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  • #1
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    Deixar parado! Encher motor com óleo?




    Pessoal

    Vou precisar deixar um jeep parado por no mínimo 2 anos (pode ser bem mais), então tenho a opção de pedir para alguém ligar de tanto em tanto tempo, qual seria esse período? Não estou avaliando a opção de deixar alguém andando.

    Mas me veio uma idéia maluca na cabeça, se eu não quiser que seja ligado nesse período e completar o motor com bastante óleo, daí as peças estariam submersas em óleo e o motor não travaria (acho). Quando eu voltasse a ligá-lo eu esgotaria o óleo, arrumava uma bateria e dava na partida.

    O jeep em questão é um Toyota Bandeirante com motor OM314 diesel.

    Qualquer opinião é bem vinda.

    Cristiano

  • #2
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    Encha motor, cambio, reduzida e diferenciais com óleo até a tampa.
    Aplique um monte de WD40 nos rolamentos de rodas e demais peças móveis....
    desconecte a bateria;
    encha os pneus com 25% a mais de ar...

  • #3
    Usuário Avatar de Lucas Nassif
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    Seria interessante colocar a Toyota em cima de cavalentes, para preservar os amortecedores e feixes.
    TOY BAND LONA: 35x12,5, 15x10, Bloq Rotax e loading..
    ex Troller 2015:
    BF Mud 37", remap SFI, lift...

    ex
    Troller 3.0 2010: 268 cv by SFI


  • #4
    Segue abaixo as instruções da MWM para manter o motor inativo por longo período de tempo. Estava procurando as instruções da Maxion mas não achei. Elas são semelhantes.
    Abraços.

    "Quando o motor tiver que permanecer inativo por um longo período, são necessárias as seguintes providências:
    1. Limpar as partes externas do motor e eliminar eventuais focos de ferrugem;
    2. Funcionar o motor até atingir a temperatura normal de funcionamento;
    3. Drenar a água do sistema de arrefecimento e o óleo lubrificante do carter;
    4. Abastecer o radiador com anticorrosivo MWM nº 9.0193.05.6.0004
    nas proporções recomendadas no frasco;
    5. Abastecer o cárter com óleo anticorrosivo SAE 20 W 20. (ver lubrificantes
    recomendados - pg. 64);
    6. Drenar o sistema de combustível (reservatório, bomba injetora e filtro);
    7. Operar o motor por 15 minutos a 2/3 da rotação nominal, sem carga, utilizando uma mistura de 9 partes de óleo Diesel com 1 parte do óleo anticorrosivo SAE 20 W 20;
    8. Drenar a água do sistema de arrefecimento e o óleo anticorrosivo do
    cárter. A mistura do combustível pode permanecer no sistema;
    9. Girar o rotor do turbocompressor manualmente;
    10. Remover a tampa de válvulas do cabeçote e pulverizar as molas e o mecanismo dos balancins com óleo anticorrosivo. Remontar a tampa;
    11. Remover os bicos injetores e pulverizar óleo anticorrosivo em cada
    cilindro com o respectivo êmbolo na posição de PMI. Girar a árvore de
    manivelas uma volta completa e remontar os bicos injetores;
    12. Aplicar graxa protetora nas articulações (ver lubrificantes recomendados
    - pg. 64);
    13. Aplicar óleo protetivo nas faces usinadas;
    14. Remover a correia de acionamento do ventilador, do alternador e da bomba de vácuo;
    15. Vedar todos os orifícios do motor de forma apropriada, evitando a penetração de poeira e água.
    RENOVAR A CONSERVAÇÃO DO MOTOR A CADA 3 MESES DE INATIVIDADE.
    A cada conservação, deve-se mudar a posição dos pistões, para evitar a formação de sedimentos na superfície interna das camisas.

  • #5
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    Citação Postado originalmente por Márcio Rahal Ver Post
    Encha motor, cambio, reduzida e diferenciais com óleo até a tampa.
    Aplique um monte de WD40 nos rolamentos de rodas e demais peças móveis....
    desconecte a bateria;
    encha os pneus com 25% a mais de ar...
    Essa parte de encher o motor de óleo você viu em algum lugar? Eu só citei isso no começo baseado em achismo. Os demais itens eu já tinha lido.

  • #6
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    Citação Postado originalmente por Lucas Nassif Ver Post
    Seria interessante colocar a Toyota em cima de cavalentes, para preservar os amortecedores e feixes.
    Eu queria fazer isso, mas acontece que ela à princípio ficará SEGURA, mas estacionada debaixo do bloco, não sei se é uma boa idéia deixar um jeep de 2 toneladas em cima de cavaletes onde todo mundo passa, um carro ou algo pode esbarrar nela e cair no chão, mas é tudo achismo também...

    Não acredito que alguém vá derrubar para tentar roubar os cavaletes (achismo também), eu já tenho 2 cavaletes bem fortes, só faltaria arrumar mais dois.

  • #7
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    São tantas as complicações, que seria infinitamente melhor deixar com um amigo ou parente. Tem certeza que não tem ninguém?
    []s

  • #8
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    Citação Postado originalmente por Hudson Buck Ver Post
    Segue abaixo as instruções da MWM para manter o motor inativo por longo período de tempo. Estava procurando as instruções da Maxion mas não achei. Elas são semelhantes.
    Abraços.

    "Quando o motor tiver que permanecer inativo por um longo período, são necessárias as seguintes providências:
    1. Limpar as partes externas do motor e eliminar eventuais focos de ferrugem;
    2. Funcionar o motor até atingir a temperatura normal de funcionamento;
    3. Drenar a água do sistema de arrefecimento e o óleo lubrificante do carter;
    4. Abastecer o radiador com anticorrosivo MWM nº 9.0193.05.6.0004
    nas proporções recomendadas no frasco;
    5. Abastecer o cárter com óleo anticorrosivo SAE 20 W 20. (ver lubrificantes
    recomendados - pg. 64);
    6. Drenar o sistema de combustível (reservatório, bomba injetora e filtro);
    7. Operar o motor por 15 minutos a 2/3 da rotação nominal, sem carga, utilizando uma mistura de 9 partes de óleo Diesel com 1 parte do óleo anticorrosivo SAE 20 W 20;
    8. Drenar a água do sistema de arrefecimento e o óleo anticorrosivo do
    cárter. A mistura do combustível pode permanecer no sistema;
    9. Girar o rotor do turbocompressor manualmente;
    10. Remover a tampa de válvulas do cabeçote e pulverizar as molas e o mecanismo dos balancins com óleo anticorrosivo. Remontar a tampa;
    11. Remover os bicos injetores e pulverizar óleo anticorrosivo em cada
    cilindro com o respectivo êmbolo na posição de PMI. Girar a árvore de
    manivelas uma volta completa e remontar os bicos injetores;
    12. Aplicar graxa protetora nas articulações (ver lubrificantes recomendados
    - pg. 64);
    13. Aplicar óleo protetivo nas faces usinadas;
    14. Remover a correia de acionamento do ventilador, do alternador e da bomba de vácuo;
    15. Vedar todos os orifícios do motor de forma apropriada, evitando a penetração de poeira e água.
    RENOVAR A CONSERVAÇÃO DO MOTOR A CADA 3 MESES DE INATIVIDADE.
    A cada conservação, deve-se mudar a posição dos pistões, para evitar a formação de sedimentos na superfície interna das camisas.
    Tenho certeza que com esses cuidados o motor vai ficar melhor que antes, o problema é que na prática não dá para fazer isso tudo, é muito trabalho. Mas você tocou num ponto importante, a água de arrefecimento.

    Eu já vinha usando no motor aquele óleo solúvel que comumente usando as retíficas, os motores mercedes adoram. Talvez já seja suficiente para manter o sistema longe de ferrugem, o que vocês acham?

    Não entendi muito bem o porque de remover as correias.

    Também não entendi porque drenar todo o sistema de combustível, não estaria melhor lubrificado com o óleo diesel?

  • #9
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    Citação Postado originalmente por folgado Ver Post
    São tantas as complicações, que seria infinitamente melhor deixar com um amigo ou parente. Tem certeza que não tem ninguém?
    []s
    Folgado, já está com um parente, o problema é que não dá para ficar pedindo para alguém dirigir um jeep para você, ele inclusive prefere não dirigir. Aposto que se fosse o seu aparecia muitos candidatos e garagens disponíveis.

    Ele estava ligando de vez em quando, mas deixava pouco tempo e a bateria acabava descarregando, então pedi que desconectasse os cabos da bateria e ele de vez em quando conecta e liga, mas eu sei o trabalho que dá fazer isso tudo, queria não dar muito trabalho (mais do que o normal).

    PS: Parabéns pelo Jeep! Já vinha acompanhando a evolução, tá lindo mesmo!
    4X4 Brasil

  • #10
    Usuário Avatar de Sergio Rocha
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    Por que não vender e comprar outra depois ?

    []'
    Os cães ladram e a caravana passa.--Ibrahin Sued

  • #11
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    Citação Postado originalmente por Sergio Rocha Ver Post
    Por que não vender e comprar outra depois ?

    []'
    Sergio, eu fiz isso com um Willys que tive e nunca tive um arrependimento tão grande. Prefiro pensar que ela já faz parte do meu espólio.

  • #12
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    parado

    Eu deixei um bugue por 2 anos parado (motor vw ap 2.0), sem nenhuma alteração no motor - só o óleo nós tinhamos colocado novo.
    Resultado: agora, o motor "travou" e não quer destravar...

    Daniel

    Citação Postado originalmente por cristiano Ver Post
    Pessoal

    Vou precisar deixar um jeep parado por no mínimo 2 anos (pode ser bem mais), então tenho a opção de pedir para alguém ligar de tanto em tanto tempo, qual seria esse período? Não estou avaliando a opção de deixar alguém andando.
    [...]
    Cristiano

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