Boa noite amigos, estou pensando em comprar um guincho portátil pra Juma, uma pajerinho 97, o problema é que ele só tem 3.500 lbs, sei que é pouco, mas minha pergunta é: com uso de patesca duplicando a força do guincho em detrimento a velocidade será que ele daria conta de me tirar de algumas pqnas enrrascadas? coisa não muito pesada, não o carro afundado de verdade na lama, apenas como um auxiliar para pequenas enrrascadas mesmo. A grande vantagem é que ele pode ser usado na traseira, na frente, ao lado, é bem versátil, por isso me interessei por esse modelo. Alguém conhece ou já fez uso desse equipamento? Grato a todos.
Amigo, sem querer sem chato a patesca não tem o super poder de duplicar a força do guincho, em tese ele reduz pela metade o esforço do guincho, apesar da facilidade deste equipamento em ser portátil, acho que esse equipamento não cumprirá sua finalidade se usado com seu veículo, veja bem, IMHO, guincho deve ser sempre superdimensionado e de marca boa, nunca subdimensionado que é o caso em tela, o cálculo para escalonamento do guincho é 2,5 vezes o peso do veículo carregado, que no caso da pajerinho dá mais de 3.550 kilos ou mais de 7.000 lbs, então o recomendado pra vc. seria no mínimo um guincho, bom, de 8.000 lbs.
Bem colocado Tuna.
Negri, uma outra opção é uma mesa de portatil para guincho que foi desenvolvido para encaixar na bola do engate de reboque e puxar barco pra cima do reboque. Ai teria que adaptar essa mesa na frente, e que pudesse tirar e encaixar parte trazeira.
O ponto negativo é a questão de ser uma adaptação bem complicada de acertar e tambem tem que pensar que teria ter um instalação eletrica pronta na parte traseira para ligar o guincho, e quanto maior os cabos de alimentação do guincho, maior é a perda de carga.
Acredito que não seja viavel estas adaptações, mas se precisar é uma possibilidade.
Abraço.
Jeferson
F75 Estendida 4.1I; Cambio 5M e tcase Band; Guincho Mec Diant e Elétrico Tras
Obrigado a todos pelas respostas, claro que vc não está sendo chato tuna, está me ajudando muito. Só não entendi a relação que fez em diminuar a força do guincho pela metade e não dobrar o poder de arraste com o uso da patesca, popderia me explicar melhor? Eu tbm pensei nessa possibilidade de adaptar uma mesa móvel para uso de um guincho normal, mas não sei se funcionaria muito bem, de qq forma vou pensar bem antes de comprar. Talves eu encontre um portátil com poder de força maior, me agrada mais a idéia de um equipamento mais versátil. Grato aos amigos.