x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 26
    Usuário Avatar de valmor
    Entrada
    21/05/2005
    Local
    Sao Paulo/SP
    Agradecimentos: 0

Usando a reduzida + 4x4 no asfalto !

Já li varia msg sobre os riscos do uso da 4x4+reduzida fora da terra ou lama. Mas estou com o seguinte dilema :

Preciso rebocar uma careta com carga ( pedras ) saindo de uma ladeira ingreme em piso de paralepipedo bem aspero.
    Tenho o cambio 3m original.
    Sem reduzida , que só funciona c/ 4x4 acionada , não puxa ...
    Como tirar proveito da reduzida em piso aspero sem danificar o conjunto ?
    O que faço ????

[]´s

Valmor

Moderador Avatar de Ronaldo B.
    Entrada
    26/09/2004
    Local
    São Paulo/
    Valmor,

Eu não usaria o meu Cj para fazer esse tipo de trabalho, ainda mais em paralelepipedo, asfalto ou qualquer outro piso onde haja muita aderência. Você pode ter a sorte de até usar algumas vezes e não ter problemas aparentes mas o uso constante vai gerar um desgaste acentuado nos componentes envolvidos, e na hora que você abrir o câmbio ou a T-case ou for simplesmente trocar o óleo do câmbio você vai perceber as consequências.

[]´s

duas opções, use o reduzido mas deixe as rodas-livre aberta, se não der para fazer isso, por falta de tração, abra as rodas livre somente quando for fazer manobras.

Usuário Avatar de valmor
    Entrada
    21/05/2005
    Local
    Sao Paulo/SP
    Citação Postado originalmente por Marcos Ojeda
    duas opções, use o reduzido mas deixe as rodas-livre aberta, se não der para fazer isso, por falta de tração, abra as rodas livre somente quando for fazer manobras.
    Reduzida + R.Livre aberta: Estou certo que vai "puxar" a carreta mas qual o risco ???
    Não vai forcar demais o diferencial traseiro ????

[]´s

Valmor

nenhum, qual o diamentro de seus pneus, até 33 num vai quebrar nada. mais que 33 ai pode quebrar semi-eixos. Se não der trancos, não quebra nada.

Usuário Avatar de valmor
    Entrada
    21/05/2005
    Local
    Sao Paulo/SP
    Citação Postado originalmente por Marcos Ojeda
    nenhum, qual o diamentro de seus pneus, até 33 num vai quebrar nada. mais que 33 ai pode quebrar semi-eixos. Se não der trancos, não quebra nada.
    fate 7.50x16...

31 pol, é só alegria hehe

Sem querer fugir muito do tema do tópico mas...

Eu quando chego em casa (apartamento) após as 22h, uso a reduzida pra subir a ladeira do estacionamento. (4x2 LOW).. claro que, bem de leve.. soh pra não acordar o pessoal nem ouvir mais reclamações...

Tem algum problema fazer isso?

abraço

Existem Jipes com diferencial central tipo Niva e Defender, por isso eles ficam 4x4 o tempo inteiro, o diferencial dosa a tração em cada eixo (dianteiro e traseiro), nossos Jipe Cj5, Band, Jpx entre outros não tem esse recurso, então estando em 4x4 a velocidade dos dois eixos é identica, vc usando o 4x4 em linha reta não tem problema nenhum, todas as rodas estão girando na mesma velocidade, mas em uma manobra que este detalhe entra, se vpce estiver virando para a esquerda a velocidade da roda dianteira direita e bem maior que a traseira direita, isso faz as duas andarem na mesma velocidade forçando, semi-eixos, cardã, cx cambio, caixa de transferencia, isso em terreno com alto poder de aderencia, os diferenciais dianteiro e traseiro diminuem o esforço mas ele existe, então é bom evitar andar em 4x4 tanto normal ou com reduzido em lugar de muita aderencia.

Citação Postado originalmente por Henanh
    ... uso a reduzida pra subir a ladeira do estacionamento. (4x2 LOW).. claro que, bem de leve.. soh pra não acordar o pessoal nem ouvir mais reclamações...

Tem algum problema fazer isso?
    abraço
    Henanh, blza?

Cara, tem alguns anos q uso esta artimanha pra entrar em casa (pq será que nao existe jeep silencioso???) e até hj nao tive problemas, vc nao esta forçando nada, a prova disso é q vc nem tem q usar muito o acelerador pra entrar com o jeep nao é? entao... DESDE que a roda livre esteja aberta (desligada), nao tem problema....

Citação Postado originalmente por valmor
    Reduzida + R.Livre aberta: Estou certo que vai "puxar" a carreta mas qual o risco ???
    Não vai forcar demais o diferencial traseiro ????
    Valmor, td certo?

Meu amigo, pensa uma coisa... você poderá puxar este peso todo na subida... vamos supor que exista algum risco de quebra ok? daih vc está no meio da ladeira e um semi-eixo quebra.... você acionará imediatamente os freios correto? e os freios que mais seguram os carros sao os dianteiros... que estarão praticamente sem aderência pois vc está em uma subidona.... daih vai você, carreta, pedras e tudo mais que encontrar ladeira abaixo...

se você tem ABSOLUTA segurança que nada vai quebrar... pode se arriscar a subir a ladeira... eu particularmente acho que nao quebrará... usei pneus 750x16 por anos e só depois de muuuuiito tempo é que tive um problema na chaveta do semi-eixo...

uma dica... quer tentar? tenha um "plano B" para freiar o jeep se alguma coisa ocorrer fora do previsto..... pois acho q os freios dianteiros nao vao segurar....

boa sorte!

ah! lembre-se de que, com as rodas dianteiras travadas e o jeep escorregando, vc fica sem direção também!

Se vai subir em linha reta o certo é usar a reduzida em 4x4, pois assim não tem risco de quebrar nada.
    Para fazer curva o problema é outro.
    Uma coisa que pode ajudar muito é um bloqueio de diferencial traseiro.
    Isso é normal em situaçôes de reboque.

Usuário Avatar de Fabio Cortez
    Entrada
    14/02/2004
    Local
    Macaé/RJ
    Bom dia,

Acho que num tem problema nenhum ele usar a reduzida com a rodalivre aberta. Já precisei fazer isso num tive nenhum problema, inclusive em curvas.

sds,

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem