O Bill já deu sua opnião sim. Aí vai:Citação:
Postado originalmente por Sergio Rocha
[]'sCitação:
Postado originalmente por billj
Versão Imprimível
O Bill já deu sua opnião sim. Aí vai:Citação:
Postado originalmente por Sergio Rocha
[]'sCitação:
Postado originalmente por billj
Valeu Mauro
Oi a todos...
Estou pesquisando dados de vários carros da relação força/peso p/ aplicar em um projeto.
Fiz a seguinte relação em 5ª marcha p/ descobrir qual seria uma boa relação pro meu carro andar bem na estrada.
Torque do motor x relação da 5ª marcha x relação de diferencial, tudo isso dividido pelo raio do pneu (em metros). Isso me dá a força do carro no pneu.
Depois dividi o peso do carro por essa força e obti a relação desejada.
Aqui estão algumas relações de carros originais q tirei dos respectivos manuais:
Vitara 3P manual..................7,38 Kg/Kgf
Blazer 2.4 gasolina................7,38 Kg/Kgf
Blazer 2.8 diesel....................7,2 Kg/Kgf
Toyota Bandeirante...............7,14 Kg/Kgf
Celta 3p 1.0.........................6,67 Kg/Kgf
Astra 3p 2.0.........................6,02 Kg/Kgf
Com base nisso concluí q algo em torno de 7 Kg/Kgf seria uma relação ótima para o carro.
Agora gostaria de saber dos q têm carros realmente bons de trilha, qual é essa relação em 1ª reduzida dos seus respectivos carros.
Não quis pegar esses dados de carros originais pq eles não são um bom parâmetro pro q eu quero.
A conta ficaria:
Torque do motor x relação da 1ª marcha x relação da reduzida x relação do diferencial.
Divida o resultado pelo RAIO do pneu, em METROS, isso lhe dará a força obtida nas rodas. Depois divida o peso do carro pela força.
Esse valor com certeza será menor que 1.
E aí, quem se habilita?
Desde já, obrigado pela ajuda.
Abraços.
Pessoal, esse topico tem a ver com minha duvida e vejam se podem me ajudar...
Virei SPOA no meu CJ com feixes de toy band e jumelo articulado e amortecedor de caminhao MB1620. O bicho ficou alto pracas, e o meu pneuzinho 7.50x16 ficou fora de cogitação. Então para entrar na turma Hardcore eu to querendo colocar uns pneus 35", mas a duvida é se o motor vai dar conta...
Vou passar os dados para os entendidos me ajudarem...
Motor AP 1.8 - Cambio Clark 260F cuja relação da 1 é 4,2:1 - T-case willys relação 2,56:1 (na reduzida) e Coroa e Pinhao relaçao 53/9 que dá 5,88:1.
Com os pneus que tenho, ta otimo, forte pracaramba, mas será se eu colocar os 35" ele vai ficar muito xoxo??
To pensando em colocar um 4.1 + CA 3 marchas, mas só se não for possivel ficar como esta...
Abraços...
fala jack, o motor AP dá conta sim se vc quiser apenas mexer na relação massss lembre-se que terá menor velocidade final em deslocamentos 9pelo visto nÀo é isso que vc está preocupado)...
caso falte motor, procure com o pmarcell aqui um supercharger EATON M-45 e joga nesse 1.8 que vc vai ficar mais feliz do que com um 4.1, creio eu que seria mais viável até em grana e o ganhos eria muito bom
procure o thiago roedeghel que ele tem um AP 2.0 de GTI injetado com supercharger M-45 e pode te explicar o que ele "sente" no bixo
lembre-se que se colocar o supercharger terá de SOBREALIMENTAR mexendo na injeção
dai as opções recaem em
1- "chipar" (consiste em remapear)
2- injeção programável (minha pedida) fueltech, pandoo ou HIS
3- apenas colocar bicos suplementares... resolve mas podia cair na programável
antes de trocar de motor pense em sobrealimentar para evitar tantos gastos e pode ser melhor que colocar um 4.1 dentro!
(relação peso x potência é melhor num AP preparado do que no 4.1 original)
Tem razão Rubens, mas mexer na relação não da mais, tudo que eu tenho ja ta no maximo de relação, so se eu colocar um cambio de caminhão, mas não quero...
Já pensei bastante em colocar um Supercharger, pesquisei, mas a quantidade de modificações que teria que fazer, meio que me fez desistir. Além do preço do bicho, mas caro que um 6zão...
Imagino que deva ficar muito bom o motor com supercharger, mas se caso eu não consiga rodar os 35" da maneira como esta, a minha proxima opção é um 4.1, além do que to querendo colocar um Cambio auto, e no 4.1 não precisa nenhuma adaptação, já no AP teria algum trabalho, alem de que nem sei se casaria legal ambos...
Abraços...
Jack,
Faça seu crawl ratio (Multiplique todas suas relações) e compare no google (CR pra rua e CR pra trilha). Só pesquisar que tem muita coisa lá...
Como base, eu uso 63 de CR e 37 de pneu, mas o motor é de cherokee e o cambio é auto... Pra mim se melhorar estraga... Cambio auto com AP pergunte ao marcel que usa. Ele deve fabricar a flange.
Caveirão: 2.72 cambio, 4.33 ct, 5.38 eixo.
Abs
Então seria assim:
4,2 do cambio x 2,56 da t-case x 5,88 da Coroa e Pinhão, esqueci algo??
Isso da aprox 63 de CR, igual da tua cherokee, então baseado nos motores da pra saber que o AP não vai dar conta, mas vou pesquisar..
Qto ao AP + CA já desisti...Agora como inaugurou area nova, quero fazer parte dela, vou de 4.1 + CA...
Valeu as dicas,
Abraços...