Postado originalmente por
J. G. Junior
Valeu Moçada

,
Acabei de falar com um colega, que a pouco tempo teve um problema semelhante. Simplesmente a bomba de óleo não conseguia puxar o óleo. Acho que deu um aviso de nível de óleo baixo e ele parou o carro. Tinha formado a famigerada BORRA. Era a segunda troca. O óleo era trocado de 20.000 em 20.000km, conforme o fabricante. Resultado, o carro ficou parado 2 semanas esperando uma nova bomba, na revenda. Depois que recebeu o carro , vendeu. Não tinha mais confiança em um carro de 40.000km.
Outro dia estava trocando o óleo da picape e tinha um carrinho com o motor ligado. O trocador disse que estava fazendo uma limpeza com um produto para tirar a BORRA, pois o carro estava com o nível muito baixo de óleo no cárter, e filtro de óleo estava imprestável.
Ele propôs que fizesse o mesmo no meu carro. Como não sei que diabo de produto é esse, e que é colocado com um óleo de segunda e fica circulando por 15 minutos no motor ligado. Não aceitei. Ele me disse que era tipo um solvente.
Bem, acho que algo que pode ser feito diante do exposto pelos colegas, seria melhor simplesmente tirar a tampa do cabeçote, operação super bem simples e dar uma olhada. Se tiver a "famigerada", tratar de limpar.
Agora, com esse produto??? Da maneira como estava a Pajero IO, acho que só com escova e muito trabalho.
Abraços.