x
Convex Datacenter
Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
Resultados 13 a 18 de 18

Citação Postado originalmente por tavio_g
    Andei dando uma fuçada na net e não achei nenhum lugar que vendesse algum tipo de sensor de temperatura externo(achei uns de parede, branco digital, mas nao aguentaria) de algum tipo que pudesse aguentar.
    Penso que também pode ser que se colocarmos um sensor lá ele vá mostrando a temperatura do guincho aumentando e aí cada um decide até onde é o limite.. Um reloginho a mais no painel.
    Alessandro, o único guincho que ví com controle de temperatura foi da Warn. Não lembro o modelo, mas acho que só os tops. Os demais não possuem não. Imagine então os tupiniquins. Não estou menosprezando o produto nacional, mas é que não houve essa preocupação ainda por aqui.

Engraçado, agora a título de exemplo. tenho um video de uma trilha na Sumatra e todos os carros com guincho elétrico e a maioria Warn, poucos Ramsey e os caras saiam de cada buraco... usando o guincho direto!!
    Talvez nao se preocupavam pq tinha um de reserva dentro do jeep(pode!?)
    Engraçado que parece que nos "exterior" não se usa guincho mecânico.
    Como falei um grande problema é o custo, que aqui vai ser ainda pior pela reduzida produção.
    Não pode esquecer que o custo de um guincho ou mesmo de seu motor eletrico é menor para eles, principalmente porporcionalmente ao que ganham. Assim muitas vezes queimar um motor eletrico não é coisa de outro mundo em custos. Mas em competições vale tudo, mesmo aqui no Brasil, para quem acompanha o Trial aqui já viu mais de um guincho abrindo o bico durante a prova.
    No mundo inteiro se usa basicamente o eletrico; ramente o hidraulico e nunca o mecanico.

Conversei com um cara da Warn por e-mail essa semana e ele me disse que guincho mecanico se usava até a década de 70 por lá.
    Hoje não se vê nenhum jeep ou 4x4 com os chamados PTO Winchs.

Bom, vou continuar a pesquisar se eu acho alguma maneira de medir a temperatura do lado externo do guincho e fazer algum tipo de controle dentro do painel. Wallace, se vc tiver alguma referencia sobre algum lugar que tenha algo assim , me passe. quem sabe não dá certo!?

Valeu!
    Otavio Godoy
    ---------------------------
    TAM - Toyota Amarela

Usuário Avatar de edgar
    Entrada
    21/03/2005
    Local
    curitiba/PR
    Agradecimentos: 5
    Ola Tavio, um sensor tipo NTC rasoavelmente facil de achar (ainda mais perto de sampa) é do tamanho de meia aspirina...se é que não é menor ! Não achei outra comparação ! uso eles em termostatos para aquario. Em determinada temperatura (alta) ele corta a alimentação, quando esfria reativa. Tem uma regulagem que é feita uma vez. O problema é fazer esta regulagem, teria que colocar o sensor em um local com uma temperatura igual de um motor prestes a queimar ! Vai la saber que temperatura é esta. Tambem teria que achar uma maneira de "enfiar" o sensor no local mais quente ! (puts).

Se voce entende de eletronica te mando o cirquito, como vai ser alimentado pela bateria, fica sem transformador, acho que por uns 50 pilas da para montar....logicamente vai ter que pensar em uma caixinha vedada pois ele não gosta muito de agua.

[ ] s

temp guincho

Citação Postado originalmente por edgar
    Ola Tavio, um sensor tipo NTC rasoavelmente facil de achar (ainda mais perto de sampa) é do tamanho de meia aspirina...se é que não é menor ! Não achei outra comparação ! uso eles em termostatos para aquario. Em determinada temperatura (alta) ele corta a alimentação, quando esfria reativa. Tem uma regulagem que é feita uma vez. O problema é fazer esta regulagem, teria que colocar o sensor em um local com uma temperatura igual de um motor prestes a queimar ! Vai la saber que temperatura é esta. Tambem teria que achar uma maneira de "enfiar" o sensor no local mais quente ! (puts).

Se voce entende de eletronica te mando o cirquito, como vai ser alimentado pela bateria, fica sem transformador, acho que por uns 50 pilas da para montar....logicamente vai ter que pensar em uma caixinha vedada pois ele não gosta muito de agua.
    [ ] s
    Hummmm agora pode ser que esteja ficando mais fácil. uma luz no fim do túnel ehehe
    Uma pergunta, qual temperatura máxima esse sensor aguenta? Pq o guincho ferve. De enrolar meu cabo, claro puxando o jeep morro acima ele deu uma esquentada bacana... mas também foi direto, sem parar.
    Edgar, será que daria para colocar um led q quando atingisse certa temperatura ele acendesse!? pois assim eu ligaria o led no painel.
    Não entendo muito de eletrônica mas eu posso tentar. Se explodir alguma coisa aí eu passo numa eletronica e vejo se dá pra fazer.
    Sobre a vedação do sensor humm isso é um problema... coisa de se pensar.
    Otavio Godoy
    TAM - Toyota Amarela

Otavio Godoy
    TAM - Toyota Amarela

Usuário Avatar de Alessandro Henrique
    Entrada
    02/06/2004
    Local
    Porto Alegre/RS
    Agradecimentos: 2
    Devido ao tamanho diminuto do termistor, voce pode instala-lo dentro do motor para uma indicacao mais rapida e precisa ou ainda pode fixa-lo na parte externa por exemplo.
    Os termistores sao do tipo PTC e NTC o que representa o comportamento da resistencia eletrica em funcao da temperatura. O PTC (positive thermal coeficient) aumenta de resistencia com acrescimo de temperatura ja o NTC (negative thermal coeficient) diminue de resistencia com acrescimo de temperatura.
    Os termistores sao comercializados em uma grande faixa de temperatura.
    Voce pode montar um pequeno e simples circuito e instalar um led no painel ou ainda se quiser, utilizar um rele para desligar o guincho. Acho a opcao do led mais interessante. Em uma situacao de emergencia que se dane o guincho. Pode haver uma chave para cancelar o bloqueio do rele se desejado.
    Apartir de 80C voce pode desligar o guincho para evitar maiores problemas.
    O que queima no motor eh o verniz isolante dos fios. Ao se deteriorarem, sua rigidez dieletrica desaparece e surgem curto circuitos internos.
    Normalmente os motores utilizam fios que suportam entre 120 e 150C, motores especiais ate mais.
    Exemplo do componente: http://www.tecwaybr.com/prod11.htm
    Sds.
    CJ5 1976 - 6zão
    GM 250 Clark 260F
    Eixos Dana 44 LSD

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Política, políticos e afins...
      Por CAVESO no fórum Geral Off-Topic
      Respostas: 2776
      Última resposta: 15/10/2019, 12:51

Permissões de Postagem