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Convex Datacenter
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  • #1
    Usuário Avatar de rogeriomasih
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    Troca de óleo motor diesel




    Em um outro tópico pedi ajuda sobre a Km correta para a troca doe óleo do motor de uma ranger. Acho que alguns de vc´s até viram as informações desencontradas passadas pela FORD.

    Pois bem, recorro novamente a vc´s para tirar a seguinte dúvida:

    sempre que troco o óleo, utilizo um produto da STP para limpar o sistema de lubrificação. Agora apareceu uma dúvida: serã que tem alguma vantagem mesmo? alguém conhece ou utiliza esse produto?

    Qual a opinião de vc´s?
    ===================================
    Remove rapidamente borras e vernizes evitando contaminação do óleo novo;
    Contém agentes redutores de atrito que evitam desgastes enquanto o produto lava o motor;
    Elimina os resíduos do óleo usado, aumentando a vida útil do óleo novo que, livre de contaminantes, garante por mais tempo seus benefícios;
    Neutraliza as formações ácidas;
    Pode ser utilizado em motores a gasolina, álcool, diesel e GNV, nacionais ou importados


    http://www.stp.com.br/v3/subs/produt....asp?produto=1
    4X4 Brasil
    Samurai 97
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  • #2

    Talking Flushing

    Bom na verdade já usei este produto uma vez no mesu MWM 2.8 mas como diria JACK vamos por partes:

    "Remove rapidamente borras e vernizes evitando contaminação do óleo novo;"
    Na verdade não conheço nenhum caso de borra em motor diesel, é mais comum na gasolina por causa da contaminação do óleo por solventes provenientes da "gasolina" sé é que alguem ainda consegue comprar este raro produto em algum lugar que não seja na refinaria da Petrobrás.

    "Elimina os resíduos do óleo usado, aumentando a vida útil do óleo novo que, livre de contaminantes, garante por mais tempo seus benefícios;"
    Pode ser verdade pois tem poderosos solventes presentes em sua composição. MAS lembem-se que nesse curto período de 5 minutos o lubrificante do seu carter, que não é o Jimmy, estara com sua capacidade de lubrificação reduzida.

    "Neutraliza as formações ácidas;"
    Tambem pode ser verdade mas o impacto disto no lubrificante é incerto pois
    o flusing dura 5 mnutos apenas.

    Minha opinião usei uma só vez aos 60.000km mais ou menos, não recomendo para uso constante.
    Melhor trocar o óleo a intervalos menores e com o motor bem quente para dissolver o que estiver lá por dentro.
    No caso do MWM 2.8 são 8 litros no total, caso inclua o filtro e o motor esteja seco. Normalmete uso 6 litros sem trocar o filtro pois sempre fica óleo dentro do motor que voçe não consegue drenar.
    Ando trocando o óleo com uns 3000km mais ou menos dai na pratica faço um flushing com o próprio óleo no caso o Lubrax TOP Turbo que tambem possui
    Aditivos - abaixador do ponto de fluidez, anticorrosivo, antioxidante, antidesgaste, antiespumante, detergente, dispersante, melhorador do índice de viscosidade e agente de reserva alcalina
    Sds

  • #3
    Usuário Avatar de rogeriomasih
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    Vc acha que se ficar resíduo do produto, que sempre fica no óleo que ficou dentro do motor, pode alterar as características do novo óleo?
    Samurai 97
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  • #4
    Acredito que não pela quantidade do produto em relação a quantidade do óleo mas é IMPORTANTE trocar tambem o filtro nesta operação.
    Sds

  • #5
    Usuário Avatar de joão k. chikui
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    Os óleos modernos são tão bons , os motores idem, que apenas trocaria seguindo recomendações do fabricante.
    mais importante que aditivos , a meu ver , seria limite de giros e potencia.
    Esses motores modernos sobem muito o giro, chegando a rotações perigosas. Tenho visto Sprint chegando fácil a 5000 rpm, depois cai um balancim , atropela válvula....

  • #6
    Usuário Avatar de Engels Kbça
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    Citação Postado originalmente por rogeriomasih Ver Post
    Em um outro tópico pedi ajuda sobre a Km correta para a troca doe óleo do motor de uma ranger. Acho que alguns de vc´s até viram as informações desencontradas passadas pela FORD.

    Pois bem, recorro novamente a vc´s para tirar a seguinte dúvida:

    sempre que troco o óleo, utilizo um produto da STP para limpar o sistema de lubrificação. Agora apareceu uma dúvida: serã que tem alguma vantagem mesmo? alguém conhece ou utiliza esse produto?

    Qual a opinião de vc´s?
    ===================================
    Remove rapidamente borras e vernizes evitando contaminação do óleo novo;
    Contém agentes redutores de atrito que evitam desgastes enquanto o produto lava o motor;
    Elimina os resíduos do óleo usado, aumentando a vida útil do óleo novo que, livre de contaminantes, garante por mais tempo seus benefícios;
    Neutraliza as formações ácidas;
    Pode ser utilizado em motores a gasolina, álcool, diesel e GNV, nacionais ou importados


    http://www.stp.com.br/v3/subs/produt....asp?produto=1
    caro Rogério.
    Os motores atuais não precisam de aditivos, basta um bom TOP TURBO da LUBRAX, que já é bem aditivado e nada mais, e troque com a kilometragem recomendada no manual. Se vc pesquisar, aqui no forum, irá encontrar mais informações sobre esse assunto.

    Um abraço
    Engels

  • #7

    Flushing

    Prezado Engels acho que voçe confundiu-se, o discutido é o procedimento de flushing que dura cerca de cinco minutos e não a aditivação o óleo durante o ciclo de uso normal do motor.
    O procedimento de flushing se faz necessário devido a deposição de impurezas que vão se acumulando no carter e nas galerias de lubrificação do bloco. Tanto é que em motores diesel de ciclo industrial os fabricantes tem em sua linha de produtos "originais" este tipo de produto.
    Acredito que o que deve ser discutido é a periodicidade, o como fazer por exemplo é importante que o motor esteja quente para melhor solubilizar as impurezas e tambem o melhor produto.
    Sds

  • #8
    Usuário Avatar de rogeriomasih
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    Falando em óleo, estou utilizando o produto abaixo. Vc´s conhecem? é melhor ou pior que o TOP TURBO?

    Ursa Premium TDX SAE 15W40

    Óleo lubrificante multiviscoso de alta performance recomendado para motores diesel turbinados ou naturalmente aspirados, novos ou usados, operando em condições de extrema severidade. Foi desenvolvido para prover máxima proteção contra o desgaste, garantir a limpeza das partes internas do motor e para ampliar os períodos de troca. É licenciado na especificação americana API CI-4 e certificado nas especificações européias ACEA E7-04, B3-98 Issue 2 e A2-96 Issue 3.

    Atende a especificação Global DHD-1.

    É aprovado pelos fabricantes: Caterpillar (ECF-1), Cummins (CES 20071, 20072, 20076, 20077e 20078), Mack (EO-N), MAN (M3275, M271), Mercedes-Benz (MB 228.3), MTU (Categoria 2), Renault (RVI RLD-II) e Volvo (VDS-3).



    Em outro tópico discutimos sobre o Km correta para trocar o óleo, mas não se conseguiu chegar a um consenso. Tem gente que troca de 5mil a 10mil - mesmo considerando que o manual (da Ranger, no caso) recomenda 15mil.

    Consultei até a FORD sobre esse assunto, mas nem lá me passaram uma informação precisa.

    Decidir trocar com 10mil, junto com os demais filtros (óleo e diesel), e fazer o flushing - assuntos que estamos discutindo aqui.
    Citação Postado originalmente por Engels Magno Torres Ver Post
    caro Rogério.
    Os motores atuais não precisam de aditivos, basta um bom TOP TURBO da LUBRAX, que já é bem aditivado e nada mais, e troque com a kilometragem recomendada no manual. Se vc pesquisar, aqui no forum, irá encontrar mais informações sobre esse assunto.

    Um abraço
    Engels
    Samurai 97
    Fortaleza-CE

  • #9
    Caro Rogério

    O Stp Engine Flush é um produto muito bom, utlizo no meu carro a cada 20.000 km. O importante é sempre que utilizar este produto trocar o filtro de óleo. Se não me engano a STP recomenda que seja utilizado com o motor quente por 10 minutos.
    O tempo de troca de óleo depende muito da utilização do seu veículo, deve-se levar em consideração alguns pontos como por exemplo, se vc anda muito em estrada ou na cidade, o nível de esforço do motor ou seja se vc roda com muita ou pouca carga, etc....
    Na minha Defender troco o óleo a cada 5000km e sempre troco o filtro de óleo. Uso o óleo Shell Rimula X e o aditivo Molykote A2 a base de Bissulfeto de Molibdênio que age como um lubrificante sólido em paralelo com o óleo.
    Talvez seja excesso de zelo mas considero esta manutenção barata levando em consideração que pretendo manter este carro por muito tempo.
    Não descuide do filtro de combustível, drenando a cada 1000km e trocando a cada 10000km. O filtro de ar também depende muito da utilização, mas vc consegue fazer uma verificação visual do elemento. Não deixe ficar saturado para trocar.
    abraços e divirta-se com seu brinquedo
    Luiz Castro
    www.x4aventura.com.br
    Jeep 1942, 1949 X4 Black Edition V8, 1951 Verdinho, Defender 90

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