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  • #1

    Injetores de gasolina NIppon Denso




    Bom dia.

    Pretendo trocar os bicos injetores da minha Pajero GLS-B 3.0 V6 (12V SOHC)

    OS bicos que estão nela são Nippon Denso 195500-3030 (azuis)

    Além de eu não ter conseguido, até o momento, achar um catálogo que tenhas as informações de vazão, tamanho, etc, só tenho encontrado estes bicos injetores usados.

    Os bicos Nippon Denso 195500-3170 (verdes), segundo os vendedores, se aplicam a minha Pajero, e estes eu encontro novos.

    Alguém tem um catálogo de bicos injetores com as informações necessárias para a comparação ou sabe me dizer com segurança se posso usar os 195500-3170 (verdes) ou se há alguma outra aplicação compatível?

    Desde já agradeço
    fuck the fuel economy
    PU9-EDC - Pajero GLS-B 3.0 V6

  • #2
    Usuário Avatar de Amostardeiro
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    Citação Postado originalmente por Tio Eddie Ver Post
    Bom dia.

    Pretendo trocar os bicos injetores da minha Pajero GLS-B 3.0 V6 (12V SOHC)

    OS bicos que estão nela são Nippon Denso 195500-3030 (azuis)

    Além de eu não ter conseguido, até o momento, achar um catálogo que tenhas as informações de vazão, tamanho, etc, só tenho encontrado estes bicos injetores usados.

    Os bicos Nippon Denso 195500-3170 (verdes), segundo os vendedores, se aplicam a minha Pajero, e estes eu encontro novos.

    Alguém tem um catálogo de bicos injetores com as informações necessárias para a comparação ou sabe me dizer com segurança se posso usar os 195500-3170 (verdes) ou se há alguma outra aplicação compatível?

    Desde já agradeço
    Eddie

    Não sei se vai te ajudar, na minha Cherokee coloquei os bicos do Astra 2.0 da Bosch, além da indicação de um Cherokero, dei uma boa "estudada" no catálogo da Bosch que esta disponível na internet, é só consultar.

    Abs
    Antonio - PU3VAP
    USE SEMPRE O CINTO DE SEGURANÇA
    XJ 97 AT, lift 3"+ 31"+bloqueio+guincho 9klbs, Defender 110 2002.

  • #3
    Citação Postado originalmente por Amostardeiro Ver Post
    Eddie

    Não sei se vai te ajudar, na minha Cherokee coloquei os bicos do Astra 2.0 da Bosch, além da indicação de um Cherokero, dei uma boa "estudada" no catálogo da Bosch que esta disponível na internet, é só consultar.

    Abs
    Boa dica Antonio, vou dar uma olhada no catálogo da BOSCH.
    E como ficou a Cheroka com os bicos do astra?

    Abs
    fuck the fuel economy
    PU9-EDC - Pajero GLS-B 3.0 V6

  • #4
    Usuário Avatar de Amostardeiro
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    Citação Postado originalmente por Tio Eddie Ver Post
    Boa dica Antonio, vou dar uma olhada no catálogo da BOSCH.
    E como ficou a Cheroka com os bicos do astra?

    Abs
    Eddie

    Os bicos do Astra são plug and play para a Cherokee, melhorou muito em vários aspectos: partida mais fácil, aceleração e em menor grau consumo, com certeza deve haver algo para a Pajero.

    Abs

    PS Comprei no Mercado Livre.
    Antonio - PU3VAP
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  • #5
    Citação Postado originalmente por Amostardeiro Ver Post
    Eddie
    Os bicos do Astra são plug and play para a Cherokee, melhorou muito em vários aspectos: partida mais fácil, aceleração e em menor grau consumo, com certeza deve haver algo para a Pajero.
    Abs
    PS Comprei no Mercado Livre.
    Muito bom Antonio.

    No catálogo da bosch achei bicos para a Pajero e já achei no mercado livre com um preço razoável.
    Apenas não tenho referência da vazão dos bicos que estão na pajero para comparar.
    Tenho as medidas do teste de vazão mas não sei como compará-las com a vazão nominal dos bicos.

    Vamos falando

    Abs
    fuck the fuel economy
    PU9-EDC - Pajero GLS-B 3.0 V6

  • #6
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    Citação Postado originalmente por Tio Eddie Ver Post
    Muito bom Antonio.

    No catálogo da bosch achei bicos para a Pajero e já achei no mercado livre com um preço razoável.
    Apenas não tenho referência da vazão dos bicos que estão na pajero para comparar.
    Tenho as medidas do teste de vazão mas não sei como compará-las com a vazão nominal dos bicos.

    Vamos falando

    Abs
    Eddie

    Já deu uma olhada na Rockauto?

    Abs
    Antonio - PU3VAP
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  • #7
    Usuário Avatar de Walter da Camper
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    Eddie, sua preocupação é em relação à vazão média, ou à vazão máxima?
    Mesmo que a vazão média for diferente da original, a central ao ler o excesso ou a falta de combustível na sonda lambda, irá corrigir o tempo de injeção até encontrar a mistura estequiométrica.
    Por outro lado, se a vazão máxima for menor que a do bico original haverá limitação no rendimento do motor quando exigido ao máximo.
    Daí podemos concluir que a utilização de um bico com maior capacidade de vazão poderá melhorar o rendimento do motor, sem comprometer o consumo nas médias acelerações, diante da compensação citada acima.

  • #8
    Citação Postado originalmente por Walter da Camper Ver Post
    Eddie, sua preocupação é em relação à vazão média, ou à vazão máxima?
    Mesmo que a vazão média for diferente da original, a central ao ler o excesso ou a falta de combustível na sonda lambda, irá corrigir o tempo de injeção até encontrar a mistura estequiométrica.
    Por outro lado, se a vazão máxima for menor que a do bico original haverá limitação no rendimento do motor quando exigido ao máximo.
    Daí podemos concluir que a utilização de um bico com maior capacidade de vazão poderá melhorar o rendimento do motor, sem comprometer o consumo nas médias acelerações, diante da compensação citada acima.
    Excelentes e esclarecedoras observações Walter.
    Na real não manjo nada de bicos injetores a gasolina, nunca havia mexido neles em nenhum carro que tive.
    Estou buscando informações para aprender e para tentar não fazer besteiras.

    []s
    fuck the fuel economy
    PU9-EDC - Pajero GLS-B 3.0 V6

  • #9
    Usuário Avatar de Walter da Camper
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    A substituição de bicos por modelos compatíveis alternativos é perfeitamente válida, desde que todos os bicos sejam substituídos pelo mesmo modelo. Assim evita-se problemas com eventuais diferenças de vazão.
    Num projeto ideal, o motor deveria ter uma sonda lambda para cada cilindro, assim seria possível a ECU corrigir individualmente a injeção de cada bico. Na real, a sonda lambda é uma só para todos os cilindros e sua leitura reflete a média da queima dos 6 cilindros. Se 1 bico tiver menor vazão que os demais, a ECU vai enriquecer a mistura de todos de uma vez só e aí teremos 5 cilindros com mistura rica compensando 1 com mistura pobre, ocasionando alto consumo.
    Se ocorrer o contrário, ou seja 1 bico mandando excesso de vazão, a ECU vai empobrecer a mistura e o carro poderá até ficar mais econômico, porém trabalhando numa situação perigosa devido à alta temperatura gerada pela mistura pobre nos 5 restantes.
    Portanto, os bicos podem ser diferentes do original, desde que todos sejam idênticos entre si.

    Seria interessante se algum especialista confirmasse/corrigisse essas informações, pois cheguei a essas conclusões apenas aplicando raciocínio lógico sobre o funcionamento do sistema, sem ter feito testes na prática.

    Citação Postado originalmente por Tio Eddie Ver Post
    Excelentes e esclarecedoras observações Walter.
    Na real não manjo nada de bicos injetores a gasolina, nunca havia mexido neles em nenhum carro que tive.
    Estou buscando informações para aprender e para tentar não fazer besteiras.

    []s
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  • #10
    Citação Postado originalmente por Walter da Camper Ver Post
    A substituição de bicos por modelos compatíveis alternativos é perfeitamente válida, desde que todos os bicos sejam substituídos pelo mesmo modelo. Assim evita-se problemas com eventuais diferenças de vazão.
    Num projeto ideal, o motor deveria ter uma sonda lambda para cada cilindro, assim seria possível a ECU corrigir individualmente a injeção de cada bico. Na real, a sonda lambda é uma só para todos os cilindros e sua leitura reflete a média da queima dos 6 cilindros. Se 1 bico tiver menor vazão que os demais, a ECU vai enriquecer a mistura de todos de uma vez só e aí teremos 5 cilindros com mistura rica compensando 1 com mistura pobre, ocasionando alto consumo.
    Se ocorrer o contrário, ou seja 1 bico mandando excesso de vazão, a ECU vai empobrecer a mistura e o carro poderá até ficar mais econômico, porém trabalhando numa situação perigosa devido à alta temperatura gerada pela mistura pobre nos 5 restantes.
    Portanto, os bicos podem ser diferentes do original, desde que todos sejam idênticos entre si.

    Seria interessante se algum especialista confirmasse/corrigisse essas informações, pois cheguei a essas conclusões apenas aplicando raciocínio lógico sobre o funcionamento do sistema, sem ter feito testes na prática.
    Boa Walter, faz todo o sentido.

    []s
    fuck the fuel economy
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  • #11
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    Citação Postado originalmente por Walter da Camper Ver Post
    Eddie, sua preocupação é em relação à vazão média, ou à vazão máxima?
    Mesmo que a vazão média for diferente da original, a central ao ler o excesso ou a falta de combustível na sonda lambda, irá corrigir o tempo de injeção até encontrar a mistura estequiométrica.
    Por outro lado, se a vazão máxima for menor que a do bico original haverá limitação no rendimento do motor quando exigido ao máximo.
    Daí podemos concluir que a utilização de um bico com maior capacidade de vazão poderá melhorar o rendimento do motor, sem comprometer o consumo nas médias acelerações, diante da compensação citada acima.
    Essa compensação a central faz, mas ela ocorre dentro de certos limites que são estreitos para a maioria dos motores mais antigos e a gasolina. Pode a mistura ficar rica ou pobre dependendo da vazão dos novos bicos. Motores flexíveis em combustível têm limites bem mais amplos para este ajuste.

    Uma regra geral é relativo a cilindrada unitária. Um bico que funciona em um motor 2.0 aspirado de 4 cilindros, tende a funcionar bem em um 3.0 6 cilindros, em termos de vazão (cilindros de 500 cm3). Já um bico que funciona em um motor 2.0 de 4 cilindros dará vazão alta e mistura rica se for usado em um motor 1.0 de 4 cilindros e a central não conseguirá fazer a compensação.

  • #12
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    Eddie

    Link muito útil, é uma tabela em pdf de aplicação dos bicos injetores, informa impedância (resistência), pressão e vazão de cada modelo.

    http://www.soinjecao.com.br/tabela_b...tribuidora.pdf

    Outro BICOS INJETORES: TABELA DE BICOS INJETORES BOSCH

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