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  • #1

    Freio a disco Slotado - uso em trilha




    Amigos, fiz um teste com os freios do meu samurai e deram um resultado muito bom.
    Levei os discos em uma ferramentaria e pedi para fazerem frizos retos no sentido de rotação deles de forma que tivesse entre 2mm de largura e 1 mm de profundidade o sulco.

    Realmente funcionam! Na trilha eles limpam rapidamente a lama das pastilhas e mantém a frenagem logo após o atoleiro.

    Nunca mais tive problema de chiados e aqueles barulhos de pedrinhas enroscas nas pastilhas.

    Recomendo!

    Freio a disco Slotado - uso em trilha-2013-04-01-14.29.14.jpg
    Mit Pajero Full 4P 3.5 Aut - ainda original...

  • #2
    Usuário Avatar de Walter da Camper
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    Em motos de trilha, nos anos 80, eu fazia dois sulcos (com arco de serra) em cada pastilha e, em conjunto com os furos existentes no disco, ajudava bastante a limpar a lama. Fiz igual no CJ e não sentí diferença, mas se sulcar também o disco deve dar bom resultado.

  • #3
    Usuário
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    Interessante a idéia! E com relação à durabilidade e o enfraquecimento do mesmo??

  • #4
    Usuário Avatar de Vermeio
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    Nava
    o desgaste das pastilhas nao aumenta?
    abs
    T4 2.8 K16 37´ 200% Lona
    T4 3.0 rally

  • #5
    Nas proprias bicicletas o disco tem varios furos, então esta sempre limpos os discos, agora em jipe fiquei curioso.

  • #6
    Usuário Avatar de Desnickadu
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    gasta mais pastilha sim, mas não é nada absurdo, não chega a 50% a mais

    Desde que não aqueça o disco no processo de fresagem, não existe uma significativa perda de material nem resistencia do disco. Lembre-se de que vc não vai fazer cortes que vão até o interior do disco, vai cortar menos do que a espessura segura do disco [sabe aquela que o disco ja se gastou o que poderia e é necessario a troca? então ...].


    com frisos menores em diametro o poder de limpesa diminui, porém o desgaste de pastilhas também. A mesma coisa com numero de frisos. da pra fazer com furos também, de varios formatos... É um caso pra se testar e ver como se comporta com as diferentes opções.
    "Falo isso para o meu psiquiatra, mas é claro que ele não entende!"

  • #7
    Usuário
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    Tem um post que mostra um disco de freio com furos que rachou por completo, vou procurar pra colocar aqui, agora frisado não tinha visto ainda.

  • #8
    Amigos, os furos não ajudam na lama.
    Eles entopem e não se limpam. Depois seca e fica o furo fechado.
    Cortar a pastilha enfraquece ela e não resolve. Ja testei...
    Conforme o desnicado comentou, da forma como foi feito, slot intercalado de ambos os lados não chegaram na espessura minima do disco e isso não compromete em nada.
    Veja que estou usando disco solido. Disco ventilado (duplo) pode ser feito tb slot. Veja que a ventilação nele ajuda no asfalto...no off-road nada...enche de lama e seca vira tiljolo.

    O desgaste da pastilha é minimo.
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  • #9
    Usuário Avatar de Desnickadu
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    O disco ventilado ajuda a dissipar o calor gerado pelo atrito das pastilhas no disco. Quanto maior a velocidade e o peso do veiculo mais calor ele vai produzir nesse atrito porque o atrito é maior.
    Na trilha não se anda a grandes velocidades e nem é feito uso intenso do freio, como na descida de uma serra, por exemplo. Então não faz diferença se o disco é solido ou duplo/ventilado.
    "Falo isso para o meu psiquiatra, mas é claro que ele não entende!"

  • #10
    Opa, faz sim! O ventilado entope de barro e fica mais pesado e desbalanceado...
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  • #11
    Equipe de Apoio Avatar de tuna
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    Citação Postado originalmente por Nava Ver Post
    Opa, faz sim! O ventilado entope de barro e fica mais pesado e desbalanceado...

    Nava, isso é meio lenda, eu acho tenho quatro disco ventilados no meu jeep, e fiz muita trilha com eles sem problemas...

    []´s
    Tuna
    Cj-5 1966 - "Tsunami"

  • #12
    Existe influencia, mas pouca. Concordo.

    Mas os slots funcionam muito bem.
    Mit Pajero Full 4P 3.5 Aut - ainda original...

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