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  • #1
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    diesel aditivado x comum




    Na jipenet tá rolando um papo de gasolina aditivada versus gasolina comum. E quanto ao diesel, tem alguma vantagem em utilizar o aditivado? O conceito é o mesmo?

    Beto

  • #2

    Diesel aditivado

    A informação que obtive de meu mecânico é a seguinte. O diesel aditivado evita problemas de carbonização nos bicos entre outros benefício. Já para motores diesel reformados, ouvi dizer, de outro mecânico, que não era bom usar os aditivados. Sei lá!! O que pode ocorrer com os reformados é que os aditivos podem eliminar algumas sustâncias indesejadas grudadas as peças do motor...gerando forgas...não sei...não sou mecânico!!! Até tem lógica!!!

  • #3
    Moderador Avatar de gvogetta
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    Diesel aditivado x diesel comum

    Caros Companheiros,


    Sou usuário de veículos à diesel há anos. Tem muita gente desqualificada que falando "abobrinha" por aí. por isso tomem cuidado.

    O Diesel comum, pelo menos no Brasil é uma verdadeira m#%!@. Cheio de impurezas, água e outros "componentes" maléficos para qualquer motor diesel, principalmente aqueles fabricados de 15 anos para cá. Na Europa, o diesel é um combustível mais limpo até do que a gasolina! Tudo vai da composição e proporção dos componentes.

    O diesel aditivado que temos no Brasil ainda está longe de ser comparável ao europeu, mas os componentes (aditivos) agregados ao combustível, diminuem a formação de borras (coisa que o diesel comum adora fazer...) além de manter limpo o sistema de injeção de combustível. Isso significa maior rendimento do combustível, menor custo posterior com manutenções de bomba injetora e com o próprio motor, um melhor desempenho e uma menor emissão de poluentes.

    Os motores a diesel desmontados que já vi, cujos donos normalmente utilizavam diesel comum estavem completamente grudentos por dentro devido às borras acumuladas pelo diesel. Outro dia, numa oficina especializada, vi um motor diesel limpinho, limpinho. Perguntei pro mexânico se ele havia lavado o motor e ele falou: "não foi limpo não! Este motor é da pick-up do patrão (uma F-1000 daquelas mais antigas). Ele só usa diesel aditivado..." Tirem suas próprias conclusões

    Outra coisa: normalmente, ao contrário da gasolina, a diferença de preço entre o diesel aditivado e o comun é muito pequena. Aqui em Curitiba, a diferença dira em torno de R$ 0,03 a 0,05 por litro, o que acho irrisório pelos benefícios que o diesel aditivado proporciona.

    Saudações aditivadas,



  • #4
    Eu particularmente só uso aditivado e de postos de procedencia. Meu colega tem um engesa f1 com a mesma motorização que o meu. Ele me disse que perdeu a bomba de combustivel por colocar diesel comum...com grande quantidade de água. A bomba é lubrificada com o próprio combustivel e com a água ela não se auto lubrificou...isso lhe custou mais de 2000 reais

  • #5
    Citação Postado originalmente por Adriano Braga Ver Post
    Eu particularmente só uso aditivado e de postos de procedencia. Meu colega tem um engesa f1 com a mesma motorização que o meu. Ele me disse que perdeu a bomba de combustivel por colocar diesel comum...com grande quantidade de água. A bomba é lubrificada com o próprio combustivel e com a água ela não se auto lubrificou...isso lhe custou mais de 2000 reais
    ... mas a questão de água no combustível tem a ver com aditivado ou comum?
    Acho que agua no combustível tem a ver com o posto que vc abastece.

  • #6
    Usuário Avatar de Alcantara
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    Citação Postado originalmente por Gugu7 Ver Post
    ... mas a questão de água no combustível tem a ver com aditivado ou comum?
    Acho que agua no combustível tem a ver com o posto que vc abastece.
    Ia justamente levantar esse questionamento!!!!
    O diesel aditivado pode também ser aduterado...Porque só está se falando em aduteração em diesel comum?
    Abasteci em um posto Texaco, diesel aditivado, e meu carro ficou consumindo cerca de2,5 km/l a mesnos do que todas as médias feitas anteriormente!!!
    Então, tem que realmente se ver é o local onde estamos abastecendo nosos carros!!
    Não sei bem ao certo as vantagens do diesel aditivado, mas certa vez, um caminhoneiro me falou que o diesel comum lubrifica melhor o sistema de bomba injetora dos carros a diesel, e que o diesel aditivado é muito fino...
    Sei não..
    Abraço a todos!!

  • #7
    eu ja concordo com nosso amigo gvogetta, diesel no brasil é uma bos$#%...

    o normal pode render mais sim...pelos meus calculos com o jpx aki....mas...é muito mais "sujo" ja da refinaria...nao seria de posto a posto a adulteração...nosso diesel é sujo mesmo.......

    o bio diesel...é enganação ainda...2% de biodiesel pra 98% do normal...segundo o barbudo de brasilia podendo chegar a 5% em 2010...
    se quer bio diesel..melhor fazer em casa e misturar pelomenos 30% pra valer a pena.......

    eu só to usando o aditivado...nao sei se é coisa da minha cabeça...mais com o tempo sinto o motor mais "aliviado"..no comum sai muita fumaça q o aditivado nao faz...

    antes só rodava com normal....fui fazer uma limpeza do motor.....q horro...parecia uma maquina de fazer melado....rs depois de um tempo rodando no aditivado...fui la fazer a mesma coisa só pra conferir.....fica sujo ainda sim...mas..muitoooooo menos q com o normal...

    eu só rodo no aditivado hoje em dia......e esperando q o brasil tenha um verdadeiro biodiesel em brave...e nao essa mistura enganosa.....


    vi um teste europeu com duas hillux...uma rodando no diesel normal e outra no bio 100%....aos 300 mil km a hilux com diesel normal parou...abriram o motor....tudo "travado" por borras.....a com 100% bio, fez 1 milhao km! e rodando...pararam ela..abriram o motor....limpinho como no dia q saiu da fabrica.....


    vlwwww

  • #8
    E os aditivos da Bardall, Step, etc. Alguém tem informações na limpeza do motor à Diesel e conservação?
    Abs.
    4X4 Brasil Razão: Dúvida !

  • #9

    Aditivo no Diesel

    Gostaria de saber se eu utilizar aditivos (Bardal, STP etc...), com o óleo diesel, eu terei a vida util do meu motor aumentada, sem problemas com bomba injetora, bicos , etc ???

  • #10
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    Eu usei algumas vezes até me indicarem óleo de motor no diesel. É bem melhor. Esses aditivos são muito similares à querosene, portanto, se usar querosene dá o mesmo resultado. Eu coloco 1/2 litro de óleo de motor (mais vagabundo e barato) no tanque sempre que abasteço.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #11
    Citação Postado originalmente por Edintruder Ver Post
    Eu usei algumas vezes até me indicarem óleo de motor no diesel. É bem melhor. Eu coloco 1/2 litro de óleo de motor (mais vagabundo e barato) no tanque sempre que abasteço.
    putz, incrível...já faz isso há muito tempo sem conseqüências negativas? quais são os objetivos desejados? Lubrificar a bomba? funciona mesmo?
    4X4 Brasil

  • #12
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    Citação Postado originalmente por DanOnTuba Ver Post
    putz, incrível...já faz isso há muito tempo sem conseqüências negativas? quais são os objetivos desejados? Lubrificar a bomba? funciona mesmo?

    Xi! Faz mais de 20.000 km que tenho feito isso. O óleo servi para melhorar a viscosidade do diesel, que por sua vez lubrifica a bomba injetora e bicos. Com certeza colocando óleo eu nunca terei bicos trancados e o desgaste da bomba se reduz bastante.
    Comentaindo isso com motoristas de caminhões, descubri que tem muita gente que faz isso também por aí. só não aprovou o óleo 2tempos pois aumenta muito a fumaça.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

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