x
Convex Datacenter
Página 3 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo
Resultados 25 a 36 de 42
  • #25



    Citação Postado originalmente por Aiello Ver Post
    " ... Como o Garra4x4 falou, a segurança é maior, mas mesmo assim o rompimento de cabos sintéticos são tão perigosos quanto os de aço, se não forem seguidas as recomendações básicas durante o uso dos mesmos, no mínimo manter uma distancia segura ... "
    Citação Postado originalmente por Garra4x4 Ver Post
    " ... um coisa é vc receber o "impacto" de um cabo pesado e de material Duro (cabo de aço ) , outra coisa é vc receber o mesmo impacto contra seu corpo , porém de um cabo mais mais Leve (muito mais leve ) e de material Maleável ... Na PRATICA faz muita diferença ( levando em consideração um cabo de 5/16" ou 3/8" , que usamos em guinchos de veiculos 4x4 ) ... "
    Citação Postado originalmente por Vinicius Hauagge Ver Post
    " ... Na verdade, dá diferença mesmo ... pegaram um porco (morto, evidentemente) e sujeitaram o mesmo ao "ricochete" de um cabo de aço de de uma corda de nylon. No sujeito ao cabo de aço, ocorreram cortes profundos, ao passo que a corda deixou apenas alguns "vermelhões" na pele do bicho ... "
    Sem contar, que o cabo sintético não tem a tendência a ricochetear como o cabo de aço....
    O sintético, ao arrebentar, costuma simplesmente cair no chão, ou seja:
    Primeiramente, vai ser bem difícil "levar uma lapada" de um cabo sintético,
    e se isso acontecer, fará bem menos danos que o caboo de aço !

    []'s

  • #26
    Srs.

    Quando em trilha percebo muitas coisas "erradas" no manuseio dos guinchos. A moçada na "pressa" não usa luvas, não usa ancoragem suficiente, esquece de proteger arvores com cintas e principalmente utiliza o guincho com peso excessivo.

    Os guinchos elétricos, pelo esforço do motor eletrico, vc consegue perceber se tá muito pesado ou nao. Ja os mecanicos sempre arrancam/quebram algo para te mostrar...

    Assim, cabo de aço ou sintetico não importa muito se bem utilizado. Ta cheio de jipeiro com a cara cheia de cerva que vai lá e enrosca 4 jipes e quer puxar com o guincho mecanico...dai quebra ou amassa o cabo de aço e o cabo é o que não presta!

    Outra coisa que pecebo é a quantidade de cabo. Na minha opinião, quanto menos cabo vc tiver, melhor ele será utilizado, uns 15 m é suficiente. Ah, o jipe atolou e vc nao tem ancora? Então, emenda umas cintas e boa. Dá mais trabalho mas cinta tb é sugura, aguenta bem e resolve. Menos cabo no tambor do guincho elétrico também dá mais força e detona menos por amassamento.

    Uso de patesca tb é importante, pois duplica a força do cabo e menor esforço ao guincho.

    Então, independente de vc ter um cabo de R$3/m ou R$80/m o que importa mesmo é o uso correto.
    Mit Pajero Full 4P 3.5 Aut - ainda original...

  • #27
    Preciso concordar com teus comentários acima!

    Mau uso de equipamento é uma das causas pela corrida por guinchos de 9500, 12000 e 15000 lbs para puxar samurais, CJ's e afins....

    Por essas e outras que o warn X8000i da milona dá conta do recado sossegado

    Ah, troquei recentemente o cabo do guncho, por outro de aço, 3/8 tb.

    Abraços
    fuck the fuel economy
    PU9-EDC - Pajero GLS-B 3.0 V6

  • #28

    Peso dos Cabos

    Um ponto a mais para a polemica: quanto pesa por metro o kevlar e o aço?

    Tenho 24m (oops) de aço na bobina, reduzir uns 20 kgs na frente do carro poderia ser interessante...

    Abs,

    Joao Paulo
    Jimny "Formiguinha"

  • #29
    Joao, nao sei a medida certa da massa do cabo, mas nos catalogos, a media de peso para um guincho 12000lbs completo pesa 42kg. Sem cabo 20~22kg. Com certeza, kvlar fará uma boa diferença sim, mas dai tem de ver se o seu parachoque tb nao está superdimensionado, como vejo por ai berço de guincho com chapa de 13mm!

    Como faço off-road menos intenso, vou optar pelo sintetico e poupar a susp dianteira, combustivel...
    Mit Pajero Full 4P 3.5 Aut - ainda original...

  • #30
    Olá pessoALL,

    Novamente passei por aqui e me deparei com um assunto que gosto de comentar. Vamos ver se consigo novamente ajudar vocês com mais alguns detalhes sobre o assunto "cabo de aço".

    Antes de mais nada, devo rebater a afirmação de nosso colega acima, onde diz que o "cabo de aço" é como roda de madeira. Um absurdo. Se for pensar desta maneira, peçam para a Petrobrás substituir o uso dos cabos de aço por kevlar em suas plataformas de petróleo... Enfim, 2 produtos diferentes, 2 usos diferentes, 2 prós e 2 contras. Basta pesar todos os fatores e tomar a melhor decisão. O que não podemos é afirmar que um é melhor que o outro sem nenhum argumento específico.

    Não vou comentar sobre o kevlar pois não tenho conhecimento.

    Sobre a diferença de preços, vou tentar explicar mais um pouco sobre os cabos de aço:

    - Formação dos arames - geralmente 6x7 - 6x19 - 6x25 - 6x41 - quanto mais arames, mais flexível;
    - Categoria de resistência dos arames: PS, IPS, EIPS, EEIPS, CIMAX (em ordem crescente de resistência - sendo que o CIMAX é cerca de 70% mais resistente do que o PS); Este fator é muito importante na hora dos preços, pois é aqui que vocês estão encontrando as diferenças entre os importados (worker) x nacionais (cimaf);
    - Alma do cabo: AF (alma de fibra - sisal) - AFA (alma de fibra sintética) - AACI (alma de aço);

    Quando se cota/compra um cabo de aço, deve-se comparar "tim tim por tim tim" todos os seus detalhes, e não simplesmente comparar cabo marca x de 20mm pelo cabo de marca y 20mm. Preste atenção pois os vendedores geralmente enrolam nesse ponto para conseguir lhe vender um cabo de menor resistência pelo valor de um cabo de maior resistência.

    Outro detalhe MUITO importante para vocês: deve-se sempre adquirir cabos de aço já com o fator de segurança aplicado, ou seja, o fator de segurança para "cabos de aço para tração no sentido horizontal" que é o caso de vocês é: de 4 a 5. Então, deve-se adquirir um cabo de aço com no mínimo 4x a capacidade de carga. Ex: se seu guincho for tracionar 1 tonelada, deve-se adquirir um cabo para 4 toneladas. Isso evitará acidentes além de extender a vida útil dos cabos.

    Já comentei em outros posts por aqui, mas vou tornar a especificar: o cabo de aço é um suprimento com vida útil limitada. Basta aceitar que uma hora a manutenção/troca deve ser realizada.

    Espero ter ajudado a esclarecer um pouco mais o assunto para os amigos!

    Abraços e ótimas trilhas.

  • #31
    Como comentei, eu não tenho informações sobre o kevlar e gostaria de dar uma estudada sobre o assunto... alguém que acompanhou essa discussão teria alguma referência pra me passar? Agradeço!

  • #32
    Bem, do meu ultimo post aqui ja tenho novidades.
    Eu adquiri um cabo de Dyneema fabricado aqui mesmo no RJ e que está sendo homologado para uso pela Petrobras. Peguei 15m x 11mm para testes. Montamos em um guincho eletrico e em um mecanico.

    Pois bem, 30m de cabo pesam 1,2kg. Ja começa por ae!

    O uso na trilha é fácil, não se enrola qdo solto, fácil de puxar, seguro, não machuca a mão.

    Ambos os guinchos rodaram sem o bocal de aluminio.

    Rodei mais de um ano de todo tipo de trilha e o cabo permanece muito bom, sem desfiamento exagerado. Unico cuidado que eu tenho é na hora de lavar que não uso wap direto nele. Desenrolo e lavo a parte em um balde e enrolo de novo e boa.

    No guincho mecanico que o uso é bem mais pesado se comporta muito bem. Motivo de sarro de colegas até que a "cordinha de amarrar cachorro" começa a trabalhar e vem trazendo tudo de dentro do atoleiro...hahaha.

    Na ultima sopa do pinhao, conseguimos quebrar. A F75 do Ari, com pneus Max 315/70/17 e dois bloqueios atolou na pesada 5. Aquela atolada básica onde se podia ver ainda os farois pra fora do bosteiro. O cabo veio a romper de forma reta e sem escandalos. Muito seguro. Mais dois cabos de aço romperam antes de remover a picape do local. Usando dois guinchos junto e patescados dai saiu.

    Na minha ranger acabei substituindo o cabo de dyneema, que ta novo, por uma outra amostra, agora kevlar importado mais o bocal de aluminio. O conjunto ficou mais bonito e leve mas a qualidade é bem pior.

    No ultimo domingo enterrei bem a ranger e pra me ajudar mais dois troller com pneus 35 atolaram junto. O cabo foi bastante solicitado puxando de atravessado, patescando, raspando em parachoque, pneus, etc.
    O cabo ficou muito surrado, é a segunda vez que eu o uso e ele tá 3x mais desgastado que o outro nacional.

    Resumo:

    Temos duas opções. Para aplicações mais exporádicas, para quem nao faz trilha muito exigente o cabo mais barato já ajuda, mas tem baixa durabilidade.
    Para uso mais intenso o cabo nacional ou o dyneema holandes é o indicado.

    Lembrando que a fibra de kevlar foi desenvolvida para fins balisticos enquanto a fibra de dynema para aplicações de tração.
    Na hora de comprar vc consegue notar a diferença na trama da corda. A de material mais nobre possui minimo desfiamento e uma "goma" prendendo bem o cabo. Tipo vc não consegue abri-lo com o encolhimento.
    Ja o material menos nobre ele ja vem bem desfiado e o coating é pior.
    A cor não importa muito.

    Abraço.
    Mit Pajero Full 4P 3.5 Aut - ainda original...

  • #33
    A trama do cabo e o coating não tem a ver com o tipo de uso e da aplicação em vez só do tipo de material?

    Digo isso pois a aplicação de dyneema tem diversos usos e o trançado e as camadas de tratamento sobre ele fazem toda a diferença.

    Abs

  • #34
    Sim têm influencia amigo, mas se vc dar uma geral por ai verá que 99% dos cabos para guinchos possuem o mesmo "desenho".

    O coating ajuda na durabilidade a fricção a ao UV.

    A trama ajuda na maior ou menor resistencia a tração, espessura e durabilidade ao desfiamento.
    Mit Pajero Full 4P 3.5 Aut - ainda original...

  • #35
    Já q ressucitaram o tópico, vai lá.

    Tenho visto uma enchurrada de cabos sintéticos importados no mercado e percebo que existe uma diferença imensa na qualidade deles. Tenho um de Kveler q já usei bastante e a qualidade continua aceitável, e tenho amigos que compraram importados principalmente da china q se transformaram num lixo em umas 5 trilhas, precisa-se pentear o cabo de tanta fibra solta q tem neles.
    Só que isso na hora da venda ninhum vendedor comenta que é um cabo que só serve de enfeite.

    Já sobre comparação de cabo de aço e sintético, vai muito do uso de cada um. O sintético é ótimo pela segurança, menor peso e facilidade de uso, mas acho que mesmo se usado com critério não tem a mesma durabilidade do aço, ainda mais se utilizado em trilhas fechadas onde ele se enrosca muito. Pude comprovar isso.
    O de aço, acho que perde na segurança, mas aí vai novamente do correto manuseio do mesmo, já usei muito e nunca tive problemas - tbm percebo q hj a maioria que equipa nossos guinchos são made in china e com qualidade duvidosa. Já vi guinchos novos de colegas q ao ver água já se enferrujaram todo.

    Bom, seja a opção de cabo de aço ou sintético, o cuidado com ambos deve ser tomado desde a compra até o correto uso para garantir longevidade e segurança.
    CJ5 63 "Abobora": Vortec 6cc / Mamute 37" / 100% blocado / Ensimec /Ekron /e outras firulas
    Troller "Abobrinha": Resgate de shopping / ARB / 35"

  • #36
    Muito bom os pontos tocados nesse tópico.

    O que eu ouço muito quando vendo os cabos que representamos é: mas não sei quem vende o mesmo cabo e é mais barato...

    Mesmo? Igual? Mal comparando, estamos avaliando um caminhão de japoneses... Todos tem olhinhos puxados, mas nenhum deles é igual.

    Kevlar não é dyneema. Dyneema é superior a kevlar. Muito!

    A trama, ao contrário do que o nava falou, não é 99% igual. É 99% igual nos cabos de baixa qualidade. Nos de alta a tecnologia começa na fibra, passa pela trama e chega nas camadas de tratamento que são muito diferentes dos cabos sem qualidade que inundam o mercado hoje. Tirando a trama, concordo que o que falou está corretíssimo.

    Só de pegar no cabo (uiiiii) de baixa qualidade e um de alta qualidade, se percebe a diferença. Os que vem nos guinchos de segunda linha e o que vem em guinchos como warn ou rugged ridge, por exemplo, são muito diferentes.

    O principal problema é o usuário que se convence fácil que está comprando um produto bom ou até o vendedor que descobriu a roda achando que o cabo que ele comprou por 5 dólares o metro, ou menos, é tão bom quanto um cabo da warn de 600 dólares. É sério mesmo que pensam isso? É o mesmo que dizer que o tucano é igual a um mirage porque tem asas, motor e voa heheheheheh

    Por isso procurem pessoas que entendam do produto...

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. PORTARIA DO INMETRO
      Por leopoldo no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 26
      Última resposta: 30/01/2018, 20:59

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Alterar definições de privacidade