companheiro Leopoldo.
mais uma vez tenho que discordar de voce.
realmente no Brasil, o sistema judiciário é mais complicado e está longe de ser ideal, como aliás, tudo mais.
mas não existe essa história de um jogar a responsabilidade para as costas do outro.
é o seguinte, fabricante, importador e representante tem a mesma responsabilidade. é claro que fica dificil processar o fabricante lá dos EUA, por isso, os representantes daqui respondem em caso de defeito, tendo sim responsabilidade.
é claro que o brasileito não tem o costume de procurar os direitos que tem, talvez até pela dificuldade de acesso e isso acaba criando um mau costume nos fornecedores.
é aquela história. o cara vai empurrando com a barriga, a maioria dos clientes insatisfeitos preferem deixar pra lá e, um ou outro mais "chato" (que na verdade não é chato, mas alguém cheio de razão que sabe brigar por seus direitos) procura a justiça.
se de 10, um só procurar os seus direitos, o fornecedor deixou de pagar 9, o que é um baita lucro a curto prazo. é claro que, com o passar dos tempos, a notícia se espalha e a freguesia vai sumindo, mas isso já é outra história.
desculpe ter me estendido tanto.
abraços.