Pessoal recomendo que vcs deixem de usar aquela bola metalica no engate do jeep p/ guinchar ou desatolar.Ela nao é confiavel, principalmente quando é dado trancos.
Ja presenciel 3 delas estourando (uma delas a minha) e posso afirmar que é um projetil muito perigoso, É ARREMESSADA COM MUITA VELOCIDADE.
Retirei uma foto da internet p/ vcs poderem ver o estrago que pode fazer. Imajinem se uma destas atinge agum amigo ou familiar???
No minha toyota uso gacho tipo G, e no meu jeep uso manilha. deixei a bola de lado ja faz bem tempo.
O IMPORTANTE É PRESERVAR NOSSA INTEGRIDADE E PRINCIPALMENTE A DE QUEM NOS ACOMPANHAM.
Pessoal recomendo que vcs deixem de usar aquela bola metalica no engate do jeep p/ guinchar ou desatolar.Ela nao é confiavel, principalmente quando é dado trancos.
Ja presenciel 3 delas estourando (uma delas a minha) e posso afirmar que é um projetil muito perigoso, É ARREMESSADA COM MUITA VELOCIDADE.
Retirei uma foto da internet p/ vcs poderem ver o estrago que pode fazer. Imajinem se uma destas atinge agum amigo ou familiar???
No minha toyota uso gacho tipo G, e no meu jeep uso manilha. deixei a bola de lado ja faz bem tempo.
O IMPORTANTE É PRESERVAR NOSSA INTEGRIDADE E PRINCIPALMENTE A DE QUEM NOS ACOMPANHAM.
Caraaaaaca!!!
Vou acabar tirarndo o engate todo...nem uso aquilo.
Bom saber e parabéns pela divulgação da informação.
Abraço
Infelizmente o que mais se vê por aí é o uso inadequado do acessório, o pessoal usando aquela bola de engate como bola de resgate e dando tranco com a cinta !
Além de ser muito perigoso como relatado aqui, detona e trinca o chassi !
()'s
CJ5 - V6 4.3 Vortec Quando eu era pequeno tinha medo de injeção, hoje tenho medo de carburador !
tudo é perigoso, não só a bolota!!!!! na nossa trilha aqui da cidade, rebentou o cabo de aço do trator e arregaçou a frente de uma F75, por muita sorte o radiador escapou!
IMPORTANTE: uma solução emergencial mas que funciona, é colocar um peso sobre o cabo, caso ele rebente não vai saltar em nada! por exemplo pode-se colocar um galho de arvore meio pesadinho, ou até uma corda mais grossa, que seja pesada, qualquer contra peso que coloque no cabo, caso rebente, não salta longe, amortece!!!
tudo é perigoso, não só a bolota!!!!! na nossa trilha aqui da cidade, rebentou o cabo de aço do trator e arregaçou a frente de uma F75, por muita sorte o radiador escapou!
IMPORTANTE: uma solução emergencial mas que funciona, é colocar um peso sobre o cabo, caso ele rebente não vai saltar em nada! por exemplo pode-se colocar um galho de arvore meio pesadinho, ou até uma corda mais grossa, que seja pesada, qualquer contra peso que coloque no cabo, caso rebente, não salta longe, amortece!!!
O que acontece é que NOIS JEPEIROS, somo uma cambada de GAMBIARREIROS, na ultima trilha, fui puchar um colega que estava atolado e imagina... a cinta arrebentou e eu levei uma cintada na cara, fiquei meio abobado por alguns minutos... fiquei imaginando se o gancho tivesse vindo junto... mas aprendi a lição... pelo menos comigo se nao tiver um equipamento descente e com segurança, eu nao devo arriscar mais...
nossa.. achei que isso só tivesse acontecido comigo!!
uma vez estava com meu willys cj5 e fui puxar uma cherokee atolada, tinha essas bola de engate naquele arado do jeep, uma hora dei um tranco que alisou a polca do engate e a bolota voou pra frente da cherokee, quebrou o farolete, atravessou grade dianteira e ainda furou o condensador do cara!!!
Tòpico da Hora!
Presenciei um acidente destes, bem na minha frente.Estávamos começando a trilha,eu com meu CJB 54, e meu Filho com a F 75-68, estávamos aguardando o pessoal da frente passar um atoleiro,e meu amigo que estava na minha frente, entrou no atoleiro e ficou.
O Jipe que estava à sua frente foi puxar, engatou um cabo de aço, deu um tranco,a bola quebrou,e passou o parabrisa, acertou em cheio a cabeça, eu Vi,entrou na testa do lado E, e limpou tudo até sair na parte de trás da cabeça.Imaginem o resultado disso;Deixou duas meninas Orfãs.Foi Horrível.
PQP!! Eu imagino o cara da frente como deve ter ficado o que deu o pegão!?!?
Aconteceu isso com um amigo tambem. Estava os 2 irmãos dentro do jeep, a sorte, muita sorte que a Bola quebrou o parabrisa do jeep MAS passou no meio dos dois e (dos dois bancos) e parou na sanefra traseira do jeep,
Certo que só deveriamos usar a bola do reboque,para rebocar outro veiculo em deslocamentos com o towbar(em caso de quebras,falta de combustivel,etc),mas uma ideia,nunca fiz nem sei se é possivel,apenas uma ideia:quando for para trilha,retirar a bola e guardar na viatura,e no lugar dela usar uma manilha(anilha),desde que a base esteja bem fixada ao jeep acho que é muito mais seguro.