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Convex Datacenter
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  • #73
    Usuário Avatar de Tia Mi
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    Citação Postado originalmente por Cursino Ver Post
    Nesse manual poderia haver também um "check list" com os itens básicos a serem verificados na viatura e equipamentos necessários antes de entrar na trilha, ou melhor, antes de sair de casa.
    Em eventos organizados, esse check list pode ser exigido junto com a ficha de inscrição do jipe.
    Assim que tiver um tempinho, faço um modelo e vcs acxrescenta ou retiram alguns itens
    O site do JC de Campinas tinha um checklist legal. Não sei se tem ainda, mas vale dar uma olhada...

    Alguém citou primeiros socorros... aguardem e FIQUEM ATENTOS AO FÓRUM NOS PRÓXIMOS DIAS!

    Beijinhos!

  • #74
    Usuário Avatar de equipeminas4x4
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    Se conseguirmos q cada jipeiro do fórum, pegue no pé de cada amigo na trilha qd este estiver sem o cinto, já teremos um excelente começo. À partira daí as coisas serão facilitadas.

    []´s

  • #75
    Usuário Avatar de Cursino
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    Citação Postado originalmente por equipeminas4x4 Ver Post
    Se conseguirmos q cada jipeiro do fórum, pegue no pé de cada amigo na trilha qd este estiver sem o cinto, já teremos um excelente começo. À partira daí as coisas serão facilitadas.

    []´s
    Marcel, o importante é isso mesmo. Mas além de pegar no pé dos amigos, temos de dar o exemplo.
    Ontem mesmo peguei no pé da minha namorada, que por coincidencia é de minas (eita povinho teimoso) porque ela insiste em não usar o cinto na nossa cidade. Quando está em São paulo ela usa...Dá pra entender?
    []'s bem amarrados
    Dodge Dakota CE

    Ex- Perestreko - DH, vidros elétricos, pneus 235/75R15 e outras frescuras...

  • #76
    Usuário Avatar de Sidnei
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    Parabéns pela iniciativa.

    Também sou adepto do uso do cinto de segurança sempre, não só em trilhas, mas em qualquer lugar, seja no carro de passeio ou no jeep, seja numa trilha ou simplesmente numa estrada de terra batida....
    Sempre faço trilha com meu filho de 10 anos e ele é o primeiro a colocar o cinto, esteja ele no banco dianteiro ou traseiro.... E essa iniciativa deve começar cedo, com qualquer criança e principalmente com os marmanjos que sempre tem a desculpa de "cinto? pra que cinto, se vamos andar a 10km/h?"....

    [ ]´s apertados pelo cinto....
    Sidnei
    Troller 2011 BF MUD 33" - ZHME12000lbs
    Ex Troller T4 2003 Hankook 33" - ZHME 12000lbs / Ex Willys CJ5 1961

  • #77

    As dicas do JCCampinas

    1- NUNCA ENTRE NA TRILHA SOZINHO
    Por mais que o caminho pareça leve e você ache que tem um carro preparado, vá sempre com pelo menos mais um jipe. A companhia torna a aventura mais divertida e você ganha força extra nas horas difíceis. Se o jipe quebrar ouatolar, existe alguém para buscar socorro ou ajudá-lo a sair do buraco.

    2- USE SEMPRE O CINTO DE SEGURANÇA

    Um dos erros mais comuns, e isso não se aplica só aos iniciantes, é soltar o cinto de segurança ao entrar na trilha, por achar que não há perigo longe do trânsito. Muito pelo contrário, na trilha, dificilmente se sabe o que aparecerá depois da próxima curva, um simples buraco ou um toco no meio do caminho poderá causar um acidente grave.

    3- ABASTEÇA SEMPRE ANTES DE ENTAR NA TRILHA
    Por mais econômico que seu 4x4 seja, abasteça antes de entrar na trilha. O terreno irregular altera muito o consumo do veículo, nos trajetos mais difíceis (como lamaçais e longos areões) ele pode até triplicar.

    4- LEMBRE-SE SEMPRE DA PLANILHA
    Se você vai percorrer uma trilha que desconhece, siga uma planilha ou alguém que saiba monta-la. Dessa forma, você saberá como voltar caso se perca ou não chegue a lugar algum.

    5- NÃO SE ARRISQUE A TOA
    As situações de perigo são tentadoras, mas podem ter consequencias fatais. Se você não tem experiência, procure um caminho alternativo em vez de tentar vencer obstáculos difíceis. Mesmo se você se julga experiÊnte, ultrapasse apenas depois que certifica-se que a manobra é segura.

    6- NÃO ESQUEÇA OS MANTIMENTOS
    As viagens for a de estrada são cheias de imprevistos. A estrada tranquila na ida pode se transformar num mar de lama na volta, com uma simples chuva. Por isso esteja sempre preparado para passar uma noite no mato, mantendo seu jipe abastecido com água, alimentos não perecíveis, agasalhos e cobertores.

    7- FAÇA CURSOS
    Mesmo quem já esta com o pé na lama há muito anos tem sempre o que aprender. Assim, fique de olho nos cursos que podem ajuda-lo na trilha. Há aulas de pilotagem, noções de mecânica e de primeiros socorros. Maiores informações no site do Jeep Clube Campinas.

    8- TENHA BOM SENSO

    Nunca aja por impulso ou para impressionar os colegas de trilha. Antes de tomar qualquer atitude, pense, repense, analise por todos os lados os riscos e as possibilidades. Pode demorar mais, mas garante a saúde fisíca e financeira no final da jornada.

    9- MANTENHA DISTÂNCIA

    Em um comboi fique o mais longe possível do carro da frente, sem perde-lo de vista. A distância pode evitar acidentes em casos de obstáculos repentinos. Também lhe dá espaço para pagar embalo em uma subida, por exemplo.

    10- LEVE PEÇAS SOBRESSALENTES
    Mesmo que você não tenha noções de mecÂnica, leve peças sobressalentes; sempre haverá alguém no grupo que sabe dar um jeitinho de fazer o jipe chegar ao final da trilha. Pergunte ao seu mecânico o que levar. Providencie também uma cinta ou cabos ou cordas grossas, caso seja necessário rebocar o jipe.

    11- CUIDE DE QUEM VEM ATRÁS
    Há regras para andar em comboio. Uma delas é ser reponsável pelo carro que vem atrás. Fique de olho no retrovisor, conferindo a cada minuto onde está o jipe de trás. Caso o perca de vista, pare e espere até ele aparecer. O jipe da frente vai agir da mesma forma com você, até que todos percebam o problema.

    12- REVISE O JIPE NO FINAL

    Se a trilha tiver muitos obstáculos, dê uma olhada geral no jipe antes de voltar ao asfalto. Veja se não existe alguma vaaria, vazamento ou mangueira solta. Já em casa, mande lavar o jipe o mais rápido possível, para impedir que o barro seque e fique fortemente grudado nos sistemas mecânicos. Vale a pena também alinhar e balancear as rodas.

    13- ASSOCIE-SE A UM JIPE CLUBE
    Mesmo que você não seja afeito a reuniões sociais, vale a pena frequentar um Jipe Clube. Assim, você terá companhia para os primeiros passeios e aprenderá com quem tem mais experiência.

  • #78

    o Check List do JCCampinas

    Discordo de alguns pontos, mas:

    Check list do Jipe


    - Itens obrigatórios por lei (estepe, macaco, chave de roda, cinto segurança, parte elétrica, etc).

    - Santo Antonio

    - Pneus off road (Fate, Argentino, Frontiera, Militar Candango, etc)

    - Tração e reduzida

    - Bloqueio do diferencial central ( Land, Niva)

    - Pontos de ancoragem

    - Roda livre manual x automática

    - Radio PX

    - Ignição eletrônica x platinado

    - Tomada de ar para carburador: snorkel ou interior da cabine

    - Freio a disco x tambor

    - Estribo (bate barranco)

    - Tow bar

    - Guincho

    Check list do jipeiro


    - Comida

    - Água Potável

    - Boné, chapéu, óculos de sol

    - Kit primeiros socorros

    Check List apetrechos

    - Cinta (identifique a sua)(c/ gancho?)

    - Manilha

    - Patesca

    - Enxadão

    - Lanterna

    - Ferramentas (alicate, chaves de fenda, chaves de boca/estrela)

    - Colas e Adesivos (ex.: reparo radiador c/ Durepox, vedações diversas c/silicone)

    - Arame

    - Fio

    - Água para o radiador

    - Combustível de reserva (galão, mangueira)

    - Macaco Hi-lift

    - Presilhas plásticas (abraçadeiras Hellermann)

    - Correia do alternador, platinado, condensador

    Dicas de condução

    Pressão dos pneus: normalmente usa-se menos pressão na trilha do que no asfalto para melhorar a aderência dos pneus

    Posição das mãos no volante: proteja o polegar (risco de tranco na direção)

    Travessia de águas:


    - assegure-se que a profundidade é transponível

    - deve-se apagar os farois auxiliares e principais antes de atravessar águas profundas com o jipe.

    - entre devagar, e avance firme

    - cuidado com hélice do radiador

    - verifique o freio ao sair

    Travessia de atoleiros

    (antes de entrar):

    - Procure avaliar a trajetória, antes de entrar

    - Acione 4x4, reduzida (ou bloqueio diferenciais e reduzida)

    (no meio):

    - Fé em Deus e pé na tauba

    Descidão Liso

    - Desça em 4x4 e reduzida

    - Assegure-se que o cambio não pula marcha. Se necessário peça ao navegador para travar a alavanca da reduzida com o pé

    - Não pise no freio

    - Se começar a escorregar ou atravessar, acelere e corrija a direção.

    NÃO PISE NO FREIO

    Subidão liso

    - 4x4, reduzida, fé em Deus e pé na táuba

    - Se empacar volte com a re engatada, no motor. Procure não frear, para evitar atravessar

    Inicio de tombamento ao transpor um terreno com erosão (em baixa velocidade)

    - Normalmente procura-se virar a direção para dentro do buraco!

    - Peça aos companheiros para fazer contra-peso

    Regra geral

    - em dúvida: ACELERE

  • #79
    Hoje de manhã vi uma notícia que me chamou a atenção. O Vaticano lançou os 10 mandamentos do motorista, acreditem ou não, até o Papa está preocupado com isso....

  • #80
    Usuário Avatar de Cursino
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    Essas regras do vaticano não são muito aplicáveis. São mais pro tipo "seja santo" do que "Seja defensivo, não agressivo"
    aí vai o link:
    http://noticias.uol.com.br/carros/ul...t2834u120.jhtm
    Dodge Dakota CE

    Ex- Perestreko - DH, vidros elétricos, pneus 235/75R15 e outras frescuras...

  • #81
    Usuário Avatar de NeRo
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    Ele quer é que as pessoas não transem dentro do carro.
    Pelo menos não antes de casar.
    :: A ignorância é mãe da admiração. ::

  • #82
    Usuário Avatar de Cursino
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    PUTZ!!! então eu vou pro inferno... mas vou feliz hehehe
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  • #83
    Citação Postado originalmente por Cursino Ver Post
    Essas regras do vaticano não são muito aplicáveis. São mais pro tipo "seja santo" do que "Seja defensivo, não agressivo"
    aí vai o link:
    http://noticias.uol.com.br/carros/ul...t2834u120.jhtm
    Óbvio, nem acho que eles fariam de outra forma mesmo....só postei o fato para mostrar que até a igreja que dificilmente se envolve em questões fora da "religiosidade" está de certa forma se manisfestando sobre isso....concordemos com eles ou não....



    Citação Postado originalmente por NeRo Ver Post
    Ele quer é que as pessoas não transem dentro do carro.
    Pelo menos não antes de casar.
    Vc está certíssimo !!! Veja o Quinto Mandamento: "Que o automóvel não seja para ti expressão de poder e domínio e ocasião de pecado".

    Como transar antes do casamento é pecado, vc estará comentendo dois pecados, um por transar e outro por ser dentro do carro....

    Abs.

  • #84
    Usuário Avatar de Cursino
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    Citação Postado originalmente por Leo - Beethoven Ver Post
    Óbvio, nem acho que eles fariam de outra forma mesmo....só postei o fato para mostrar que até a igreja que dificilmente se envolve em questões fora da "religiosidade" está de certa forma se manisfestando sobre isso....concordemos com eles ou não....





    Vc está certíssimo !!! Veja o Quinto Mandamento: "Que o automóvel não seja para ti expressão de poder e domínio e ocasião de pecado".

    Como transar antes do casamento é pecado, vc estará comentendo dois pecados, um por transar e outro por ser dentro do carro....

    Abs.
    1- Sim, isso mostra a preocupação deles com o que mais mata jovens no mundo, mas, em minha humilde opinião eles deveriam ser mais específicos aos atos "de motorista" como não descuidar da manutenção, dirigir defensivamente, etc... e não apenas citar regras de boa convivencia no transito.
    2- Novamente segundo minha "humirde" opinião, esse item deveria ser revisto...
    []'s
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