

Saaaaaaaaalve galera da lama! 8)

Algum dos nobres companheiros poderia me explicar com é o funcionamento do mecanismo de acionamento da Roda-Livre Automática da AVM? Em outras palavras: o que faz com que a roda-livre acople o semi-eixo à roda quando eu engato a tração dianteira e, analogamente, o que faz com que o conjunto desacople quando eu desligo a tração dianteira e dou uma pequena ré?

Segue um esquema para referência:

Já adianto também que dei uma lida nos outros tópicos a respeito e agradeço aos que defendem a RL manual, mas o objetivo deste tópico aqui é outro: entender o funcionamento da RL Automática, OK?

Grande abraço,
    Rogério (com a RL auto. moída da trilha de ontem.... )

Usuário Avatar de Luca
    Entrada
    21/05/2004
    Local
    São Paulo/SP
    Roger,
    Nunca tive a oportunidade de desmontar um sistem deste. Posso imaginar, acho até que sei como funciona, mas seria especular. Deixo para aqueles que já "pesquisaram" na graxa, reponderem com maior propriedade. Porém, tenho um amigo que trabalhou na Toyota, na época em que o Band era produzido. Ele me disse que este sistema, nunca foi aprovado, pois era somente colocar na rampa de testes (a inclinação é estúpida) com piso seco e com o 4x4 engrenado. Subir até a metade, parar, embrear, soltar o carro de ré com o pé na embragem, depois sair em primeira. Não aguentava meia dúzia de vezes. Treck, treck. Desculpe se te desaponto, mas penso que jipe, quanto menos automático for, mais "güenta". Lá vem pedrada.

[]´s
    Pajero 2P Mecânico 3.5 V6 - Flexa
    Engesa EE4 (motor Toy 14B) - ViraLatas

Entrada
    30/09/2003
    Local
    Santana de Parnaíba/SP
    Citação Postado originalmente por Luca
    Desculpe se te desaponto, mas penso que jipe, quanto menos automático for, mais "güenta". Lá vem pedrada.
    Como diriam os argentinos ao verem o Gol do Adriano ontem aos 48 do segundo tempo: "Habla serio!!!!" hahahah

Graaaaaande Luca!

Aqui com a gente não tem essa de se desapontar não, camarada! A beleza desse fórum é exatamente a putada toda dar sua opinião! O que interessa é a sua legítima vontade de ajudar e por isso eu agradeço!

Agradeceria mais ainda se esse debate todo estivesse sendo à beira de uma mesinha vermelha, com um logo meio dourado no meio, e umaS garrafaS de tonalidade meio âmbar sobre ela...

Estou de acordo com você na questão de quanto mais manual o Jeep for, mais robusto ele se torna, mas antes de investir a fábula de Lt$300 em um par de RL´s manuais, queria entender como funcionam as automáticas e, quiçá, dar uma melhorada no conjunto...

Abração,
    Rogério

como funciona

Hablas sério.....!!!!!!!
    É campeão....e com o time reserva....KKKKKKKKKK!!!!!!!!!Foi trankilo!
    Quando desmontei meu Jeep ví como funciona a roda livre automática. Mas ela é do modelo antigo, com aplique da marca AVM em latão na tampa. Parece coisa de Russo....hehe!!
    O negócio é o seguinte. Existem internamente dois conjuntos independentes A e B.
    A) está ligado direto ao semi-eixo e fica no centro da RL, tem um formato DODECAEDRO (umas doze faces + ou -). Por fora do dodecaedro tem uma chapa com doze aberturas e em cada abertura tem um cilindro, um em cada face.
    B) o outro conjunto está ligado à roda do Jeep e fica por fora da RL, ele é liso.
    Conforme se liga a tração nas 4 rodas o semi-eixo começa a girar, com ele gira o dodecaedro, a chapa com os doze rasgos fica parada e ele expulsa os cilindros. Os cilindros batem na parte externa e travam o conjunto, quanto mais força se aplica, mais se expulsam os cilindros e mais eles travam na parede externa. Para destravar é só dar uma leve girada em ré que os cilindros retornam para a posição normal e liberam a parte externa. Será que entenderam?
    As novas devem ter o mesmo princípio, só que mais moderno, lógico.
    Fiz um desenho básico para colocar aqui mas não consegui enviar.
    Hablas sério......trankilo!!!!!

Olhando o desenho no começo do tópico, dá a impressão que o funcionamento se assemelha ao das engrenagens do câmbio. Uma luva vem por fora e une as duas seções da peça estriada (2º corpo de cima para baixo). Pode ser que eu esteja falando besteira mas é essa impressão que dá.

Usuário Avatar de Luca
    Entrada
    21/05/2004
    Local
    São Paulo/SP

Re: como funciona

Citação Postado originalmente por Roger
    queria entender como funcionam as automáticas e, quiçá, dar uma melhorada no conjunto...
    Roger, acho que a explicação do Mauro, "mata a pau". Penso que está correta. Os sistemas mais antigos, são no sentido radial. Ou seja, há um tipo de "roseta", que quando girada, expulsa os rolos, contra uma parede externa, fazendo o engrenamento. Parece catraca de bicicleta.

Citação Postado originalmente por Mauro Darezzo
    ...Uma luva vem por fora e une as duas seções da peça estriada (2º corpo de cima para baixo)...
    Neste modelo, mais moderno, a "roseta" ao girar, empurra uma luva no sentido axial, fazendo o engrenamento.
    Não conseguiria explicar melhor. Legal, Prof. Darezzo. Gostei do "dodecaedro".
    []´s

Entrada
    30/09/2003
    Local
    Santana de Parnaíba/SP
    Saaaaaalve galera! 8)
    Grandes Maurones e Luca! Valew pelas dicas!

A minha RL se encaixa nesse modelo RUSSO que o Maurones descreveu, com a tampa de latão com o logo AVM e umas incrições inclusive de licensa da Warn, USA.

Conhecendo melhor esse modus operandi, vou tentar dar um tapa na criança e ver se existe alguma oportunidade de melhoria. Se não, soldo aquela powra toda, deixo um pseudo queixo-duro de back-up e compro as manuais mermo...

Só uma dúvida, digamos geométrica, não quer calar: seria um dodecaedro ou um dodecágono extrudado?! hehehehe

Abração a todos e valew demais pelas dicas....

Rogério

Usuário Avatar de Luca
    Entrada
    21/05/2004
    Local
    São Paulo/SP
    Citação Postado originalmente por roger_caldas
    ... Só uma dúvida, digamos geométrica, não quer calar: seria um dodecaedro ou um dodecágono extrudado?!...
    É Roger,
    Poderia ser pior. Além do dodecaedro, ainda tem o icosaedro.

[]´s geométricos.

dodecaedro rex

Para completar, deve ser um "dodecaedro rex" ou um "icosaedro dactilus". parece nome de dinossáuro. hehe.
    Eu nem me lembrava desta palavra, procurei no dicionário e não é que está certa!!! Na verdade perguntei para meu filho que tem 18 anos e está fazendo o cursinho para prestar o vestibular. Pelo menos o cursinho serviu para alguma coisa .
    Fui ver no dicionário e fiquei sabendo do tal de "ico....algumacoisa". É o de 20 lados. hehe. Eta curtura!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Pelo jeito não sou tão burro assim, só um pouquinho. O sistema se parece mesmo como as engrenagens do câmbio....hehe. Pelo menos a careca tá servindo para alguma coisa.
    Um abraço a todos.

Entrada
    30/09/2003
    Local
    Santana de Parnaíba/SP
    Caraaaaaaca!!!!
    Imaginem o acionamento da RL AVM através de um Icosaedro Regular....
    Iria levar uns seis meses só pra usinar a criança...hehehhe

Isso já valew boas risadas! Dodecaedro Rex foi ph*da....

[]´s geométricos,
    Rogério

Acabou ficando um puta papo de louco!!!.....heheheheh

Pra complicar um pouco, como funciona a roda livre do suzuki Jimny, nas especificações diz que é a vácuo!?!? existe outro veículo que utiliza esse tipo de roda livre?

[]´s curiosos

Usuário Avatar de Luca
    Entrada
    21/05/2004
    Local
    São Paulo/SP
    Daniel,
    Lamento, este sistema eu conheço menos ainda. Penso que é um sistema simples, que desengrena apenas um dos um semi-eixos. Ou seja as cubos de roda estão sempre engrenados, mas um dos semi-eixos é bi-partido, e possui uma luva deslocável axialmente. Quando você aciona o 4x4, a luva interliga as duas metades do semi-eixo (o outro semi-eixo fica ligado permanentemente) permitindo tração. Acho que este é o sistema utilizado na Cherokee e na Hilux SW4 gasolina. Não posso afirmar. O comanto desta luva de deslocamento axial é feito por uma "cuíca" acionada a vácuo. É bastante simples e funcional. A desvantagem é que os cubos de roda estão permanentemente ligados nos semi-eixos, o que implica em estar constantemente girando as homocinéticas, as coifas, e os semi-eixos. Não há tração enquanto a luva de engrenamento não estiver atuando, mas há movimento.
    Se você abrir este tópico no fórum dos Suzuki´s, com certeza alguém vai te responder com precisão.
    []´s

Luca,

Valeu pela explicação e pela dica, é mais curiosidade mesmo...

[]´s a vácuo

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem