olá a todos.
há alguns dias atrás, resolvi trocar os óleos de diferenciais e t- case do meu vitara em casa, assim tenho certeza de que ficou bem feito, sem misturar óleos diferentes como nas bombas das casas de troca de óleo.
me deparei com um grande problema: não tenho a bomba de óleo!!!
coloquei os neurônios para funcionar e tive uma grande idéia!
não sei se alguém já havia pensado nisto antes, mas se não e se "gambiarra" desse prêmio nobel, este ano eu seria sério concorrente.
vamos lá. a engenhoca consiste no seguinte:
1 vaso de expansão de água de refrigeração de carros com sitema selado.(que tenha pelo menos uma entrada em cima e uma saída embaixo. eu usei uma de fiat uno que era a mais barata R$ 14,00)
1,5 mts. de mangueira ( usei aquelas que os pedreiros usam para medir nível, na loja de materiais de construção deram de graça)
10 cm de tubo de cobre de diâmetro compatível com a mangueira curvado
para "enganchar" no furo onde v. vai colocar o óleo, só p/ não precisar segurar durante o enchimento. ( ou algo equivalente). já tinha em casa.
1 bombinha daquelas pretas que se usa em aparelhos de medir pressão arterial e sua respectiva mangueirinha de borracha. ( a minha peguei de um aparelho velho que tinha em casa. talvez v. encontrem em farmácias e com certeza em lojas de material hospitalar, é barato +- R$ 10,00.)
apesar de ser dedutível e fácil, vou explicar como montar:
ligue a mangueira de pedreiro na saída inferior do vaso e na outra ponta o tubinho de cobre. na entrada superior coloque a bombinha e... pronto.
coloque o óleo pela tampa, feche-a bem (p/ pressão não escapar), bombeie, o ar entrará no vaso pressurizando-o e o óleo fluirá calmamente para dentro do diferencial, câmbio, t -case ou qualquer outro uso que v. precise.
simples e barato.
obs: não tente aperfeiçoar o aparato ligando-o a um compressor, nem mesmo aqueles de encher pneu chinês que as consequências serão desatrosas. o óleo será ejetado a alguns metros de distância, melecando uma área considerável. experiência própria.
espero ter contribuído. até mais.