José,
não há nada que comprove que o Biodiesel seja nocivo ao motor.
Estou mto longe de ser expert em combustíveis/biocombustíveis mas segue minha colaboração:
A composição do Biodiesel comercializada no Brasil em pouco difere do diesel comum, o percentual de biodiesel misturado ao diesel comum é de 2% a 3%, classificado como B2(= adição de 2% de combustivel vegetal), B3 e assim sucessivamente.
A lei de 13/01/05 regulamenta que a presença de Biodiesel deve ser entre 2% e 3% nos primeiros 3 anos após a publicação da mesma, e após 8 anos a presença obrigatória de Biodiesel na mistura com o diesel passará a 5% ou B5.
Paises de 1o. mundo como a Alemanha já comercializam o Biodiesel B100, que é 100% vegetal. No Brasil se fosse utilizado Biodiesel B10(10%), já seríamos auto-suficientes e não precisariamos mais importar diesel.
Levando em consideração a tecnologia dos motores diesel europeus, que já em grande parte são eletrônicos, nos leva a crer que o Biodiesel não é problema e sim solução.
Dada a pequena proporção de Biodiesel(B2 e B3) presentes em nosso diesel, creio q o problema real seja a má qualidade do combustível e a picaretagem dos postos que adulteram combustíveis e não o Biodiesel.
Por isso somente abasteça em postos de confiança e utilize regularmente aditivos para diesel ex: Bardhal Max Diesel, STP, entre outros. Esta é a minha prevenção, uso biodiesel sem problemas e rodo em média 1000km por semana e coloco 1 aditivo a cada 2 abastecimentos mesmo se o combustivel vendido levar o nome "aditivado", afinal nunca se sabe, se é verdade ou não...
A unica diferença real percebida é entre o diesel da estrada(interior) e o diesel da cidade(são paulo) que contém percentuais diferentes de enxofre que fazem diferença no nivel de emissão de poluentes e desempenho...poucos sabem disso(vide site petrobras).
Para saber mais acesse: www.biodiesel.gov.br
Para saber mais sobre os diferentes tipos de diesel comercializados pela petrobras, acesse(mto interessante!!): http://www2.petrobras.com.br/portugues/ads/ads_Produtos.html (clique em óleo diesel)
Abr