Segue aqui um relato daquelas coisas cretinas que tiram a gente do sério e consomem bastante $$$.
Há mais de 8 meses estava com um problema elétrico na Camper onde a cada 2 ou 3 dias na garagem, 1 bateria Heliar de 65 AMP era ZERADA !
Foram 4 auto-elétricos diferentes com mais de 10 idas e vindas, algumas com 3, 4 ou 5 dias de estaleiro para tentar descobrir o problema.
No total foram 3 baterias, sendo que 1 Heliar de 65 amp que veio com ela qdo comprei e estava ok, 1 Heliar de 75 Amp NOVA que foi zerada algumas vezes e trocada por outra Heliar 75 amp tb Zerada...
Entre mão de obra e bateria, gastei mais de $ 500 latas e o pior... sem resultado.
Até que o 4 eletricista, após revisar toda a eletrica me devolveu a Camper e combinamos de quando acontecesse na garagem de casa, ele viria para tentar achar o problema 'in-loco'.
O pior... o problema era intermitente.
Depois de muito investigar, ligamos o teste no positivo da bateria e no negativo desconectado da bateria. A luz se acendia indicando um curto-circuito.
Desliganto fusivel por fusivel, acabei ouvindo uns estalos proximo ao carburador.................
Foi aí que descobrimos a origem do problema e que, tal como um leigo como eu e 4 experientes eletricistas, nunca imaginaríamos que pudesse ser ali...
A VALVULA ELETROMAGNETICA DA MARCHA LENTA do Carburador Brosol 3E Gasolina !!!!!!!!!!
Com o carro ligado ela funcionava normalmente. Desligando o motor, após algumas horas, ela fechava o circuito e consumia toda a carga da bateria.
Troquei por uma nova - $ 42 latas e tudo deve voltar ao normal.8-)
Então, fica meu alerta para quem tem este carburador ou similar que utilize uma valvula deste tipo.
Flavio, pra não voltar a acontecer de jeito nenhum o certo é alimentar essa válvula por algum circuito que seja "pós-chave". Aí ela só receberá tensão com a chave no contato.
Esse troço de fuga é de matar qualquer um de raiva. Vocês deram foi sorte de matar o defeito até que rápido...
[QUOTE=Cavalcante;349279]Flavio, pra não voltar a acontecer de jeito nenhum o certo é alimentar essa válvula por algum circuito que seja "pós-chave". Aí ela só receberá tensão com a chave no contato.
JUSTAMENTE, TEM ALGO ERRADO NA INSTALAÇÃO DELA, ELA SÓ DEVE ACIONAR QUANDO ESTIVER A CHAVE DE IGNIÇÃO LIGADA, COM CERTEZA O PROBLEMA NÃO ERA NELA, E SIM EM ALGUM OUTRO LUGAR Q ESTAVA MANDANDO ALIMENTAÇÃO PRA ELA.....PODE SER O COMUTADOR DA CHAVE,ALGUM RELE IMANTANDO, ALGUM MODULO DE ALARME, ETC......
Esqueci de mencionar que o 4 eletricista fez justamente este serviço, ou seja, estava ligado na caixa de fusiveis com alimentação direta e contínua da bateria.
Provavelmente isto é que acabou danificando a valvula...
Então, após a ligação correta na ignição, novamente a bateria zerou apos 3 dias na garagem.
Aí fiz o teste definitivo... dei carga na bateria, dei uma volta com a Camper para dar mais uma carga e guardei na garagem com o fio da valvula DESLIGADO, mas mantendo ligada a bateria, alarme, etc.
1 semana depois, liguei o jipe na primeira...
Logo... a valvula estava danificada e troquei por uma nova. Instalei sábado e na quinta vou ligar o jipe. TEM QUE PEGAR NA 1a !!!!!!!
Flavião, tenho muita fé que isso tenha corrigido o problema. MAs tudo indica que o buraco é mais embaixo. Provavelmente o cara não seguiu o cabo até o final dos finais, encontrando um ponto onde ele tava ligado direto e ligando pós-chave. Daí o bichão continuou alimentado... Se voltar a descarregar a bateria, ao invés de desconectar, corte o fio e substitua por outro, ligado a um ponto da régua de fusíveis que seja pós-chave.
Qualquer coisa me liga e dá um pulo aqui em casa e botamos esta josta (hehe) pra funcionar direito.
Segundo o eletricista, ele refez esta ligação no PÓS-IGNIÇÃO.
Porém, raciocinando sobre a sua msg, após este serviço, não era para ter passado corrente para a valvula com o jipe desligado na garagem !?... mesmo que ela entrasse em 'curto' ou fechasse o contato após um tempo, não teria corrente no fio............!!!????
Esqueci de mencionar que o 4 eletricista fez justamente este serviço, ou seja, estava ligado na caixa de fusiveis com alimentação direta e contínua da bateria.
Provavelmente isto é que acabou danificando a valvula...
Então, após a ligação correta na ignição, novamente a bateria zerou apos 3 dias na garagem.
Aí fiz o teste definitivo... dei carga na bateria, dei uma volta com a Camper para dar mais uma carga e guardei na garagem com o fio da valvula DESLIGADO, mas mantendo ligada a bateria, alarme, etc.
1 semana depois, liguei o jipe na primeira...
Logo... a valvula estava danificada e troquei por uma nova. Instalei sábado e na quinta vou ligar o jipe. TEM QUE PEGAR NA 1a !!!!!!!
[ ] s
diz pra ele puxar um fio do mesmo q alimenta a bobina.....mas não pelo fio resistivo.....