alguém me explica por favor onde um flex plate de Opala ou de qualquer outro carro tem qualquer flexibilidade que seja.
[]'s
Marcel,
Minha única experiência com CA automotivo é com o zfhp22, que originalmente veio com o flex que vou usar.
A flexibilidade é visivel estando a placa presa ao volante e ao conversor e pode ser medida, como fiz nas última fotos acima.
Mas como frisei, não conheço como os conversores de outro carros são fixados ao motor.
Nas máquinas e tratores que conheço, todos são presos a placas flexíveis, daí, tendo um flex em mãos, resolvi manter mais ou menos o projeto original do câmbio.
Mas como disse acima: não tenho e não consegui informações precisas sobre tal.
Dei uma olhada no mestre google..achei algumas coisas interessantes...
Encontra-se as masi variadas formas e espessuras...dependendo do uso.Parece o valor de torque é fatos determinta na confecção do flex...
É o seguinte: não sou o dono da verdade e nem tenho compromisso algum com o erro.
Postei o que acho coerente ser feito e peço encarecidamente a opinião de vocês!
Está certo ou errado? Fariam diferente? Como fariam?
Podem opinar mesmo, sem medo ou receio algum!
Conto com vocês!
Caveso,
Aí q está a questão, não existe certo ou errado nesta história. Vai funcionar de um jeito ou de outro, aliviando volante, usando flex original, flex adaptado, usando os 2 juntos flex e volante, duvido que tenha qualquer diferença perceptível ao conduzir o veículo. Eu usinei 1 volante de AP pra colocar a cremalheira do UNO e o TH180 funciona do mesmo jeito.
É um momento complicado, aqui na casa só tem amigos e infelizmente tenho que votar em alguém. Não tenho nada contra essa pessoa, sempre nos demos bem. Eu voto pela solução mais simples/barata por motivos óbvios e por isso meu voto hoje vai pra solução do Zepi. (momento BBB)
Aí q está a questão, não existe certo ou errado nesta história. Vai funcionar de um jeito ou de outro, aliviando volante, usando flex original, flex adaptado, usando os 2 juntos flex e volante, duvido que tenha qualquer diferença perceptível ao conduzir o veículo.
Funcionar funciona sim, mas o que me pergunto é: até quando?
Mais cedo ou mais tarde vai quebrar algo (nesse caso a chapa do conversor) ou haverá um desgaste maior de bucha da bomba e tal...
O problema é que se tem um volante centralizado pelo motor e um conversor centralizado pelo câmbio. Qualquer diferencinha nas carcaças de ambos, tira a centralidade do conjunto, algo, que ao meu ver, uma placa "flexivel" poderá amenizar.
Mas flex também quebra, não é? É só visitar o google imagens....
É o tipo da coisa que tem que colocar pra rodar e ver no que dá....
Funcionar funciona sim, mas o que me pergunto é: até quando?
Mais cedo ou mais tarde vai quebrar algo (nesse caso a chapa do conversor) ou haverá um desgaste maior de bucha da bomba e tal...
O problema é que se tem um volante centralizado pelo motor e um conversor centralizado pelo câmbio. Qualquer diferencinha nas carcaças de ambos, tira a centralidade do conjunto, algo, que ao meu ver, uma placa "flexivel" poderá amenizar.
Mas flex também quebra, não é? É só visitar o google imagens....
É o tipo da coisa que tem que colocar pra rodar e ver no que dá....
O tempo dirá!
Caveso,
Na boa, vc tá viajando na maionese. Não vai quebrar nada, nem volante nem conversor, nem flex plate, a não ser q esteja feito da forma errada. Não que a quebra não ocorra em conjuntos originais, mas é 1 em 1 milhão.
Estou falando de um conjunto centralizado, da forma correta, usando o pino do conversor pra centralizar no volante. Falar q existe alguma flexibilidade no flex plate, que compense uma falta de centralização do conjunto, vc tá de sacanagem comigo né???
Lembrando que não adianta nada vc centralizar tudo pelo flex plate ou volante ou qq outra merda q usar e o câmbio não estiver perfeitamente centralizado com o motor, pela flange q foi fabricada.
Deixemos as teorias um pouco de lado e vamos para a prática.
Como disse trocentas vezes acima, não sei se a principal função de um flex é corrigir uma possível "descentralização" do conjunto, apenas insisto que deve uma razão de ser mais do que estamos dicutindo aqui, que nem eu e nem você sabemos.
Como disse, estou indo pelo empirismo: todos os câmbios automáticos de máquinas que conheço (ZF, Alisson, Caterpillar, Fiat-hitach, Maxion e etc) são ligados por flexplates e não rígidos aos volantes do motores.
Uma pesquisa rápida no google imagens mostra isso também.
Continuo esperando uma explicação convincente, mas enquanto isso vamos à prática!