Amigo, eu tb não troco.
Não troco um motor MWM, International, Perkins ou Cummins por nenhum motor de montadora (Mitsubish, Ford, Fiat,...) - Eu só cogitaria um motor Toyota, que pra mim é exceção a regra.
Não troco um câmbio Eaton por nenhum câmbio de montadora
Não troco uma t-case Borgwarner por nenhuma t-case de montadora
Não troco um diferencial Dana por nenhum diferencial de montadora
E assim por diante.
A relação é simples: Uma empresa vende porque é boa. Porque o produto é superdimensionado, se mostrou bom no mercado, em rallys ou outras competições, em outros segmentos, como indústria automobilística pesada, etc. E em alguns casos, a montadora escolheu essa empresa por causa do sucesso do produto em outros setores, como é o caso da Ford. A Ford sempre usou mecânica MWM, International, Perkins, Eaton, Borgwarner, Dana devido ao sucesso dessas marcas em competições como Dakar, Sertões, etc. Diferente da Mitsubish, que só usa essas marcas nos seus veículos de competição (diga-se de passagem, exatamente a mecânica usada nas rangers) e nos veículos comuns usa mecânica mitsubish, o que acho um desaforo.
Não tem como comparar a robustez de um produto de uma empresa voltada a fabricar produtos para tal segmento. Ainda mais com décadas de experiência e sucesso com um de fabricação voltada a cortar custos. Quando a montadora fabrica o seu produto, ela está só cortando custo e lucrando mais no pós venda! Não há motivação alguma para se fazer um produto realmente robusto. Não há de fato vendas do produto, apenas uso do mesmo na linha de produção.