Prezado(a) Amigo(a),
Se estiver tendo problemas com compras na internet, primeiramente, somente compre em sites com a terminação .com.br, pois assim representa empresa brasileira, registrada no domínio brasileiro, pois mesmo que seja uma empresa brasileira registrada no cadastro CNPJ, mas que seu site seja registrado em um domínio diferente do nosso, por exemplo, .com apenas, isto informa que está registrado no domínio norteamericano e portanto fora do alcance da legislação nacional com respeito ao Direito do Consumidor.
Guarde tudo, print screen da página, contendo as descrições do produto, boletos gerados, recibo de pagamento, confirmação de pedido e TODOS os e-mails, enviados e recebidos, caso a empresa se importe em respondê-los.
Sempre, em comunicação via e-mail, ressalte que está RECORRENDO ADMINISTRATIVAMENTE a uma SOLUÇÃO PACÍFICA; dê chance para se retratarem, ofereça possibilidade de ACORDO AMIGÁVEL, por exemplo, proponha, depois de lhe ser negado a devolução do dinheiro pago de forma integral, informando educadamente a eles que isto é ilegal, uma infração ao Código do Consumidor se não devolvem TODO O SEU DINHEIRO prontamente, que portanto lhe seja pago por isto, como uma INDENIZAÇÃO um valor de até três vezes a quantia envolvida, procure ir queimando as etapas, pois em juízo isto lhe será cobrado, se tentou acordo, se deu chances de resolver, se recorreu ADMINISTRATIVAMENTE, se todas as chances foram esgotadas, antes do litígio ou contencioso judicial; mas não gaste mais ainda com ligações telefônicas interurbanas, pois isto além de encarecer ainda mais a compra mal sucedida coloca a empresa em uma condição bastante confortável (se eles forem pessoas corretas; eles é que tem que te ligar), confortável em somente tentar resolver a questão se você a procurar, tornando o desequilíbrio das relações ainda mais gritante; é uma empresa, muito mais forte econômicamente, contra uma pessoa física, muito frágil e passível de ter seus DIREITOS DE CONSUMIDOR violados, o que neste caso irá dar causa a perdas e danos, materiais e morais que são passíveis de serem indenizados pela parte que deu causa a estes; adicione-se a isto custas processuais e honorários advocatícios, juros, mora, além de outras despesas que poderão e/ou irão ocorrer, caso você tenha que procurar seus direitos na JUSTIÇA.
Outro passo importante é saber exatamente contra quem você irá ter que demandar, o nome da entidade jurídica, endereço, CNPJ/CGC, etc; para isto recorra à própria internet que, aparentemente, foi a causa do seu desfortúnio; entre em:
https://registro.br/cgi-bin/whois/#lresp
E digite a URL/endereço eletrônico do site da empresa que lhe está causando prejuízos, para saber extamente tudo o que necessitará para o passo seguinte (tá vendo porque é importante somente procurar comprar em empresa cadastrada no domínio brasileiro).
Não vá ao PROCON, nem mesmo no Juizado de Pequenas Causas, também, não perca tempo no "Reclame Aqui", pois isto não adiantará nada; se quiser venha até aqui, caso seja um amante do off-road e faça seu desabafo, seu relato fidedigno, como forma de ser solidário com outros que não caiam na mesma esparrela; com certeza vai encontrar apoio e até mesmo encontrar pessoas que defendam o outro lado, mas não se importe com isto e siga seu caminho para a felicidade.
Finalmente, ou quase; vá até um JUIZADO ESPECIAL CÍVEL de sua cidade, pois o foro vocês escolhe e eles tem que ir até lá para se defender (se não tiver este juizado na sua cidade vá e viaje até uma cidade que tenha e guarde todos os comprovantes de despesas) e apresente sua queixa e toda a papelada anteriormente reunida, como prova da materialidade e faça seu relato, como prova circunstancial, sem se esquecer de enumerar todos os prejuízos que tenha tido, mesmo aqueles difíceis de serem aquilatados, como: "minha mulher brigou comigo, por causa desta compra e por eu aparentemente só pensar em jipes"; "tive que dispensar o mecânico, mesmo depois de ter que pagar toda a empreitada, por falta das peças para concluir o serviço combinado"; "meu jeep está parado e todo desmontado e sinto que sou muito infeliz"; "gastei um monte com empresas telefônicas"; "não consigo mais dormir direito, pois o temor de levar o calote me deixou com os nervos abalados"; etc, etc e tal. Lá no boleto, no campo "nosso número" tem uma composição da agência e conta-corrente da empresa e isto servirá naquele juizado, pois eles tem o poder de fazer o confisco de valores, em execução sumária na liquidação de dívidas judiciais e/ou extrajudiciais.
E, depois, penso eu simploriamente, mas com uma fé inquebrantável; que é só esperar, pois o Bem sempre vence, ao final.
Muito obirgado a todos, um grande abraço e saudações.
PS: Se alguém lembrar de mais alguma coisa, por favor, inclua aqui, para que possamos nos aperfeiçoar ainda mais, enquanto cidadão e sociedade organizada contra o descaso, a picaretagem, a falta de consideração, irresponsabilidade empresarial, sonegação de impostos, o anúncio e a venda de uma coisa que não tem em estoque, estelionato, falsidade ideológica e ao enriquecimento sem causa.
Com relação a empresa citada nos posts logo acima, neste link tem mais informação sobre outros casos:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=56281
Recomendo que leiam TODO o tópico indicado acima, assim como estou fazendo neste momento, pois se tivesse lido antes (acho que se li acabei esquecendo), talvez não tivesse feito a compra; mas leiam tudo e tirem suas próprias conclusões sobre outros casos acontecidos anteriormente com recorrência, pois a todos é dado o discernimento e o livre arbítrio. Logo mais vou lá, solidariamente, fazer meu relato, para dar conhecimento aos nossos colegas de Forum, sobre o ocorrido comigo, não para denegrir a imagem de alguém, até porque isto é uma coisa que já está maculada, mesmo com todos os esforços em correr atrás, muito depois do leite derramado, até mesmo com o pessoal dos bombeiros a ajudar, podemos ver que pouca coisa tem mudado por lá.