x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 32
    Usuário Avatar de rogeriomasih
    Entrada
    28/03/2007
    Local
    Fortaleza/CE
    Agradecimentos: 2

Ainda sobre cintas...

Oi,

estive conferindo uns tópicos sobre cintas e fiquei com a seguinte dúvida:

foi praticamente unânime que as cintas com ganchos são mais perigosas. Não entendi o porquê...

Qual a diferença (em termos de segurança) entre ligar dois carros através de uma cinta utilizando ganchos (da própria cinta) e manilhas?
    4X4 Brasil
    Samurai 97
    Fortaleza-CE

Eu também tenho tenho essa dúvida...

Eu entendo até a parte onde "se a cinta arrebentar, o efeito chicote poderá causar estragos, e se na ponta tiver esse gancho de aço,
    os efeitos do estrago serão beeeem maiores", o que "não aconteceria com a cinta SEM os ganchos"...

Mas prender as cintas sem ganchos com manilhas não é trocar seis por "meia-dúzia"?
    Se a cinta arrebentar, a manilha na ponta não causará tanto estrago quanto o gancho???

Usuário Avatar de Bruno Machado
    Entrada
    16/08/2006
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Luciano SHAKALL Ver Post
    Eu também tenho tenho essa dúvida...

Eu entendo até a parte onde "se a cinta arrebentar, o efeito chicote poderá causar estragos, e se na ponta tiver esse gancho de aço,
    os efeitos do estrago serão beeeem maiores", o que "não aconteceria com a cinta SEM os ganchos"...

Mas prender as cintas sem ganchos com manilhas não é trocar seis por "meia-dúzia"?
    Se a cinta arrebentar, a manilha na ponta não causará tanto estrago quanto o gancho???
    Seguinte, pessoal, vcs já passaram pela situação de uma cinta arrebentar? É mais ou menos assim, uma cinta de 6 mts partiu, e pedaço que ficou no carro de trás (+/- 4 mts) quebrou o farol auxiliar...
    E isso é so a cinta (tecido), se estivesse com alguma coisa metálica presa, seria muito pior.
    Até aqui é fácil, claro que todo mundo concorda que uma cinta com uma coisa metálica, pesada, na ponta faz mais estrago que uma cinta sozinha.

Quanto à cinta com gancho, o perigo fica maior por alguns detalhes:
    - o olhal do gancho tem uma espessura menor que a anilha, força mais a cinta. Além disso, o diâmetro do olhal é pequeno, forçando ainda mais a cinta. Na anilha vc deve colocar o olhal da cinta no parafuso, e não na parte curva - sempre que possível, é claro!;
    - pelo fato do gancho já estar preso, ninguém verifica a situação da cinta, se ela já está gasta ou não;
    - quando a cinta molha (coisa comum!) o gancho fica lá, e provoca desgaste maior do que nas que não tem gancho - a cinta fica rígida naquele ponto, facilitando o rompimento;
    - maior dificuldade de lavar a cinta - coisa importante e que quase ninguém faz.
    Essas coisas todas que escrevi somente apontam a maior facilidade de romper a cinta, mas e o gancho "voador"?
    Se vc prender o gancho em um ponto de ancoragem adequado (gancho, argola, etc presos no chassis), o gancho ficará no lugar... O problema é que o gancho abre a possibilidade de ancoragem inadequada (bola de engate, parachoques, jumelos, etcs), pois os "espertos" resolvem colocar o gancho em qualquer lugar, confiando que ficará preso.
    Aí acontece a m&rd@ (não se esqueçam nunca da Lei de Muphy, se alguma coisa pode dar errado, dará!), o gancho escapa da ancoragem meia-boca e volta com tudo. Quebra o que tiver na frente: farol, parabrisa, braço, canela, cabeça, onde bater faz estrago.

Uma cinta rompendo provavelmente provocará estrago (exceto pela sorte), mas uma cinta com um gancho que escapa da ancoragem provocará um estrago maior, certo?
    Espero ter ajudado!

[ ]'s

Entrada
    28/03/2007
    Local
    Fortaleza/CE
    Ajudou...e Muito.

Obrigado Pelas Dicas.
    Samurai 97
    Fortaleza-CE

Usuário Avatar de joão k. chikui
    Entrada
    03/02/2007
    Local
    cotia/SP
    Agradecimento: 1
    Rogério
    Alem de tudo que o Bruno explanou( muito bem , por sinal) , há que se levar em conta também a maior resistencia de uma manilha após ter o parafuso rosqueado , tornando-a uma peça fechada.
    Evite dar "estilingadas" ou sei lá que nome se dá aí no Ceará ao ato de dar ré no carro que vai ajudar e embalar , tentando com isso usar a energia cinética para tirar o outro da inercia. Prejudica as viaturas e é super perigoso.

Banido
    Entrada
    06/01/2007
    Citação Postado originalmente por joão k. chikui Ver Post
    ...Evite dar "estilingadas" ou sei lá que nome se dá aí no Ceará ao ato de dar ré no carro que vai ajudar e embalar...
    Segundo o Cearencês: estilingada = chibatada

Sds.

Entrada
    28/03/2007
    Local
    Fortaleza/CE
    EHEHEHEHEHEH

AGORA ENTENDI...

Senhores, juro que eu pensava que esse era o procedimento correto... ...encostar o carro o mais próximo possível do carro atolado, pegar velocidade e tirar o outro na base da "estilingada = chibatada".

Achei que esse tranco fosse necessário para descolar o outro do atoleiro e evitasse queimar a embreagem daquele que está puxando.

Qual deve ser o procedimento correto?

mais uma vez, obrigado pelas aulas.

Citação Postado originalmente por Pai do Pedro Ver Post
    Segundo o Cearencês: estilingada = chibatada

Sds.
    Samurai 97
    Fortaleza-CE

Citação Postado originalmente por rogeriomasih Ver Post
    EHEHEHEHEHEH
    Achei que esse tranco fosse necessário para descolar o outro do atoleiro e evitasse queimar a embreagem daquele que está puxando.

Qual deve ser o procedimento correto?
    Realmenta a "estilingada" pode até poupar embreagem, más há uma enorme chance de você quebrar a transmisão do carro, o ideal é tentar puxar o carro normalmente, com o 4x4 e reduzido, e o procedimento de "estilingada" deve ser usado só em casos extremos e nunca tomando distâncias muito grande como chegar perto do carro a ser puxado, na maioria dos casos +- um metro já resolve, em relação ao gancho, o que ocorre é que o aço utilizados nos ganchos não tem a mesma resistência das manilhas, podendo ocorrer a ruptura mais fácil, além do que a manilha se a cinta romper vai está presa ao carro, no ponto de ancoragem, e o gancho pode se soltar!

[]´s.
    WILLYS CJ2-A 1947 ------ S10 CD 2009
    HONDA FOURTRAX ------ RANGERHINDRA CD 2011 (ex troller 2008)

Usuário Avatar de Bruno Machado
    Entrada
    16/08/2006
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Rogério
    Alem de tudo que o Bruno explanou( muito bem , por sinal) , há que se levar em conta também a maior resistencia de uma manilha após ter o parafuso rosqueado , tornando-a uma peça fechada.
    Evite dar "estilingadas" ou sei lá que nome se dá aí no Ceará ao ato de dar ré no carro que vai ajudar e embalar , tentando com isso usar a energia cinética para tirar o outro da inercia. Prejudica as viaturas e é super perigoso.
    PessoALL,

Só um comentário: além de evitar trancos, é importante também NÃO PUXAR DE RÉ na hora de tirar alguma viatura de um enrosco.
    É muuito mais fácil quebrar alguma coisa rebocando de ré do que de primeira marcha.

[ ]'s

O ideal, como o pessoal falou, é esticar a cinta e puxar. Mas como todo mundo que já fez trilha sabe que em alguns casos sem o "tranco" o bicho não sai, mas se puder ser evitado, beleza.

Bruno, qual a diferença entre puxar de ré ou de 1a?

[]s

Usuário Avatar de Alexandre Zocrato
    Entrada
    21/11/2006
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Rogério
    Para se ter idéia, em um passeio há pouco tempo, tivemos de usar guincho e cinta. A cinta - sem gancho e presa com manilha - arrebentou e foi parar na perna de uma menina que estava por perto. A perna dela "roxeou" na hora. A manilha continuou onde estava. Se fosse o gancho, possivelmente causaria uma fratura talvez até exposta.

O ideal é usar a cinta sem gancho e, ainda por cima, não ficar perto dela. Esse negócio de ficar entre as duas viaturas para ver rebocar é a maior furada. Inclusive se recomenda usar o guincho com o capô aberto, para proteger o parabrisa e os ocupantes que estiverem dentro da viatura.

[]'s

Citação Postado originalmente por ArthurC Ver Post
    O qual a diferença entre puxar de ré ou de 1a?

[]s
    Os semieixos dianteiros, muito mais frágeis que os traseiros, são exigidos demais puxando alguém de marcha à ré.

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem