Pessoalmente entre as opções por você citadas eu utilizaria sem dúvida o Michelin desde que a diferença de preço entre ambos não fosse exorbitante, pelos seguintes motivos:
Aqui em casa utilizamos duas caminhonetes em esquema de revezamento no trabalho da fazenda e até ano passado já havíamos rodado com Firestone, Goodyear e Pirelli. Contudo os Pirelli eram os mais utilizados (Scorpion A/T 255/75 R15), em termos de durabilidade estas três marcas se assemelham muito e em ambas as caminhonetes nunca passaram dos 50.000 km (isso utilizando até no "osso" e realizando alinhamento, balanceamento e rodízio dos pneus a cada 10.000 km)!!! Particularmente sempre achei uma média baixa quando comparava à durabilidade de outras marcas como por exemplo a Michelin.
Quando você mencionou o Michelin lembrei que alguns anos atrás tivemos uma Peugeot 504 GRD e nela utilizamos os Michelin LTX/AT (fabricação canadense) nas mesmas condições de uso. Há relatos de usuários que afirmam que sua durabilidade chega aos 100.000 km, infelizmente não pude constatar a veracidade desta informação pois quando vendemos a Peugeot havíamos rodado “apenas” 60.000 km com os Michelin e ainda tinham metade da espessura original, portanto tudo leva a crer que iriam agüentar pelo menos + 60.000 km.
A partir deste ano passamos a utilizar os BF Goodrich All Terrain em ambas as caminhonetes e até agora não tenho reclamações, já enfrentei diversas situações adversas de rodagem e até agora não me decepcionaram em nenhuma destas. Apenas para ilustrar, cerca de um mês atrás estava a caminho de Maringá (rodovia pedagiada com boa condição de asfalto), quando percebi que o pneu traseiro do lado direito estava murcho, parei imediatamente no acostamento e vi que estava totalmente vazio, mas por ser noite e em um local pouco iluminado nem pensei em trocar o pneu, arrisquei rodar por 15 km até uma borracharia (rodei pelo acostamento há cerca de 40 km/h). Pensei que iria comprometer totalmente a estrutura do pneu tornando-o inutilizável após este “abuso”, mas me surpreendi quando o borracheiro “apenas” substituiu o bico que era a causa do problema e me disse que o pneu estava em perfeitas condições. Segui o caminho desconfiado e por precaução não ultrapassei 80 km/h acreditando que o pneu poderia “estourar” a qualquer momento, para minha surpresa ele está “normal” até hoje e nas calibragens semanais ele não tem apresentado nenhum problema.
Pessoalmente em um escore de 0 a 10 classificaria os pneus da seguinte maneira:
Pirelli Scorpion A/T (Nota 5)
• São os de custo mais acessível (entre os pneus de 1º linha).
• Quando novos são macios e silenciosos enfrentando bem qualquer condição de piso, no entanto sua performance vai tornando-se irregular conforme aumenta seu desgaste.
• Apresentam um desgaste acentuado se comparado ao Michelin, isto em regime de uso intensivo e em diversas condições de rodagem (rodava nesta ocasião cerca de 3500 km/mês em regime 50% terra e 50% asfalto, na maioria das vezes com carga de 1000 kg).
Michelin LTX A/T – Made in Canada (Nota 8, enquanto estiveram conosco)
• Foram os pneus de custo mais elevado por nós já adquiridos.
• Não obtém a nota máxima devido ao elevado preço, na época (março de 2000 se não me engano) pagamos R$ 450,00 (cada) na revenda Michelin aqui de Paranavaí.
• Rodaram nas mesmas condições descritas para os Pirelli Scorpion, no entanto seu desgaste era irrisório se comparado aos Scorpion.
• Sua performance varia muito pouco em relação ao seu desgaste.
BF Goodrich A/T ( Até o presente momento nota 10)
• Estão cotados entre os pneus mais caros, na revenda Michelin aqui da minha cidade custam pouco menos que um Michelin LTX A/T.
• Por enquanto merecem nota máxima porque adquiri um produto que segundo informações são de excelente durabilidade mas sobretudo porque paguei a metade do preço praticado aqui nas lojas da região.
• Atualmente continuo rodando nas mesmas condições descritas para os Pirelli Scorpion sendo que em uma das caminhonetes já rodaram 12.000 km e na outra 8.000 km e por enquanto não apresentaram nenhum problema relacionado com desgaste excessivo dificuldade de balanceamento ou qualquer outro item do gênero.
OBS - Se optar pelos Michelin escolhe os de fabricação canadense, esses te garnto que duram mesmo!!!
Dieselboy, esses pneus pela metade do preço vc comprou no Paraguay ? Se comprou, qual loja la q podemos confiar ? É tranquilo passar com a pick up pra la trocar e vir embora ?
Abraço
Leonardo Diccini
Blazer "Chalana"
Exs: Land Cruiser HDJ80, Hilux CD 95 TDI, Band 14B TDI, JPX 2.5TDI Mit, Niva 1.8AP
Descrevi em outro tópico aqui no fórum a viagem até Salto del Guairá onde adquiri os BF por metade do preço que comercializam por aqui, lá detalhei todo o procedimento necessário para efetuar uma compra sem maiores problemas.
A única recomendação que esqueci de mencionar é que procurem chegar cedo nas lojas de pneus pois geralmente enfrenta-se uma fila de veículos esperando a vez da troca, outra recomendação é que levem o dinheiro em dólar, pois os lojistas desvalorizam muito se o cliente quiser pagar em reais.
Leonardo, em geral as lojas de Salto del Guirá são muito tranquilas, não existe essa "lenda" de insegurança ou medo de assaltos, quando fui para lá haviam mais brasileiros fazendo compras do que paraguaios nas ruas. A cidade é muito tranquila e não lembra em nada aquela "muvuca" de Ciudaad del Leste (fronteira com Foz do iguaçú).
Outro detalhe, procurem ir aos sábados, pois a impressão que tive é que parece que a fiscalização dá uma certa trégua aos finais de semana.
A loja onde adquiri os BF Goodrich é o Polaco pneus, o telefone da loja é de Guaira (Brasil) - (44) 3642-2234 ou (44) 9101-2682 (Haroldo).
Sei que é inviável para aqueles que residem longe da fronteira, mas quem se interessar pode conferir através do link abaixo;
Os Pirelli Scorpion A/T 31x10,50R15 custavam U$100,00 e os Scorpion Mud/Terrain 31x10,50R15 U$110,00, todos eles já instalados e balanceados.
Os Michelin LTX A/T 31x10,50R15, Se não me engano custavam U$ 145,00 (cada).
PS - Na avenida principal (aliás, a única) fica a loja Miguel Pneus lá um vendedor me disse que seu estoque de pneus Maxxis Mudzilla havia terminado mas que em breve iria receber uma nova remessa!!! Infelizmente não tenho o telefone para contato.