Quando em trilha percebo muitas coisas "erradas" no manuseio dos guinchos. A moçada na "pressa" não usa luvas, não usa ancoragem suficiente, esquece de proteger arvores com cintas e principalmente utiliza o guincho com peso excessivo.
Os guinchos elétricos, pelo esforço do motor eletrico, vc consegue perceber se tá muito pesado ou nao. Ja os mecanicos sempre arrancam/quebram algo para te mostrar...
Assim, cabo de aço ou sintetico não importa muito se bem utilizado. Ta cheio de jipeiro com a cara cheia de cerva que vai lá e enrosca 4 jipes e quer puxar com o guincho mecanico...dai quebra ou amassa o cabo de aço e o cabo é o que não presta!
Outra coisa que pecebo é a quantidade de cabo. Na minha opinião, quanto menos cabo vc tiver, melhor ele será utilizado, uns 15 m é suficiente. Ah, o jipe atolou e vc nao tem ancora? Então, emenda umas cintas e boa. Dá mais trabalho mas cinta tb é sugura, aguenta bem e resolve. Menos cabo no tambor do guincho elétrico também dá mais força e detona menos por amassamento.
Uso de patesca tb é importante, pois duplica a força do cabo e menor esforço ao guincho.
Então, independente de vc ter um cabo de R$3/m ou R$80/m o que importa mesmo é o uso correto.