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  • #1
    Usuário Avatar de Flavio Miranda
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    Carburador que ZERA Bateria ?




    All,

    Segue aqui um relato daquelas coisas cretinas que tiram a gente do sério e consomem bastante $$$.

    Há mais de 8 meses estava com um problema elétrico na Camper onde a cada 2 ou 3 dias na garagem, 1 bateria Heliar de 65 AMP era ZERADA !
    Foram 4 auto-elétricos diferentes com mais de 10 idas e vindas, algumas com 3, 4 ou 5 dias de estaleiro para tentar descobrir o problema.
    No total foram 3 baterias, sendo que 1 Heliar de 65 amp que veio com ela qdo comprei e estava ok, 1 Heliar de 75 Amp NOVA que foi zerada algumas vezes e trocada por outra Heliar 75 amp tb Zerada...
    Entre mão de obra e bateria, gastei mais de $ 500 latas e o pior... sem resultado.

    Até que o 4 eletricista, após revisar toda a eletrica me devolveu a Camper e combinamos de quando acontecesse na garagem de casa, ele viria para tentar achar o problema 'in-loco'.

    O pior... o problema era intermitente.

    Depois de muito investigar, ligamos o teste no positivo da bateria e no negativo desconectado da bateria. A luz se acendia indicando um curto-circuito.
    Desliganto fusivel por fusivel, acabei ouvindo uns estalos proximo ao carburador.................

    Foi aí que descobrimos a origem do problema e que, tal como um leigo como eu e 4 experientes eletricistas, nunca imaginaríamos que pudesse ser ali...

    A VALVULA ELETROMAGNETICA DA MARCHA LENTA do Carburador Brosol 3E Gasolina !!!!!!!!!!

    Com o carro ligado ela funcionava normalmente. Desligando o motor, após algumas horas, ela fechava o circuito e consumia toda a carga da bateria.

    Troquei por uma nova - $ 42 latas e tudo deve voltar ao normal.8-)

    Então, fica meu alerta para quem tem este carburador ou similar que utilize uma valvula deste tipo.

    [ ] s energizados !

  • #2
    Usuário Avatar de Flavio Miranda
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    Taí uma foto da maledita.... De frente para o carburador, fica 'espetada' do lado direito.

    [ ] s
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Carburador que ZERA Bateria ?-valvula-marcha-lenta-carburador.jpg  

  • #3
    Usuário Avatar de Cavalcante
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    Flavio, pra não voltar a acontecer de jeito nenhum o certo é alimentar essa válvula por algum circuito que seja "pós-chave". Aí ela só receberá tensão com a chave no contato.

    Esse troço de fuga é de matar qualquer um de raiva. Vocês deram foi sorte de matar o defeito até que rápido...

  • #4
    [QUOTE=Cavalcante;349279]Flavio, pra não voltar a acontecer de jeito nenhum o certo é alimentar essa válvula por algum circuito que seja "pós-chave". Aí ela só receberá tensão com a chave no contato.

    JUSTAMENTE, TEM ALGO ERRADO NA INSTALAÇÃO DELA, ELA SÓ DEVE ACIONAR QUANDO ESTIVER A CHAVE DE IGNIÇÃO LIGADA, COM CERTEZA O PROBLEMA NÃO ERA NELA, E SIM EM ALGUM OUTRO LUGAR Q ESTAVA MANDANDO ALIMENTAÇÃO PRA ELA.....PODE SER O COMUTADOR DA CHAVE,ALGUM RELE IMANTANDO, ALGUM MODULO DE ALARME, ETC......

  • #5
    Usuário Avatar de Flavio Miranda
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    Cavalcante e Fontana,

    Esqueci de mencionar que o 4 eletricista fez justamente este serviço, ou seja, estava ligado na caixa de fusiveis com alimentação direta e contínua da bateria.
    Provavelmente isto é que acabou danificando a valvula...

    Então, após a ligação correta na ignição, novamente a bateria zerou apos 3 dias na garagem.

    Aí fiz o teste definitivo... dei carga na bateria, dei uma volta com a Camper para dar mais uma carga e guardei na garagem com o fio da valvula DESLIGADO, mas mantendo ligada a bateria, alarme, etc.
    1 semana depois, liguei o jipe na primeira...

    Logo... a valvula estava danificada e troquei por uma nova. Instalei sábado e na quinta vou ligar o jipe. TEM QUE PEGAR NA 1a !!!!!!!

    [ ] s
    4X4 Brasil

  • #6
    Usuário Avatar de Cavalcante
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    Flavião, tenho muita fé que isso tenha corrigido o problema. MAs tudo indica que o buraco é mais embaixo. Provavelmente o cara não seguiu o cabo até o final dos finais, encontrando um ponto onde ele tava ligado direto e ligando pós-chave. Daí o bichão continuou alimentado... Se voltar a descarregar a bateria, ao invés de desconectar, corte o fio e substitua por outro, ligado a um ponto da régua de fusíveis que seja pós-chave.

    Qualquer coisa me liga e dá um pulo aqui em casa e botamos esta josta (hehe) pra funcionar direito.

  • #7
    Citação Postado originalmente por Flavio Miranda Ver Post
    Cavalcante e Fontana,

    Esqueci de mencionar que o 4 eletricista fez justamente este serviço, ou seja, estava ligado na caixa de fusiveis com alimentação direta e contínua da bateria.
    Provavelmente isto é que acabou danificando a valvula...

    Então, após a ligação correta na ignição, novamente a bateria zerou apos 3 dias na garagem.

    Aí fiz o teste definitivo... dei carga na bateria, dei uma volta com a Camper para dar mais uma carga e guardei na garagem com o fio da valvula DESLIGADO, mas mantendo ligada a bateria, alarme, etc.
    1 semana depois, liguei o jipe na primeira...

    Logo... a valvula estava danificada e troquei por uma nova. Instalei sábado e na quinta vou ligar o jipe. TEM QUE PEGAR NA 1a !!!!!!!

    [ ] s
    diz pra ele puxar um fio do mesmo q alimenta a bobina.....mas não pelo fio resistivo.....

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