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Convex Datacenter
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  • #13
    Usuário Avatar de Alessandro Henrique
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    Se voce aumentar o percurso do oleo, inevitavelmente estara sujeito a perdas. Contudo, por vezes as perdas sao pequenas demais para serem perceptiveis ou afetar alguma coisa. No seu caso, se utilizares um tubo com o diametro interno aproximado do encontrado no suporte do filtro deve bastar.
    As perdas sao devido ao atrito entre o fluido e as paredes do tubo bem como quando o mesmo muda de direcao (curvas/galerias do radiador, conexoes, etc..)
    Quando necessario uma das maneiras de se compensar isso eh utilizar tubos de diametro maior e evitar curvas com raio muito pequenos e curvas/conexoes em excesso.
    O termo para designar isso eh perda de carga.
    Com relacao a sua ideia de utilizar um tubo por dentro do outro, funciona. No entanto, o sistema pode ter um desempenho baixo em funcao do comprimento do tubo utilizado. Eh por este motivo que se fazem serpentinas, para aumentar a area de contato entre os fluidos e ter uma solucao compacta. Uma dica para este sistema eh o de forcar o fluxo de agua em sentido contrario ao fluxo de oleo.

    Sds.
    CJ5 1976 - 6zão
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  • #14
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    Alessandro Henrique

    Uma dica para este sistema eh o de forcar o fluxo de agua em sentido contrario ao fluxo de oleo.
    Será que em um percurso tão curto haveria um diferencial de temperatura significativo nos paredes do tubo?

    Mas pensando bem vc tem razão, na prática sempre tem algum diferencial sim... e na hora de instalar os mangotes a escolha do sentido é irrelevante para o processo de montagem, então não existem motivos para não escolhermos o sentido com mais "possibilidades" de resultados...
    Ótima Idéia, aumento de resultados sem custos extras

    Fazer uma serpentina seria uma boa mas me faltam referências de quanto eu teria de perda de pressão por volta ou algo assim.

    Se o tubo de óleo cruzasse por dentro (entrada) o tubo de água e retornasse "serpentiando" o tubo de água por fora (soldado em todo o percurso)... ?

    Qual o tamanho de contato (comprimento necessário) entre o tubo de cobre de óleo e a água ou tubo de água para um sistema destes ser eficaz?

    Quantas voltas de serpentina ao redor do tubo seriam possíveis sem arriscar reduções de pressão consideráveis ? Pergunto isso pois quanto mais voltas forem possíveis, menor poderá ser o tamanho (comprimento) do ROTT "Radiador" de Óleo Tubular Tabajara que estamos projetando juntos ...

    Seria realmente eficaz aumentar o diâmetro do tubo nas curvas? Pergunto isso pois ao aumentar a bitola de um tubo a gente reduz a pressão no trajeto de maior diâmetro... tudo bem, isso reduz o atrito, mas ao reduzir o diâmetro na volta ao motor do carro não haveriam muitas perdas?

    Acho que outro ponto a ser considerado é que ao resfriar o óleo, a pressão no sistema aumenta devido ao ganho de viscosidade, mas resta saber se o ganho de pressão é significativo com a redução da temperatura do óleo para a temperatura da água ou se para isso ele teria de ficar mais frio que a água (o que só seria possível em um sistema com eletro...)

    Talvez esse "ganho" de pressão ajude a reduzir as perdas do sistema....

    []s pensando alto e pesquisando mais na net sobre o assunto. Vou postar aqui o que aprender...

  • #15
    Usuário Avatar de Alessandro Henrique
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    Gasoso,
    Será que em um percurso tão curto haveria um diferencial de temperatura significativo nos paredes do tubo?
    A troca termica ira ocorrer porem eh dificil prever em quanto conseguiriamos reduzir a temperatura. Veja que isso depende de vazao, boa area de contato, diferenca de temperatura dos fluidos, etc..
    Fazer uma serpentina seria uma boa mas me faltam referências de quanto eu teria de perda de pressão por volta ou algo assim.
    Alguns fabricantes divulgam esta informacao por metro de tubo.
    Se o tubo de óleo cruzasse por dentro (entrada) o tubo de água e retornasse "serpentiando" o tubo de água por fora (soldado em todo o percurso)... ?
    Voce desta forma estaria aumentando a area de contato e isto ajuda no processo porem, acho dispendioso este tipo de montagem. Dependendo do diametro do tubo interno, ao realizar voltas em redor do externo pode haver uma certa dificuldade na conformacao. Soldar seria dificil pelo risco de romper a parede do tubo e principalmente se tivermos materiais diferentes.
    Qual o tamanho de contato (comprimento necessário) entre o tubo de cobre de óleo e a água ou tubo de água para um sistema destes ser eficaz?

    Quantas voltas de serpentina ao redor do tubo seriam possíveis sem arriscar reduções de pressão consideráveis ? Pergunto isso pois quanto mais voltas forem possíveis, menor poderá ser o tamanho (comprimento) do ROTT "Radiador" de Óleo Tubular Tabajara que estamos projetando juntos ...
    Este tipo de coisa nao eh muito facil de se determinar, nao eh tao simples assim. Pelo lado teorico, o dimensionamento correto implica no uso de equacoes complexas. Embora eu esteja opinando sobre trocas termicas, saliento que o projeto de trocadores de calor nao eh minha praia.
    Seria realmente eficaz aumentar o diâmetro do tubo nas curvas? Pergunto isso pois ao aumentar a bitola de um tubo a gente reduz a pressão no trajeto de maior diâmetro... tudo bem, isso reduz o atrito, mas ao reduzir o diâmetro na volta ao motor do carro não haveriam muitas perdas?
    Nao vejo necessidade disto. Veja que o sistema nao eh extenso, possuindo poucos centimetros de tubo. O que se deve ter cuidado e com o diametro do mesmo. Veja que quando falamos em perdas estamos falando do somatorio das mesmas que ocorrem em todas as partes. Se conseguirmos reduzi-las em um ponto que seja, ja ha beneficio.
    Acho que outro ponto a ser considerado é que ao resfriar o óleo, a pressão no sistema aumenta devido ao ganho de viscosidade, mas resta saber se o ganho de pressão é significativo com a redução da temperatura do óleo para a temperatura da água ou se para isso ele teria de ficar mais frio que a água (o que só seria possível em um sistema com eletro...)
    Esta informacao o fabricante do lubrificante pode fornecer, curva viscosidade x temperatura.
    CJ5 1976 - 6zão
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  • #16
    Usuário Avatar de leopoldo
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    Citação Postado originalmente por Gasoso
    1-seriam kits de adaptação para refrigeração de óleo já prontos?
    2-Se for, vc sabe se tem para os fiestas com motor Endura.
    3-Que peça é aquela da foto grande, com dois furos para parafusos e quatro conexões de mangueiras... ?
    4-Seria um dreno de óleo para ligar no bloco ou coisa parecida? Nesta eu voei...
    1- Kits prontos, consulte o catálogos dos fabricantes que eu anexei
    2- Não tenho a mínima ideia
    3- Suporte remoto para o filtro de óleo. 1 É entrada e a outra , 1 saida de óleo, vc escolhe e fecha as outras(as setas no fundido indicam a entrada/saída), ou como eu fiz, entrada, saída, sensor de pressão, sensor de temperatura.

    No bloco do motor vc coloca o adaptador/desvio de óleo. No para lama ou na parede de fogo, vc parafusa esse suporte e é onde ficará o filtro de óleo.

    Veja que exitem adaptadores para só colocar radiador externo, só para colocar o filtro em outra posição e adaptadores para AMBAS as tarefas.

    As fotos que eu anexei são auto explicativas.

    4- Resposta acima
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #17
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    Citação Postado originalmente por leopoldo
    3- Suporte remoto para o filtro de óleo. 1 É entrada e a outra , 1 saida de óleo, vc escolhe e fecha as outras(as setas no fundido indicam a entrada/saída), ou como eu fiz, entrada, saída, sensor de pressão, sensor de temperatura.

    No bloco do motor vc coloca o adaptador/desvio de óleo. No para lama ou na parede de fogo, vc parafusa esse suporte e é onde ficará o filtro de óleo.
    Leopoldo

    Estou a tempo procurando esse suporte para o segundo filtro com 2 entradas e duas saídas, exatamente para a colocação dos sensores de temperatura e pressão do óleo, além do filtro.
    Poderia o amigo me informar onde consigo adquirir aqui no Brasil o dito cujo?

    Gasoso

    Andei dando uma olhada na sua frota de leões-- Sombra e Escuridão -- e nas maravilhosas dunas da nossa querida Natal. Acho com toda sinceridade que nenhum sistema de refrigeração de óleo será suficiente para baixar a temperatura do esforço continuado que os leões sofrem andando nessas pirambeiras. Ainda mais, usando combustível GNV.Sugiro que você tente melhorar, ainda mais, o sistema de refrigeração. Afinal, a finalidade primordial do óleo do motor é lubrificar e não refrigerar ( se bem que ele acaba ajudando).
    Se não for possível melhorar a refrigeração, acho melhor substituir o motor, ou quem sabe o carro, por um com motor mais potente.

    Boa sorte e parabéns pela equipe de "zequinhas".

  • #18
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    www.raceforce.com.br

    foi onde comprei o suporte para o filtro do meu CJ.
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    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #19
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    beni-rj,

    Andei dando uma olhada na sua frota de leões-- Sombra e Escuridão -- e nas maravilhosas dunas da nossa querida Natal.
    Vc entendeu o espírito dos nomes das minhas Viaturas, oops feras ...

    Acho com toda sinceridade que nenhum sistema de refrigeração de óleo será suficiente para baixar a temperatura do esforço continuado que os leões sofrem andando nessas pirambeiras. Ainda mais, usando combustível GNV.Sugiro que você tente melhorar, ainda mais, o sistema de refrigeração. Afinal, a finalidade primordial do óleo do motor é lubrificar e não refrigerar ( se bem que ele acaba ajudando).
    Estou melhorando todo o conjunto de refrigeração... O radiador original está sendo substituído por um de chevette (manutenção facilitada e muito barato) e a polia de acoplamento viscoso + helice por um eletro ventilador para que a refrigeração independa da rotação do motor ...
    O post está na área da Suzuki pois a adaptação interessa mais ao povo daquelas bandas....

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=18990

    Ainda não comprei a peça, só olhei, mas o suporte do filtro com 4 saídas foi fácil de achar... lojas de peças para caminhões ou tratores vendem diversos modelos...
    Difícil está sendo o flange de saída do óleo no motor... Conforme já postei, os vitaras utilizam os mesmo filtros de óleo dos motores endura da FORD, que naum são máquinas de uso comum em Tunnings de motor...
    O luz no fim do túnel chegou hoje, mas ainda naum pude confirmar, até agora é só boato... parece que este filtro tem o mesmo encaixe dos motores ZETEC, inclusive dos grandes (2.0)... as diferenças para os modelos seriam o tamanho e capacidade de filtragem, não os encaixes... Se isso confirmar, fica mais fácil conseguir o flange já pronto pois seriviria o flange para qualquer modelo ford mais novo...

    Se alguem puder confirmar isso eu agradeço muito e se alguem souber quem vende estes flanges para a mecânica Ford também tá valendo...

    Um torneiro daqui pediu 120 latinhas para fazer a peça sob medida. Achei um roubo e resolvi procurar mais um pouco....

    Inicialmente não levei fé em nenhuma das lojas dos links acima. Primeiro pois a maioria é fora do Brasil..., mas como parece que o Leopoldo já comprou na Raceforce ( é nacional), vou tentar contato depois e posto o resultado aqui outra hora...

    Se não for possível melhorar a refrigeração, acho melhor substituir o motor, ou quem sabe o carro, por um com motor mais potente.
    Pensei em colocar um Ap 2.0 depois acabei desistindo... cheguei a tentar comprar o flange na Deep Tec ... depois a coisa esfriou e resolvi por hora manter a mecânica original... talvez no futuro eu até venda o conjunto todo para adaptar o AP se pegar um bom preço, mas por hora fica assim. Tem muita gente que procura os motores 16v para os viatarinhas pois os quase 100Cv deles fazem um bem danado para a agilidade dos modelos pequenos...
    Outro fator que me fez desistir por hora disso é que as peças dos motores suzuki estão com preços muito bons...

    Boa sorte e parabéns pela equipe de "zequinhas".
    Famíla unida faz trilha unida o único problema é que o mais velho já quer trocar de lugar comigo ... "papai deixa eu fazer esta manobra...."
    Já já quem vira zequinha sou eu

    []s

  • #20
    Marcelo, eu comprei esse resfriador de óleo, que nada mais é que 2 peças de alumínio com aletas e presos com uma abraçadeira, que fazem um sanduíche no corpo do filtro de óleo . . . como o Mestre Leopoldo comentou, se não for do mesmo lado do coletor de escape, blz. . . no meu caso, é um 4cc de opala e o filtro fica do lado contrário. . . então blz. . .
    Tenho uma dúvida. . . ele ajuda a resfriar o óleo mas, acredito que ele precise de circulação do ar pra poder dissipar o calor, certo ?? E como nossas viaturas não são projetadas para altas velocidades, não seria bom montar um cooler, desses parecidos ou os mesmos de fontes de computador, na parte de cima do dissipador, tendo a função dele soprar o ar por entre as aletas e ajudar a dissipar o calor ??
    Estou enviando a foto do dissipador em questão. . . . pro pessoALL analisar.. ..

    [ ]´s
    Dias
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -resfriador_168.jpg  

  • #21
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    Dias, Onde você arrumou essa imagem do dissipador de calor ? onde tem para vender ?

  • #22
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    Nao creio que este dissipador ajude muito, embora o mesmo dissipe calor, melhores resultados seriam obtidos com aletas contendo o dobro da altura.


    Sds.
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  • #23
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    Parece os mesmos dissipadores de calor utilizados em processadores de computador.

  • #24
    Fala Cristiano, comprei no Mercado Livre, aqui tem a lista dos vendedores. . .. que eu me lembre, eram apenas dois. . . http://lista.mercadolivre.com.br/refrix
    Fala Alessandro, eu tb achei meio baixo o tamanho das aletas, mas como diz a propaganda, de acordo com a velocidade, há a maior passagem do ar pelas aletas, dissipando, por isso que eu quero adaptar um cooler de fonte de computador soprando o ar em cima do filtro, bem em cima da tampa do filtro. . . isso tb só vou colocar se ver q naum fica muito boqueta. . . . sei lá. . .heeheheh

    [ ]´s
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