x
Convex Datacenter
Página 3 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo
Resultados 25 a 36 de 38
    Usuário Avatar de Markito Amato
    Entrada
    09/03/2003
    Local
    Ouro Preto/MG
    Agradecimento: 1

Conector para a barra estabilizadora

Grande Sandro, beleza?!

Você se lembra que eu estava bolando um conector para a barra estabilizadora. Bom, o desenho está pronto. Basta entrar no site www.uor.com.br e procurar em Dicas e Idéias. Depois que você olhar, diga-me o que achou!

A propósito, nunca vi nada parecido, porém, se você souber de algo similar, me avisa, ok?!

Em breve, o modelo desenhado estará em minha Ranger!

Abração,
    Markito Amato
    Defender 90 "Pandora"
    Atelier Zé Bigorna - Cutelaria e Forjaria Artística

Usuário Avatar de fugger
    Entrada
    27/03/2003
    Local
    CWB/PR
    Agradecimentos: 6
    Olá Markito

Eu tava pensando em algo parecido com isso, mas acho que vc já solucionou o problema. Ficou muito bom

Mas outra duvida persiste, existe alguma barra que possa ser facilmente utilizada no Cj?

[]'s estabilizados

Re: Conector para a barra estabilizadora

Grande Markito.

Citação Postado originalmente por Markito Amato
    Você se lembra que eu estava bolando um conector para a barra estabilizadora. Bom, o desenho está pronto. Basta entrar no site www.uor.com.br e procurar em Dicas e Idéias. Depois que você olhar, diga-me o que achou!
    Muito bom o seu projeto, brother! Realmente profissional!
    Quando pegar o meu samuca do hospital (tá se tratando de uma crise de suspensão), vou coloca-lo em prática. Assim que checar todas as medidas, eu as passo pra você.

A propósito, nunca vi nada parecido, porém, se você souber de algo similar, me avisa, ok?!
    Corre a patentear então! Acredito que você possa fazer um registro da idéia junto à Biblioteca Nacional.

[]'s

Eduardo Souza

Usuário Avatar de Sandro Tannuri
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Agradecimentos: 0
    Grande Sandro, beleza?!

Markito,

Dei uma olhada rapida e achei legal porem algumas consideraçoes sao necessarias.

1) Nao posso testar no meu Wrangler pois a parte da barra onde deveria instalar a desconector passa a 3 mm da base do guincho uma vez que a barra do wrangler e fixada acima do chassi.

2) Geralmente as pessoas projetam estes desconectores nos links pois assim nao mudam a "carga" da barra.

3) No caso do Wrangler existe uma grande possibilidade da parte da barra que continua presa ao link que por sua vez esta preso ao eixo limitar o curso por bater no interior do paralama, quando o desconector esta no link toda a barra fica parada logo nao bate em nada.

4) Meus conhecimentos de solda nao me permitem dizer se e possivel ou desejavel que se solde uma barra que foi feita para funcionar como uma mola.

5) Nao me lembro onde vi uma suspensao metida a inteligente que compensava a inclinaçao da carroceria usando a barra dividida ao meio como no seu desenho so que ao inves de desconector no meio tinha uma unidade controladora da carga de cada metade da barra.

Espero ter ajudado.

Abraços,
    Sandro Tannuri - Rio de Janeiro-RJ
    Wrangler "ligeiramente" modificado para as trilhas
    Toyota SW4 original por enquanto para viagens e passeios.

Entrada
    09/03/2003
    Local
    Ouro Preto/MG
    Fala, Grande Sandro, tudo certo?!

Rapaz, até hoje, não sei bem até que ponto vai a elasticidade da barra estabilizadora para que ela possa ser, efetivamente, chamada de mola.

Veja só...

Quando retirei a barra de minha Hilux, em 96, em função do baixo peso da mesma, desconfiei que ela não era sólida. A confirmação veio ao serrá-la. Não deu outra, era um tubo de parede grossa.

O mesmo ocorreu logo após pegar a Suzy (meu ex Samurai que hoje está com o Guilherme Nascimento). A barra também era leve que só.

Em ambas as ocasiões eu estranhei bastante, afinal, que eu saiba, toda mola é feita de material sólido. Por outro lado, a utilização de tubos se dá em situações onde o que menos se deseja é flexibilidade. Por exemplo, veja o cardãn do seu jipe. Boa parte dele é feita com um tubo. Caso esse tubo fosse um pouco mais elástico, tal qual uma mola, na hora que você pisasse fundo, ele se transformaria em um parafuso. Coisa que, aliás, ocorre muito em caminhões pesados quando dirigidos por motoristas inexperientes.

Moral da história, meu caro, ao bolar o conector, eu parti do princípio que, em geral, as barras são feitas com tubos para, praticamente, não sofrerem nenhuma torção. Posso estar enganado, afinal, confesso que, ainda, não retirei a barra estabilizadora da Ranger e portanto não sei se ela é oca ou não. Logo que souber eu aviso!

Enfim, é testar para ver se funciona. E isso eu farei em breve!

Agora, é pena que o esquema do conector não sirva para o seu jipe. Ele ia ficar mil vezes melhor com esse modelo!

Abração,
    Markito Amato
    Defender 90 "Pandora"

Usuário Avatar de Sandro Tannuri
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Agradecimentos: 0
    Markito,

Se as barras nao deformassem nao haveria torçao do eixo, no meu Jeep a barra e bem pesada e solida, um dia vou comprar ou fazer outro tipo de desconector que nao faça barulho mas infelizmente ele tera de ser instalado no lugar dos links ou teria de tirar o guincho.

Abraços,
    Sandro Tannuri - Rio de Janeiro-RJ
    Wrangler "ligeiramente" modificado para as trilhas
    Toyota SW4 original por enquanto para viagens e passeios.

Entrada
    09/03/2003
    Local
    Ouro Preto/MG
    Fala, Sandro, beleza?!

A função da barra estabilizadora é exatamente minimizar a torção do eixo. Ou seja, quanto menos elástica ela for a barra, menor será a torção do dito cujo e, consequentemente, menor a possibilidade do jipe tombar em uma curva mais fechada.

IMHO, o fato da barra ser oca só facilita em termos de diminuir o efeito mola da mesma. Porém, nada impede que ela seja sólida e pouco, ou nada, elástica.

Abração
    Markito Amato
    Defender 90 "Pandora"

Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Agradecimentos: 5
    Citação Postado originalmente por gvogetta
    .....e também possui o que se chama de triângulos oscilantes, que pelo que percebi funcionam como uma espécie de barra estabilizadora....
    Não são estabilizadoras se apropriamante comparadas com a função de uma barra estabilizadora.

A função da barra estabilizadora e tranferir a carga de um lado para o outro numa curva. É como uma suspensão baseada no conceito de barra de torção.

O triângulo é como uma fusão entre o 4-link e uma panhard. O que acontece é que se o eixo tentar correr de lado numa 4-link, tem de haver uma panhard para segurar o movimento lateral. Já o braço triangular impede o eixo correr de lado. É por isso que no JPX não precisa de uma barra panhard.

A função básica neste caso é simplesmente impedir que o eixo gire sobre ele mesmo.

Ponto a favor:

dispensa o uso da panhard

ponto contra:

se o pino central romper, o eixo gira sobre ele mesmo.
    4X4 Brasil
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Agradecimentos: 5
    ... quanto menos elástica ela for a barra, menor será a torção do dito cujo e, consequentemente, menor a possibilidade do jipe tombar em uma curva mais fechada....
    Cuidado,

O jeep sempre tombará em baixa velocidade a partir do momento em que a linha perpendicular ao CG passar para fora do extremo externo do contacto do pneu com o solo( inclinação do terreno).... e em alta velocidade, se resultante com a componente centrífuga fizer o mesmo.... não desprezar o levantamento do eixo, da distorção dos pneus, do movimento do combustível e dos passageiros=bagagens, etc...)

Num carro com a altura da maioria do jeeps, ela pouco ajuda pois o jeep sempre pede para capotar na curva.
    4X4 Brasil
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

Bill,

Pensando nos conceitos de body roll (BR), roll centerline (RC) e line center of gravity (LCG), no caso da minha cherokee que tem sistemas diferentes de suspensão dianteira e traseira (radius e 4link tri), em vez de limitar com cinta, eu não poderia aumentar o comprimento dos braços pra ter um número de RC mais próximo do LCG e baixar o BR?

Abs

Moderador Avatar de Elmer_Jeep
    Entrada
    05/01/2004
    Local
    Boa Vista/RR
    Agradecimentos: 50
    Esses dias me deparei com a sigla DW. O que significa esse tal de Death Woeble?

[]'s

Citação Postado originalmente por Elmer_Jeep Ver Post
    Esses dias me deparei com a sigla DW. O que significa esse tal de Death Woeble?

[]'s
    Na verdade se chama de death wobble (DW), aqui é mais conhecido por Shimmy.

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem