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  • #1

    Controlador de temperatura para guincho elétrico




    Pessoal como estou colocando um guincho elétrico no meu Jeep, e depois de pesquisar muito imaginei se seria possivel adaptar algum tipo de termostato no motor elétrico do guincho onde assim como um cebolão de temperatura de água ele cortasse a corrente que vai para o controle do guincho. Não para a alimentação dele, devido a alta amperagem, mas sim o cabo que liga o controle.

    penso em algo que ficasse preso do lado de fora do motor por onde passaria um fio que alimenta o controle e a partir daí quando atingisse certa temperatura ele bloquearia o contato?

    Viajei na maionese?
    Será que existe algo assim!?
    Alguém tá tentou fazer algo parecido?

    Abraços
    Otavio Godoy
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  • #2
    Usuário Avatar de Alessandro Henrique
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    Alguns motores de guinchos ja adotam algum tipo de protecao (acho que guinchos com motor bosch).
    O tipo de protecao frequentemente adotado consiste na montagem de termistores ou mini-termostatos junto as cabecas de bobina do estator (enrolamento da carcaca) ou ainda proxima as ranhuras.
    A temperatura na carcaca do motor nao eh a mesma a qual o enrolamento esta submetido. A carcaca dissipa calor e esta sujeita a inercia/condutibilidade termica (meio de propagacao do calor). Sendo assim, o melhor eh ter sensores la dentro e isso implica em abrir o motor.
    Dica: estes sensores podem ser obtidos junto a lojas de equipamentos eletronicos e boas rebobinadoras de motores.

    Sds.
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  • #3
    Entendi Alessandro, mas então qual o motivo para termos tanto cuidado ao operar o guincho para que ele não esquente demasiadamente?
    Não entendo muito de motores elétricos mas acho que os Work, assim como os Warn que utilizam motores Bosch sempre possuem essa preocupação.

    abraços
    Otavio Godoy
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  • #4
    Usuário Avatar de Alessandro Henrique
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    O objetivo principal eh evitar danos ao motor eletrico em virtude do calor.
    A sua preocupacao esta correta.
    A protecao contra sobre-aquecimento eh opcional para alguns motores eletricos (nao estou falando de guinchos), sendo que alguns fabricantes disponibilizam e outros nao.
    Especificamente para guinchos, existem modelos com protecao e outros sem. O negocio eh questionar o vendedor ou buscar informacoes junto ao fabricante.

    Sds.
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  • #5
    Os guincho que costumam ter a proteção de calor por sensor são os que não usam mais solenoides.
    Com solenoides pode-se ter solenoides que não fecham mais o contato em alta temperatura ou mesmo queimam. É uma forma idireta de proteção termica do motor.
    Quanto tiraram os solenoides precisaram incluir um sensor para fazer tal proteção. E tem varios guinchos e motores eletricos assim não sendo somente a Bosch (se é que ela tem isso).
    Por isso que o HDW 9000 G se destaca no mercado, como consomen menos energia esquenta menos, assim menor posibilidade de problemas de superaquecimento do motor eletrico.
    A receita normalmente é simple, coloque sua mão sem luva no motor eletrico, se não conseguir ficar com ela lá espere um bom tempo para o guincho esfriar, já que esta ainda mais quente internamente.

  • #6
    Usuário Avatar de Alessandro Henrique
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    Citação Postado originalmente por Wallace
    Com solenoides pode-se ter solenoides que não fecham mais o contato em alta temperatura ou mesmo queimam. É uma forma idireta de proteção termica do motor.
    Detalha melhor como funciona este controle indireto.

    Sds.
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  • #7
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    Com solenoides pode-se ter solenoides que não fecham mais o contato em alta temperatura ou mesmo queimam. É uma forma idireta de proteção termica do motor.
    Também não entendi .... pela descrição, você estaria se referindo ao aquecimento do solenóide. Como o aquecimento do motor pode influenciar o não-fechamento do contato do solenóide ... ?
    Frontier LE MT 10;Xterra 05 + BL ;Camper 4x4 93 S4T;Camper 4x2 93 S4T;CJ5 63: GM 4 cil + Full-lock + TRPC + cambio C20 4m;Xterra 03/04 (in memorian)

  • #8
    É feito indiretamente justamente por isso, não tem uma ligação real entre o aquecimento do motor eletrico e do solenoide, mas se pode usar um solenoide que vai esquentar tanto ou mais que o motor eletrico e o solenoide pode ter uma proteção termica para não permitir a passagem se energia para o motor eletrico se estiver muito quente.
    Assim é uma forma barata e simples de proteger o motor eletrico, mas não é 100% efetiva ou garantida, mas é melhor que nada.

  • #9
    Usuário Avatar de Alessandro Henrique
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    Citação Postado originalmente por Wallace
    É feito indiretamente justamente por isso, não tem uma ligação real entre o aquecimento do motor eletrico e do solenoide, mas se pode usar um solenoide que vai esquentar tanto ou mais que o motor eletrico e o solenoide pode ter uma proteção termica para não permitir a passagem se energia para o motor eletrico se estiver muito quente.
    Assim é uma forma barata e simples de proteger o motor eletrico, mas não é 100% efetiva ou garantida, mas é melhor que nada.

    Bem, sou da opiniao que se eh para ter sensor, entao que esteja no lugar correto ou seja, no motor.(exceto por limitacao de espaco)
    Uma das vantagens do termistor eh que o mesmo possui tamanho diminuto, e baixo custo, permitindo ser inserido entre a fiacao.
    Conhece algum guincho que tenha este controle como voce descreveu?
    Aproveitando a oportunidade, qual a protecao no guincho HDW ?

    Sds.
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  • #10
    Andei dando uma fuçada na net e não achei nenhum lugar que vendesse algum tipo de sensor de temperatura externo(achei uns de parede, branco digital, mas nao aguentaria) de algum tipo que pudesse aguentar.
    Penso que também pode ser que se colocarmos um sensor lá ele vá mostrando a temperatura do guincho aumentando e aí cada um decide até onde é o limite.. Um reloginho a mais no painel.
    Alessandro, o único guincho que ví com controle de temperatura foi da Warn. Não lembro o modelo, mas acho que só os tops. Os demais não possuem não. Imagine então os tupiniquins. Não estou menosprezando o produto nacional, mas é que não houve essa preocupação ainda por aqui.

    Engraçado, agora a título de exemplo. tenho um video de uma trilha na Sumatra e todos os carros com guincho elétrico e a maioria Warn, poucos Ramsey e os caras saiam de cada buraco... usando o guincho direto!!
    Talvez nao se preocupavam pq tinha um de reserva dentro do jeep(pode!?)
    Engraçado que parece que nos "exterior" não se usa guincho mecânico.
    Otavio Godoy
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  • #11
    Usuário Avatar de Alessandro Henrique
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    tavio_g,
    Quem trabalha com rebobinagem de motores eletricos certamente podera te indicar onde obter o sensor. Outra dica sao casas que comercializam componentes eletronicos.
    De fato, a Warn tem um modelo com sinalizacao de temperatura, acredito que seja apenas uma lampada/led de advertencia, nao exercendo bloqueio ao funcionamento do guincho.
    Acredito que a concorrencia em breve estara disponibilizando isto tambem (se eh que ja nao tem), ate por que, nao eh nada complicado. Enquanto isso, o negocio eh ter bom senso e nao abusar. O Wallace deu uma dica, se nao conseguir manter a mao sobre o motor, eh melhor fazer uma pausa.

    Sds.
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  • #12
    Citação Postado originalmente por Alessandro Henrique

    Bem, sou da opiniao que se eh para ter sensor, entao que esteja no lugar correto ou seja, no motor.(exceto por limitacao de espaco)
    Uma das vantagens do termistor eh que o mesmo possui tamanho diminuto, e baixo custo, permitindo ser inserido entre a fiacao.
    Conhece algum guincho que tenha este controle como voce descreveu?
    Aproveitando a oportunidade, qual a protecao no guincho HDW ?

    Sds.
    Os solenoides não tem sensor como falei.
    Estamos ainda analisando se colocamos no mercado um guincho HDW com tal sensor além de outras caracteristicas, a questão é que fica bem mais caro na faixa de uns 4 mil reais num guincho de 9 a 10 mil libras.
    Mas vendo também os guinchos da Warn. Na linha da Warn tem os 9.5 Ti e o
    Si MOSFET que tem tal sensor. Só que são guinchos que custam mais de 5 mil reais.
    Fora estes guicnos com sensore os outrs do mercado não tem nenhuma proteção quanto ao calor gerado pelo motor eletrico. Acho que todos os manuais e vendedores de guincho devem orientar para o uso correto.
    Os HDW da serie E e G tem os solenoides como descrevi, mas a grande vantagem e segurança de um guincho como o HDW 9000 G é seu baixo consumo de energia (o menor da categoria) assim com menor consumo, menor aquecimento, mas sempre se deve monitorar o aquecimento do motor.
    Se pesquisar um pouco vai encontrar relatos de clientes com uso prolongado do HDW 9000 G que chega a ser inacreditavel.

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