Postado originalmente por
Sukys
Leo,
Tenho celular desde que foi implantado o sistema aqui em Sampa, lá pelos idos do começo dos anos noventa, e de lá pra cá já tive celulares equipados com bateria de níquel-cadmio, níquel metal hidróxido e ion de lítio, exatamente nesta "escala evolutiva", mas temos que considerar que estes três modelos fazem referência a tipos diferentes, assim como a de chumbo-ácido também é de um outro tipo.
Em dez anos os celulares mudaram de tipo de bateria, o que não signica, necessáriamente, que houve evolução tecnológica para cada um destes tipos. Niquel-cádmio, por exemplo, é um tipo de bateria que tem décadas de uso e assim como a chumbo-ácido já está com a tecnologia muito amadurecida, não tem muito mais o que evoluir.
Percebeu como esta sua comparação sobre a evolução das baterias de celular torna-se inviável quando analisada mais de perto?
Em todos os modelos de bateria existe tecnologia empregada, que é tanto maior quanto maior a complexidade de fabrico, e cada tipo possui vantagens, desvantagens e relação custo/benefício mais apropriado para determinadas aplicações.
Por exemplo, deixando de lado o custo e fazendo uso do que existe de mais interessante em termos densidade de energia (e de tabela em termos de tecnologia) imagine combinar "n" células de ion de lítio para configurar uma bateria com capacidade de, digamos, 40A/h. A encrenca já começa na tensão, uma vez que cada célula de ion de lítio gera 3,6 volts (e a combinação mais próxima do uso automotivo vai dar 14,4 volts) passa pelo processo de carga que tem várias "frescuras" e vai despencar na capacidade de pico, onde talvez esta bateria hipotética nem tenha como mover o motor de arranque de forma satisfatória. Isso numa análise rápida, porque se colocar a coisa na ponta do lápis aparecerão outras implicações.
Quando o assunto é bateria para uso automotivo, Leo, não tem jeito, é chumbo-ácido na cabeça, que embora bem evoluida ainda aparece alguma novidade de tempos em tempos, o que também não significa que tudo esteja no mesmo saco, já que existem fabricantes e fabricantes, e o fato de um fazer porcaria não significa que todos fazem, alem do que qualidade tem seu preço.
Sds,
Sukys