Bem, sempre tem essa saída também....eu sou adepto sempre do seguinte: O que for mais fácil, rápido, eficiente e barato....não necessariamente nessa ordem....e com certeza, alguns desses pontos se conflitam bastante as vezes....mas são os pontos que sempre pondero.
Por incrível que pareça, alguns VCRs e até mais antigos, chegaram a usar capacitores "com" esse conceito. Eles alimentavam o circuito do relógio em caso de falta de energia para que não perdesse a contagem. Não sei se é verdade, mas um eng. na Panasonic me disse (não me recordo o modelo do VCR) que na época usavam um capacitor que poderia manter o relógio por até 6 meses com o equipamento desligado....tudo isso pra não ter que usar uma bateria sequer, nem mesmo como as das BIOS nos PCs de hoje.....acho que devem ter pesquisas muito boas nessa área...até mesmo aqui no Brasil. Ainda não vi, mas acho que seria uma saída muito interessante para os celulares como ponto de partida.....
Quanto as células de combustível, isso realmente, pelo menos pra mim, é umas das idéias contemporêneas mais brilhantes que existem. OK, talvés, aquela latinha de cerveja que gela na hora ao abrir sem precisar de geladeira seja a melhor:-D , mas pra não fugir do tópico....hehehe.....Se eu disser pra vc, que já vi um Ford rodando com célula de combustível acreditaria ? Célula de combustível + um conjunto de baterias + dois motores elétricos e central eletrônica de comando. Mas foi como vc disse, adeus diferencial, câmbio, graxa.....coisas que me impressionaram muito: foi a eficiência e autonomia do conjunto, muito melhor do que os híbridos que já são de linha, o conforto por conta do silêncio e simplicidade ao dirigir, é o preço....calculado em meio milhão de doletas hoje, e isso pra um carro compacto tipo um Fiesta....sem contar que o resíduo da célula é água....adeus fumaça, escapamento.....não sei não....muitos poderesos que controilam o mundo dependem do dinheiro movimentado pela indústria do petróleo....acredito que essa coisa, poderia ser evoluída em 5-10 anos se quisessem.....se quisessem....
Abs