eu estou na dúvida entre comprar BF AT 33 ou BF MUD 33. Eu sei q esse assunto já foi exaustivamente discutido aqui no fórum, mas eu nunca ví alguém levantar a questão do consumo. Eu estava conversando sobre essa questão com um amigo ontem e falou q os MUDs devem aumentar o consumo da minha caminhonete em torno de 12%.
Qual é a opinião de vcs? Ele tem alguma razão ou falou besteira?
Entre o AT e o MUD, montados na mesma roda e na mesma medida, se houver diferença de consumo deve ser mínima e acho que seriam os AT que teriam maior consumo (maior area de contato, pois os "gomos" estão mais juntos e a borracha com dureza pouco maior). Mas opnião é como nariz, cada um tem o seu.
Numa discussão sobre esse assunto na Jipenet, os conhecedores do assunto afirmavam que não há diferença na composição da borracha do AT e do MUD.
O desgaste maior do Mud se dá por conta da área de contato menor.
[]´s
Depende do fabricante, mas eu arrisco a dizer que são pneus totalmente diferentes, incluindo a carcaça.
O MTR da goodyear tem composto diferente dos outros pneus da marca, mas deve ser até mais duravel (ma smais caro).
Acho errado falar que pneu mais mole ou mais duro gasta mais ou menos, assum como MUD e AT, tem muita coisa envolvida tanto no desgaste como no consumo.
Cada caso é um caso.
Por experiencia própria, o Mud não aumenta o consumo, o que aumenta o consumo é apenas o pneu maior, no caso os 33", pois exige mais força do motor sempre que for embalar ou ultrapassar. No dia a dia na cidade não altera nada. O consumo maior só notei diferença na estrada.
Talves os 12% que citaram , na realidade é a marcação do velocimetro e odometro devido ao maior diametro.O pneu original , geralmente 29" ao se colocar 33 que deve medir 32,5" aproximadamente , termos 32,5/29=1,12 , ou seja se com o pneu original fazia 11,2 km/l , com um pneu 33 fará 10km/l segundo a medida do odometro , mas andou realmente 11,2.Issó é aproximado e vale tanto para o AT ou Mud , os MUD devem ser ligeiramente pior por conta de um maior atrito de rolagem , mas creio que essa diferença pode ser desprezada.
hehehehe 12% acredito mais na opniao do Homero....
quanto ao composto dos pneus....segundo a propria BF.....sao diferentes sim alem do desenho, quanto ao consumo , a opniao que nem nariz, eu acho que o consumo de combustivel aumenta , por causa do over size..nao pelo tipo mud ou A/T , que na minha opniao o A/T gastaria mais combustivel , em asfalto , e o Mud gastaria mais rapido o pneu no asfalto hehehehee
que enrolada......
Muitos se enganam achando não sei porque os MUDs são mais moles e tem maior desgaste.
Os MUD normalmente tem borracha mais dura e resistente pois os fabricantes entendem que eles vão pegar mais rochas e predras que outros pneus.
O que pode acontece em função disso é uma menor aderencia (ajudada também por ter menos borracha no chão).
Para uso normal pode durar mais pois normalmente a profundidade dos sulcos é maior.
Caros Companheiros
Já tive uma Ranger CD Diesel com pneus normais...depois coloquei pneus BF Goodrich 33'...realmente aumentou o odômetro em 13% para menos, ou seja...marcava 100 KM rodados, enquanto na realidade havia rodado 130 KM. Quanto ao consumo não registrei diferença.
Hoje tenho uma Explo XLT 95 a gasolina/GNV, já comprada com BF Goodrich 10,5 e considero que haja a mesma diferença....Existe a possibilidade de fazer o ajuste na autorizada....tanto do odômetro como do ABS (informação colhida nos tempos da Ranger), mas eu não fiz nem na Ranger nem na Explo.
Forte abraço
Eron