... na verdade, quatro motores, um por RODA já foi usado várias vezes! o exemplo mais "recente" (é de 2008) que eu me lembro agora é um protótipo da FIAT, veja:
http://carsale.uol.com.br/noticias/ed101not9988.shtml
até que o bicho é bunitim....
A desvantagem de se adaptar um motor elétrico por eixo frente à possibilidade de montar um motor por roda é a perda mecânica havida na redução entre coroa e pinhão do diferencial, além do peso desnecessário do conjunto do diferencial + semi-eixos + tubo do eixo + etc + etc.... ou seja, você tem perda mecânica, mais manutenção e mais peso... Colocando um motor em cada roda, você elimina tudo que é relativo à transmissão, aumenta o vão central (nao tem mais "eixo") e ainda pode usar uma unidade controladora que pode desviar a tração para até 100% em uma única roda sem necessitar de um bom, mas arcaico, diferencial auto-blocante... com a vantagem que usando mais motores, você pode dispor de mais potência. Desvantagem? bom, mais motores consomem mais carga, porém, se você dimensionar bem, pode ser até mais economico, pois em vez de usar dois motores de 20.000w, pode optar por quatro de 10.000w e selecionar se vai usar todos, apenas dois ou qualquer outra configuração pré-programada na central de distribuição de energia...
Lembre-se que para um veículo elétrico, o peso é sempre um problema devido ao banco de baterias! então, nao compensa você manter partes desnecessárias de transmissão que além de aumentarem ainda mais o peso, forçam os motores a consumir mais para compensar a perda havida no atrito das partes internas de transmissão (além da inércia das peças, peso agregado das peças, lubrificação das peças, etc...)