Depende da definição de gambiarra...por aqui, no CE, gambiarra é toda adaptação mal-feita que pode e deve vir a falhar no futuro (Amarrar escapamento com cinto ou arame, botar uma garrafa pet de combustivel no carburador se a bomba de combustivel falhar), que ao meu ver, serve para te tirar de uma situação/enrosco dificil, mas você deve consertar.
Se for isso, não vejo necessidade de tópico para isso.
Mas, também notei, por esse forum, que em alguns lugares gambiarra é toda e qualquer adaptação não original no veiculo (desde a troca do motor até uma pastilha de freio de outro carro colocada nele). Então isso o forum já está cheio Ou seja, adaptações e soluções técnicas!
Serviço mal executado e de baixa qualidade; Serviço de porco, sem ofensa aos Palmeirenses, ok??? Adaptação grosseira feita sem critério técnico algum: Improviso, desleixo ...
Querem um exemplo do que é gambiarra???
Certo dia acompanhei um amigo até uma oficina aqui de Paranavaí (e olha que esta infame é conhecida aqui na região) e andando pelo referido local me deparei com um meca (se é que pode se chamar este "indivíduo" de meca) utilizando ou melhor improvisando com uma tesoura e um pedaço de cartolina daquelas bem grossas, acho que é a americana uma junta para vedar o cárter de um motor
Quando percebeu que estava sendo observado o "mexânico" proferiu a seguinte "pérola":
"... Quando a cola "assentá" vai vedar melhor que o original ..."
Isto é um exemplo "clássico" de gambiarra, evidentemente que existem inúmeros outros, mas deixo o "gancho" para que os demais amigos postem por aqui suas "experiências".
Se entendi bem , o que o Jeffcatunda (que nome hein!) , quis dizer são exatamente as gambiarras possíveis para te tirar de um sufoco na trilha , como várias que já fomos obrigados á fazer em situaçoes extremas.
Exemplo :
- No Pinheirinho já remendamos mangueira de radiador com pedaço de camara de ar e silicone
- Não lembro em qual trilha,fizeram uma "tipóia" com um galho de árvore para um Troler com ponta de eixo quebrada,para que a roda não saisse
- um filtro de cigarro , levemente umedecido , pode servir de carvão da tampa do distribuidor,por algum (pouco ) tempo
e por aí vai.......
são gambiarras sim.....serviços mal feitos , ou como queiram chamar,mas que já tiraram muita gente do atoleiro e conseguiram chegar até o asfalto ou em casa , com certeza.
[]s
-
Para tirar alguém do sufoco as gambiarras, são bem vindas, mas para reduzir o custo na reparação ou manutenção da Viatura isso passa a ser considerado crime.
"... Se entendi bem , o que o Jeffcatunda (que nome hein!) , quis dizer são exatamente as gambiarras possíveis para te tirar de um sufoco na trilha , como várias que já fomos obrigados á fazer em situaçoes extremas ..."
Tio, com certeza é em relação a isso que Jeffcatunga está se referindo mas, como este termo soa negativamente (pelo menos para mim) achei por bem mostrar o lado desfavorável que "gira" em torno dos ditos "profissionais" que se valem deste artifício muitas vezes no intuito de tirar proveito sobre a falta de conhecimento de muitos proprietários e claro também descontrair um pouco com exemplos que muitas vezes beiram o absurdo mas que acontecem em inúmeras oficinas gambiarreiras espalhadas por aí
Me desculpe o Autor deste texto, não lembro aonde consegui.
"- Radiador furado? Durepoxi nele. Depois complete a água. Na falta, até urina serve! hehehe - Mangueira de água estourada. Amarre uma tira de borracha primeiro, depois Silver tape, e não economize, a pressão é grande. - Mangueira da direção furada. Mesmo procedimento, borracha e silver tape. Depois complete o fluído. Se não resolver, veja se consegue fazer uma derivação, para ligar a bomba em circuito fechado. Providencie material p/ isso e tenha na cx. de ferramentas. (Abraçadeiras, união, T, pedaço de manga) deixe a conexão da direção aberta e gire ela p/ os dois lados, tirando o fluído, vai funcionar como uma convencional. Depois tape com borracha a entrada de óleo da direção, p/ não entrar sujeira.(chave de fenda, faca, união, abraçadeiras) - Cárter furado. Durepóxi. Complete o nível. - Virou o Jeep. Desvire, espere o óleo baixar, complete o nível. Se o motor não girar, é calço hidráulico. Retire as velas e toque o arranque. (chave de vela e fenda) - Quebrou a Roda Livre. Jogue fora e ponha o queixo duro. (Chave Allen, fenda e alicate de bico) - Furou uma mangueira ou tubo de freio. Isole a roda. Corte o flexível, dobre e amarre forte com arame. Na pior das hipóteses, amasse o tubo. Mas isso em último caso, pois será preciso trocar depois, e a mangueira é bem mais fácil e barata.(faca, alicate e arame) - Tá queimando fusível. É certo que tem coisa errada. Mas se for de algo importante como ventoinha, p/ ex. faça uma ligação direta, com fios. Pode começar pondo fusíveis de amperagem maior. (Kit elétrico, fita isolante) - Quebrou uma cruzeta. Deite embaixo do jeep e troque ela. São 4 porcas e 2 chavetas. Não aconselho retirar o cardã, por mais tentador que seja, pois é só puxar ele da luva. Depois será bem difícil encaixar de volta. E ainda se trocar a posição do encaixe, vai vibrar. Vai num mecânico e pede como se troca, ver é a melhor forma de aprender. Prepare a cruzeta reserva antes de sair de casa, pondo uma fita crepe sobre os copinhos. Senão lá no mato, vc derruba um deles e perde os roletes. Aí, si fu... (Chave estrela de ½” ou 13mm, alicate de bico, chave de fenda) - Arrebentou a correia do motor. Difícil, mas acontece. Solte o esticador e ponha a nova. Estique novamente. (Veja que ferramenta vai precisar p/ isso.) - Quebrou a ponta de eixo dianteira. Desengate a 4x4 e as 2 rodas livre. Vá pra casa! - Quebrou a ponta de eixo traseira. Tá fudido! O disco de freio vai segurar a roda por um tempo, só até detonar também. Só trocando a ponta de eixo pra poder ir embora. (Tá vendo a importância do flutuante?) - Água no motor. Puxe a vareta e veja se tem pequenas gotas de água nela. Se tiver, vai tomar uma cerveja ou duas, aguarde no mínimo 30 min. Depois retire o bujão do cárter e deixe a água sair. Um pouco de óleo sai junto, mas espere até sair somente óleo. Então feche o bujão. Complete o nível e faça funcionar. Escute o motor, se não tem grilos. Se tiver algum, desligue e arrume um reboque. É provável que a bomba de óleo esteja suja, ou tenha água retida nos dutos, então não vai lubrificar direito... Não arrisque. (veja que chave se usa no bujão)
Gerador (alternador ou dinamo) travado ou com rolamentos moídos: soltar a correia e desligar tudo o que por possível para diminuir o consumo. Dependendo da carga e capacidade da bateria dá para rodar pelo menos 30~60 minutos. Se o motor for injetado, muito menos tempo, mas pelo menos dá para sair do lugar e procurar ajuda.
-Correia do gerador quebrada: dá para improvisar com corda de nylon ou, de preferência, de cisal. É só ter um pouco de engenhosidade com o nó, deixando o dito para fora do "V" da polia, que a coisa funciona por horas seguidas.
-Fuga de corrente dentro da tampa do distribuidor: besuntar com graxa o interior da tampa, tomando cuidado para não usar graxa com grafite.
-Rotor do distribuidor interrompido ou com grande resistência: fixar papel alumínio, embalagem de cigarro ou qualquer outro material condutor sobre os contatos.
-Fusivel queimado sem outro para repor: retirar um fusivel de outro lugar com menor importância de uso (parece óbvio, mas nem sempre é). O procedimento anterior (do rotor) também pode ser feito só que TOMANDO MUITO CUIDADO e evitando, logo de cara, fazer uma gambiarra que permita vários ampéres de corrente. É preferível começar com pouco material e ir na base da tentativa.
-Bateria fervendo: instalar uma lâmpada entre o fio do gerador e a bateria. Isso diminui a capacidade de carga (e a fervura da bateria) mas garante pelo menos uma carga lenta à bateria.
-Ventoinha com helice partida: se a helice for simétrica, quebrar a pá que fica na direção oposta, se possível mantendo a mesma proporção de material restante. Se for assimétrica, remover (ou desligar) a ventoinha, ou então evitar a qualquer custo que alguém fique na direção da mesma com o motor funcionando, mesmo com o capô abaixado (sei de dois casos de acidente fatal por causa de hélice quebrada).
-Cabo de vela interrompido: na falta de fio, arame ou qualquer outro metal flexível (onde o único cuidado é manter o dito afastado de pontos metálicos) é só arrumar um pedaço de cipó ou galho bem flexível e verde (quanto mais água no interior do galho melhor) e colocar no lugar do cabo de vela. Esta gambi dura enquanto o galho tiver água.
-Bobina esquentando demasiadamente (essa é velha e manjada mas não custa repetir): água até esfriar e depois envolver a bobina com um pano molhado, tomando cuidado para também não envolver seus contatos.
-Diafragma de bomba de combustível furada: desmontar a bomba e colocar sobre o diafragma uma lâmina (ou várias) de qualquer material plástico bem flexível, tipo saquinho de supermercado, saco de lixo, etc. Evitar fazer o mesmo usando lâminas de borracha (tipo câmara de ar, por exemplo), porque a dita laceia rapidamente, principalmente em contato com gasolina.
-Bomba de combustível irremediavelmente danificada: encher qualquer vasilhame com o combustível, instalar o dito em ponto mais alto que o carburador e, com o uso de mangueira, deixar que a gravidade faça às vezes da bomba. Se não for possível instalar a mangueira na parte inferior do vasilhame é só lembrar de como se faz para tirar combustivel do tanque que tudo se resolve. Para os mais afortunados Rindo que possuem reservatório de água para limpar o parabrisas, é só retirar toda a água do reservatório, preencher com combustível, e conectar a mangueira na entrada do carburador. Quando o motor ratear por falta de combustível é só acionar o esguicho do limpador que a cuba se enche automaticamente.
-Vazamento de água no sistema de arrefecimento: colocar dentro do radiador um ôvo de galinha, cru ou de preferência cozido, ou farinha (de qualquer tipo). Faz uma melequeira dos diabos mas tampa qualquer furo.
-Câmbio ou diferencial sem óleo: banana, de preferência verde. É melhor ter que desmontar para limpar do que ter que desmontar para trocar peças desdentadas.
-Pneu furado, estepe idem: destalonar um dos pneus e preencher o dito com mato bem socado. Se for o caso, repetir o procedimento até conseguir a "pressão" desejada.
-Pneu furado e macaco quebrado (ou esquecido na garagem Piscando ): apoiar o eixo com galhos, cavar sob o pneu, trocar o dito e cavar sob os galhos. "
São dicas muito interessante, pena não poder dar o credito devido, por não lembrar o Autor
Pra falar a verdade, não..... ....imagino encontar com vc numa trilha e vc dizendo : - Fla aí Tio......eu sou o JEFFCATUNDA ! .......mas a gente acaba se acostumando
DIESELBOY
Com ceteza o que não falta são gambiarreiros que teimam em reparos provisórios definitivos nas nossas viaturas.........e nem sempre o problema são os mecas.......em muitos casos(e muitos mesmo) , são os próprios donos que as fazem e ficam orgulhosos de terem economizado R$2,00 na junta e depois viram o tranca trilha,incomodando todo mundo.
SERGIO
Apenas uma correção nas gambiarras que vc citou....na maioria dos casos , a correia do alternador tb gira a bomba dágua,portanto , se o rolamento travar,ou improvisa uma correia até a bomba,ou reboca.
"... nem sempre o problema são os mecas.......em muitos casos (e muitos mesmo), são os próprios donos que as fazem e ficam orgulhosos de terem economizado R$2,00 na junta e depois viram o tranca trilha, incomodando todo mundo ..."
Pior que é pura verdade e ainda esses FDP's ficam tirando onda dos que fazem manutenção correta e preventiva