Body roll é nada mais, nada menos que a tendência de que a carroceria e o chassis de um veículo inclinam lateralmente sobre os eixos. É aquela sensação quando se fazer uma curva em alta velocidade no asfalto. Nesse caso, por força centrífica (sp??) atuando sobre a massa suspensa, o peso do carro se transfere para as rodas do lado de fora da curva, resultando com que a conjunto carroceria / chassis se inclina para fora. No caso de um jipe inclinando lateralmente, a força atuando na viatura é a de gravidade, mas o resultado é igual.
Agora, antes que partirmos para soluções, é bom entender alguns conceitos básicos de suspensão..........
1) Existem inúmeras configurações geométricas por aí, mas quase todas poderiam ser classificadas em um de dois grupos, as de molas de feixe e as de molas helicoidais. Há vantagens e desvantagens em ambos dos casos, mas aqui vamos se limitar apenas no que se refere o body roll.
É fácil perceber que são as molas que suportam o peso da viatura. Ou seja, elas estão resistindo a força de gravidade empurrando a massa suspensa para o chão. Nessa situação, o comportamento é o mesmo, independente de ser molas de feixe ou heliciodais. Porém, o que pode não ser tão óbvio é que acontece quando se levanta a viatura pelo conjunto carroceria / chassis, assim tirando o peso das molas. No caso de um sistema feixe, o peso atuando nas molas vai se reduzindo na medida que a massa suspensa está sendo levantada, até que elas passem pelo seu "ponto zero", o estado natural. E se continuar subindo com a massa suspensa, os feixes começarão suportar o peso do eixo, assim sujeitos forças no sentido oposto. Porém, o que acontece com molas helicoidais é diferente, pois elas chegam no seu "ponto zero" só quando estiver totalmente esticadas. Resumindo a história: As molas de feixe podem resistir forças em dois sentidos, molas helicoidais em apenas um............
2) Line Center of Gravity - Há bastante confusão quando se fala dsse bom e velho conceito. Mas é fácil entender se pensar numa picanha sendo espetada e assada numa churrasqueira. Se você for bom, conseguiu enfiar o espeto exatamente numa linha que a carne fica parada em qualquer posição. Ou seja, você pode assar um lada dela, virá-la 90 graus, 180 graus, 45 graus, não importa, ela fica lá. Você acertou na mosca a linha centro de gravidade. Agora, suponha que você errou feio na espetada. A carne então só quer ficar numa só posição, queimando tudo...

3) Roll Centerline - Esse vai ser difícil explicar mas vamos lá......... Roll center é o caminho "geométrico" que passa a suspensão em movimento, controlado e limitado pelos componentes da suspensão. O mais fácil para visualizar isso é olhando de lado para uma roda de um Engesa, pois a suspensão "radius arm" dele é bem simples.
Quando a suspensão do Engesa se mexe, independente de quanto, a posição da roda referente o chassis e determinada quase 100% pelo raio do braço longitudinal. Ou seja, a roda simplesmente segue um arco com o roll center no pivo do braço. Deu para entender?? Pois bem, então tente visualizar esse mesmo efeito, embora num sistema bem mais complexo, atuando no sentido longitudinal do jipe e envolvendo os dois eixos. Como cada eixo tem seu próprio roll center, pode facilmente criar uma roll centerline conectando esses dois roll centers com uma linha imaginária..........
Agora, com esses conceitos em mente, vamos tentar entender o que acontece numa inclinação lateral. O que aconteceria com o body roll se o mundo fosse perfeito e o line center of gravity e o roll centerline fosse exatamente os mesmos?? A resposta é nada, não teria body roll nenhum. Como as forças de gravidade seriam as mesmas em cima e em baixo do roll center, a massa suspensa ficaria parada. Agora, a viatura pode ainda tombar se o centro de gravidade sai fora da área de apoio dos pneus. Mas essa é uma outra história..........
Mas voltando ao assunto, é quase impossível desenhar um jipe para que essas duas linhas se coincidem. O centro de gravidade sempre fica bem mais alto que o roll center. Portanto, quando o jipe inclina lateralmente, há mais força atuando em cima do roll centerline do que em baixo, resultando em body roll. Em sistemas de feixe, o efeito e menor por causa do fato que essas molas resistem forças em dois sentidos, com já expliquei. Com heliciodais é bem mais brusca a transferência de peso, pois não tem o peso do eixo para segurar a inclinação. É por isso que os jipes com suspensões JR estão tombado por aí............
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Já está ficando quilométrica essa explicação, então vamos logo para o que pode fazer para diminuir os efeitos de body roll.....
Em princípio, o que tem que fazer é bolar uma maneira de ou aproximar os centros acima exaustivamente elaborados ou achar uma maneira de introduzir no sistema outras forças para combater essas criadas. Como aproximar os centros é quase impossível sem redesenhar do zero a suspensão, resta apenas compensação. E para isso, existem duas alternativas, sistemas ativos ou passivos. Ativos, tais como air bags e cilindros hidráulicos, tem a vantagem de ser controlável e desligável, eles são complexos e difíceis de projetar e instalar. Sistemas passivos, embora bem mais simples e baratos, se foram mal dimensionados, podem prejudicar a performance da suspensão poe limitar ou restrinjir o curso e/ou a velocidade da suspensão.
Vamos ignorar, portanto, sistemas ativos. Restando apenas sistemas passivos, poderíamos optar para barras estabilizadoras ou cintas elásticas. Ao contrário que muitos pensam, esses dispositivos podem ser utilizados sem trazer efeitos colaterais negativos à suspensão. O pulo do gato é na sua dimensionamento. Tem que chegar numa condição em que o dispositivo chega no seu fim de curso no mesmo momento que chega a suspensão, com o dispositivo apenas regulando a velocidade de movimento. Agora, antes que acha amortecedores podem ser usados, o dispositivo tem que segurar sua posição para um tempo indeterminado, algo que amortecedores não fazem.
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Na prática, sistemas de feixe de mola não deveriam ser tão instáveis que precisam do auxílio de dispositivos. É uma questão de mexer com os spring rates das molas e minimizar a altura do jipe, até cortando a lata se for necessária. Para ter uma idéia, não tem ninguém no BBS Pirate 4x4 que compete nos campeonatos americanos de rockcrawling com suspensões feixe de molas usando barras estabilizadoras. E em termos de curso de suspensão, eles tem muita mais necessidade do que nós aqui andando na lama. Porém, isso não quer dizer que não seja possível dimensional uma barra que funcione bem..........
Quanto suspensões helicoidais, o bicho é mais complicado e é frequente a necessidade de instalar algo para limitar a transferência de peso. Eu tenho um certo problema com isso no Spider e pretendo bolar uma barra estabilizadora para o eixo traseiro. Mas como não é nada assustador, não estou tratando isso como prioridade. Mas vindo de alguém que tomba o jipe com uma certa frequência, isso pode não ser de grande conforto para ou outros.......
Bom, era isso.... Só toquei no superfície do assunto, escolhi este fórum exatamente por suspeitar que alguém vai querer elaborar a conversa.........
E desculpem o uso dos termos em inglês. Não sei dos nomes desses trecos em portu.............
Abraços,
Bill