x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 19
  • #1
    Usuário
    Entrada
    22/07/2013
    Local
    São José dos Campos/SP
    Idade
    44
    Posts
    212
    Agradecimentos: 0

    Post Motores perkins - esclarecimentos




    BOM DIA PESSOAL...

    ABAIXO POSTEI ALGUMAS LINHAS DE UMA PEQUENA PESQUISA QUE FIZ SOBRE OS MOTORES PERKINS.
    ESTOU COM UM MAXXION ( É COMO ESTA ESCRITO NA PARTE DE CIMA DO MOTOR ) NA MINHA F75. SO QUE QUANDO PROCURO INFORMAÇÕES SOBRE ESTE, MUITOS LOGISTAS DE LOJAS ESPECIALIZADAS SE REFEREM AO MAXXION S4. SEGUNDO O QUE DIZ ABAIXO ESTA CORRETO CERTO? POREM, FUI TROCAR OS FILTROS DE OLEO E DE AR OUTRO DIA E ME FALARAM QUE O MEU É O MAXXION 4.5 QUE VINHA NAS D20 ANTIGAMENTE E NÃO O 2.5 COMO APARECEM EM ALGUNS LUGARES.

    As versões a diesel empregaram inicialmente o Perkins Q20B4, um motor naturalmente aspirado de 3.9L de 87cv e 4 cilindros, uma evolução do Perkins 4236 utilizado na Série 10, desenhado especificamente para a linha GM, esse propulsor tinha ruído, consumo e vibração consideravelmente menores que seu antecessor. Ao fim de 1991, com a aquisição da Perkins do Brasil pela Iochpe-Maxion, o Perkins Q20B4 sofreu mais uma série de melhorias que reduziram seu peso, aumentaram sua potência e suavizaram ainda mais seu funcionamento, esse novo motor passou a se chamar Maxion S4, imediatamente equipando as picapes desse ano-modelo. Também de 4 cilindros, mas agora com 4 litros de capacidade volumétrica passou a desenvolver 90cv na versão aspirada. À partir da linha 1992 foi disponibilizada também a inédita versão Turbo, o chamado S4T, de 125cv, para concorrer com a Ford F-1000 Turbo. Em 1995, a Iochpe-Maxion reformulou o motor superalimentado, com novos bicos injetores, cabeçote e turbocompressor valvulado (waste gate) visando enquadrá-lo à norma Euro-II de emissões, em razão de suas exportações para o mercado Europeu. O novo motor passou a se chamar S4T-Plus, agora com 150cv.


    PODENDO ME AJUDAR A ESCLARECER MINHAS DUVIDAS, FICAREI MUITO GRATO...

    ABRAÇOS
    FABIO DINIZ

  • #2
    Usuário Avatar de mali9ski
    Entrada
    25/05/2010
    Local
    Itaiopolis Santa e Bela Catarina/AC
    Idade
    35
    Posts
    1,982
    Agradecimentos: 3
    Citação Postado originalmente por Fabio Diniz Ver Post
    BOM DIA PESSOAL...

    ABAIXO POSTEI ALGUMAS LINHAS DE UMA PEQUENA PESQUISA QUE FIZ SOBRE OS MOTORES PERKINS.
    ESTOU COM UM MAXXION ( É COMO ESTA ESCRITO NA PARTE DE CIMA DO MOTOR ) NA MINHA F75. SO QUE QUANDO PROCURO INFORMAÇÕES SOBRE ESTE, MUITOS LOGISTAS DE LOJAS ESPECIALIZADAS SE REFEREM AO MAXXION S4. SEGUNDO O QUE DIZ ABAIXO ESTA CORRETO CERTO? POREM, FUI TROCAR OS FILTROS DE OLEO E DE AR OUTRO DIA E ME FALARAM QUE O MEU É O MAXXION 4.5 QUE VINHA NAS D20 ANTIGAMENTE E NÃO O 2.5 COMO APARECEM EM ALGUNS LUGARES.

    As versões a diesel empregaram inicialmente o Perkins Q20B4, um motor naturalmente aspirado de 3.9L de 87cv e 4 cilindros, uma evolução do Perkins 4236 utilizado na Série 10, desenhado especificamente para a linha GM, esse propulsor tinha ruído, consumo e vibração consideravelmente menores que seu antecessor. Ao fim de 1991, com a aquisição da Perkins do Brasil pela Iochpe-Maxion, o Perkins Q20B4 sofreu mais uma série de melhorias que reduziram seu peso, aumentaram sua potência e suavizaram ainda mais seu funcionamento, esse novo motor passou a se chamar Maxion S4, imediatamente equipando as picapes desse ano-modelo. Também de 4 cilindros, mas agora com 4 litros de capacidade volumétrica passou a desenvolver 90cv na versão aspirada. À partir da linha 1992 foi disponibilizada também a inédita versão Turbo, o chamado S4T, de 125cv, para concorrer com a Ford F-1000 Turbo. Em 1995, a Iochpe-Maxion reformulou o motor superalimentado, com novos bicos injetores, cabeçote e turbocompressor valvulado (waste gate) visando enquadrá-lo à norma Euro-II de emissões, em razão de suas exportações para o mercado Europeu. O novo motor passou a se chamar S4T-Plus, agora com 150cv.


    PODENDO ME AJUDAR A ESCLARECER MINHAS DUVIDAS, FICAREI MUITO GRATO...

    ABRAÇOS
    FABIO DINIZ
    O maxion das D20 são os S4...

    nas F1000 blazer defender , são os hsd 2.5

    os s4 são bem maiores e pesados que os hsd

    esse é o hsd 2.5

    Motores perkins - esclarecimentos-232578d1277957084-vendo-motor-hsd-2-5-maxion-dsc00975.jpg

    e esse é um S4

    Motores perkins - esclarecimentos-212289d1266489976-motor-maxion-s4-dsc00071.jpg

    o S4 para o 4236 por fora muda praticamente só a tempa de valvulas, os canos de bico coletores de escape, juntas.... são iguais, até aquela tampa de ferro atras do cabeçote é igual, e por dentro são poucas mudanças mais é o plus que tem pistões refrigerados.... a maior diferença para o q20b é na bomba injetora, o S4 tem um bosch rotativa e o q20b tem um cav, s4 4.5 não tem....tem os perkins P4000 mas é outra historia


    valew
    4X4 Brasil
    GAIOLA 4X4 SÓ NÃO PASSA NA BLITZ.................http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...la-4x4-27.html

  • #3
    Usuário
    Entrada
    22/07/2013
    Local
    São José dos Campos/SP
    Idade
    44
    Posts
    212
    Agradecimentos: 0
    mali9ski

    Opa, o primeiro a se pronunciar... muito obrigado pela ajuda!!
    Então, te falar que pela foto o que esta na Jubiraca (F-75) não me parece com esses acima, mas vou tirar uma foto e posto aqui, assim conseguirá me dar uma luz...hehe O que esta nela, foi retirado de uma empilhadeira. Esta em otimo estado, quando vou pra roça com a bichinha, o som do motor é até relaxante.kkkk
    Abraçosssss

  • #4
    Usuário Avatar de rfdex
    Entrada
    20/06/2005
    Local
    Brasilia/DF
    Idade
    41
    Posts
    2,340
    Agradecimentos: 17
    Com a foto a charada fica fácil! Poste quando possível. Abraço.
    Raphael - PU2BIG
    Ford Truck

  • #5
    Usuário
    Entrada
    22/07/2013
    Local
    São José dos Campos/SP
    Idade
    44
    Posts
    212
    Agradecimentos: 0
    Motores perkins - esclarecimentos-dscf1836.jpgMotores perkins - esclarecimentos-dscf1833.jpg Motores perkins - esclarecimentos-dscf1837.jpgbom, esse o coração a Jabiraca... postarei uma foto dela de frente para apreciação. curto muito esta pickup!! Então, eu não sabia qual era este motor, mais de tanto perguntar por ai na rua, acho que o tal perkins s4t e o maxion são os mesmos motores, correto?rsrss Recorro a vc para orientação!
    Abraços e valeu gente pelo apoio!!

  • #6
    Usuário
    Entrada
    22/07/2013
    Local
    São José dos Campos/SP
    Idade
    44
    Posts
    212
    Agradecimentos: 0
    Nesse dia, cheguei no sitio e percebi que o pedal de freio estava la embaixo. Ai quando fui verificar vi que o óleo estava no talo, e la embaixo no eixo traseiro onde poissui um T de distribuição das rodas traseiras estava cheio de óleo corroendo a pintura do meu chassi.kkkkk BOm, resultado, voltamos com um tiquinho de freio no reservatório, usando 99% do freio motor. DRAMA. Quando cheguei no posto BR quando fui ver, o tal conduite de aço galvanizado ja tinha se partido e estavamos sem freio na roda traseira direita...Coisa simples de arrumar, depois que vi o meca arrumar e me instruir, mas na hora da um frio do cão!
    Abraços

  • #7
    Usuário Avatar de rfdex
    Entrada
    20/06/2005
    Local
    Brasilia/DF
    Idade
    41
    Posts
    2,340
    Agradecimentos: 17
    Esse motor aparenta ser um Perkins mesmo. Saudações
    Raphael - PU2BIG
    Ford Truck

  • #8
    Usuário Avatar de mali9ski
    Entrada
    25/05/2010
    Local
    Itaiopolis Santa e Bela Catarina/AC
    Idade
    35
    Posts
    1,982
    Agradecimentos: 3
    Citação Postado originalmente por Fabio Diniz Ver Post
    Motores perkins - esclarecimentos-dscf1836.jpgMotores perkins - esclarecimentos-dscf1833.jpg Motores perkins - esclarecimentos-dscf1837.jpgbom, esse o coração a Jabiraca... postarei uma foto dela de frente para apreciação. curto muito esta pickup!! Então, eu não sabia qual era este motor, mais de tanto perguntar por ai na rua, acho que o tal perkins s4t e o maxion são os mesmos motores, correto?rsrss Recorro a vc para orientação!
    Abraços e valeu gente pelo apoio!!
    È um 4236 Q20b....mesmo.... como havia dito é muito semelhante com os S4.....

    Ficaria d hora uma turbininha nele......
    GAIOLA 4X4 SÓ NÃO PASSA NA BLITZ.................http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...la-4x4-27.html

  • #9
    Usuário Avatar de Marcus Brandão
    Entrada
    13/01/2012
    Local
    Brasilia/DF
    Idade
    60
    Posts
    1,026
    Agradecimentos: 0
    Fabio, não consigo te dizer se é um perkins mais antigo ou um q20b.
    todos os Q20Bs que conheço são azuis como o que está no Gafanhoto. Os perkins mais antigos tinham os filtros de diesel atráz da BI mas é só uma questão de suporte.
    Oa motores S4 têm a tampa de valvulas quadrada em alumínio e não arredondada como os Perkins
    Em todo caso concordo com o Mali. Uma turbinina ia melhorar muito.

  • #10
    Usuário
    Entrada
    28/05/2004
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Idade
    55
    Posts
    1,338
    Agradecimento: 1
    Fábio, seu motor pode ser um 4236 ou Q20B. Maxion S4 com certeza não é.

    A diferença mais significativa entre os dois está no fato do 4236 ter 5 anéis no pistão enquanto o Q20B tem apenas 3 anéis. A menor quantidade de anéis deixa o motor um pouco mais silencioso e mais elástico nas acelerações.
    Existe também diferença nos porta injetores, maiores nos 4236, os seus parecem ser do Q20.
    Sairam Q20B com bomba CAV e Bosch VE enquanto que nos 36 somente com CAV mas é possível instalar a Bosch nele.
    Como seu exemplar veio de uma empilhadeira, é possível que ainda ele esteja com a bomba da versão agrícola que limita um pouco a velocidade máxima.
    Eu tenho uma F com esse motor tb, só alegria e muitos KM de estrada em 7 anos!
    Parabéns pela viatura!

    abraço

  • #11
    Usuário
    Entrada
    22/07/2013
    Local
    São José dos Campos/SP
    Idade
    44
    Posts
    212
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por RogérioNunes Ver Post
    Fábio, seu motor pode ser um 4236 ou Q20B. Maxion S4 com certeza não é.

    A diferença mais significativa entre os dois está no fato do 4236 ter 5 anéis no pistão enquanto o Q20B tem apenas 3 anéis. A menor quantidade de anéis deixa o motor um pouco mais silencioso e mais elástico nas acelerações.
    Existe também diferença nos porta injetores, maiores nos 4236, os seus parecem ser do Q20.
    Sairam Q20B com bomba CAV e Bosch VE enquanto que nos 36 somente com CAV mas é possível instalar a Bosch nele.
    Como seu exemplar veio de uma empilhadeira, é possível que ainda ele esteja com a bomba da versão agrícola que limita um pouco a velocidade máxima.
    Eu tenho uma F com esse motor tb, só alegria e muitos KM de estrada em 7 anos!
    Parabéns pela viatura!

    abraço
    Marcus e Rogério, obrigado pelo apoio.

    Bom, sobre as duvidas... hehehe
    Eu lia ai vcs falando sobre BI pra todo lado e não saia a que se referia, nestas conversas agora, eu percebi que estão falando da Bomba Injetora ( BI ) correto? rsrs
    Marcão, cara, nessa aí eu penso sim e, colocar uma turbina, mas antes, segundo meu meca, trocando a BI, ja daria um impulso maior, nos levando Rogério a nossa segunda pergunta.hehe
    Essa bi que vc mencionou que seria a original (agricola) como vejo isso nela? E sobre este lance de anéis no pistão. Cara, não sou conhecedor no assunto mecanica. Estou começando a entender(fuxicar) agora então peço paciencia.hehe Sei que o meu é meio travado sim, tem força, mas não tem velocidade, 4 marchas pra ela é pouca. O que seriam os porta injetores??

    Gente valeu a dica, e vamos aprimorando...

    Rogerio, Marcus, venho seguindo o topicos de vcs e achando muito legal que vem sendo postado...

    Abraços

  • #12
    Usuário
    Entrada
    22/07/2013
    Local
    São José dos Campos/SP
    Idade
    44
    Posts
    212
    Agradecimentos: 0
    Ah sim, esqueci... Esse adesivo de maxxion na tampa de cima do motor. é propagando enganosa??

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. D40 Perkins é boa compra
      Por Henrique B no fórum Picapes
      Respostas: 4
      Última resposta: 04/12/2011, 10:30
    2. Motores Perkins
      Por ROME87 no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 7
      Última resposta: 15/06/2006, 01:55
    3. Perkins no CJ5
      Por Teseu no fórum Jeep Willys
      Respostas: 12
      Última resposta: 10/06/2006, 23:20
    4. CARACTERÍSTICAS DO PERKINS.
      Por Cowboy no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 9
      Última resposta: 29/10/2004, 07:43

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade