x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 20
  • #1
    Usuário Avatar de Celsogvs
    Entrada
    11/11/2004
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Posts
    1,178
    Agradecimentos: 2

    Velocímetro marcando menos, o que fazer?




    Amigos, tenho um JPX e estou usando pneus BFGoodrich 265/75/16 Mud Tarrain, como estes pneus são maiores que os originais, o velocimetro passou a marcar bem menos, pra se ter uma ideia, em uma viagem de 500 km ele marca aproximadamente 330 km, quando marca no velocimentro 60 km/h na verdade estou a 75 km/h.

    Alguém pode indicar qual a melhor solução?

    [] sem controle de velocidade

    Celso Faria
    BHTE-MG
    JPM 96

  • #2
    Moderador Avatar de Ronaldo B.
    Entrada
    26/09/2004
    Local
    São Paulo/
    Posts
    10,277
    Agradecimentos: 0
    Celso,

    Você tem duas alternativas, ou leva em uma loja especializada e tenta fazer uma aferição, ou instala um Totem, fica mais caro mas na minha opinião é a melhor opção, eu uso no meu CJ e não me arrependo.

    []´s

  • #3
    Usuário
    Entrada
    22/03/2005
    Local
    Beira Mar/RJ
    Posts
    1,089
    Agradecimentos: 0
    Celso

    Eu não conheço o sistema do JPX, mas se ele for a cabo, você pode procurar um conversor usado em linhas de caminhão que faz exatamente esse serviço. Existem os que diminuem e ou que aceleram. Se for eletrônico, há alguns sensores que possuem regulagem própria. Procure uma casa de taximetros, que eles poderão te ajudar melhor (se tiverem boa vontade, claro).

    Só para comparação na tomada de decisão, um trip-totem novo (o mais simples) deve estar na casa de uns 300 paus.

    Eriksom

  • #4
    Usuário Avatar de Marcelo R. A. da Cunha
    Entrada
    07/07/2004
    Local
    Guarapari/ES
    Idade
    51
    Posts
    1,457
    Agradecimentos: 0
    Eu utilizo um Trip-Totem no meu J e estou satisfeito.

    rgds
    JPW - BLACK HAWK
    Javali-229T, difs + 4m&tcase band, bloqs e susp de band. Meu desde 1993.
    CJ3B /MB42, susp yota com jr, gm 4cc, cx 5m, disco nas 4.

  • #5
    Usuário Avatar de Cícero Franco
    Entrada
    09/06/2003
    Local
    Florianópolis/SC
    Idade
    69
    Posts
    1,437
    Agradecimentos: 0
    Eu utilizei uma calculadora para resolver o problema: pega-se uma estrada boa (é a parte mais difícil), marca-se numa placa de quilometragem o que o odômetro está marcando. Roda-se até outra placa de quilometragem bem longe (digamos 100 km) e marca-se novamente o valor do odômetro. Subtrai-se os valores das placas e subtrai-se os valores do odômetro. Divide-se um pelo outro. O resultado é quanto tens que multiplicar o valor marcado para obter o real. No meu caso, com a relação 11:45 era 1,236. Com a nova relação que está agora na Potranca (11:47) ficou em 1,182. Então é só multiplicar pelo que está marcando! Se não tiver calculadora, serve papel e lápis!

    []s
    Cícero Franco
    Floripa, SC
    Petiço: Jimny 4sport 2022

  • #6
    Celso,

    A solução mais simples, e mais em conta, é fazer o acerto do velocimetro.
    Qualquer boa oficina que faça reparos de velocímetro é equipada com o "aferidor de W", nome do equipamento que serve justamente para compatibilizar a velocidade real com a velocidade marcada pelo velocímetro.
    O procedimento, embora delicado e preciso, é muito simples de ser feito: uma vez determinada a margem de erro e com o uso do aferidor, basta abrir o velocimetro e alterar a tensão da mola de retorno do ponteiro até que a velocidade indicada seja a mesma do aferidor.

    Erikson,

    Não sei se estamos falando sobre a mesma coisa mas os conversores que conheço, e que são utilizados em alguns caminhões, tem uma relação de redução - ou multiplicação - fixa (não passa de duas engrenagens) não servindo para compensar eventuais erros de indicação, como é o caso do JPX do Celso.

    Abraços,

  • #7
    Usuário Avatar de Celsogvs
    Entrada
    11/11/2004
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Posts
    1,178
    Agradecimentos: 2
    Amigos, muito obrigado pela ajuda.

    Com a opção do Totem alem de resolver o problema eu teria outras funcionalidades, mas, vou procurar aqui em Belo Horizonte uma oficina que faça a aferição, acho importante o velocimentro marcar certo, posteriormente poderei colocar também o totem.

    Abraços,

    Celso Faria
    BHTE-MG
    JPM 96

  • #8
    Usuário
    Entrada
    22/03/2005
    Local
    Beira Mar/RJ
    Posts
    1,089
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Sukys
    indicada seja a mesma do aferidor.

    Erikson,

    Não sei se estamos falando sobre a mesma coisa mas os conversores que conheço, e que são utilizados em alguns caminhões, tem uma relação de redução - ou multiplicação - fixa (não passa de duas engrenagens) não servindo para compensar eventuais erros de indicação, como é o caso do JPX do Celso.

    Abraços,
    Sukys,

    Exatamente esses. Há uma gama imensa desses conversores, tanto para reduzir como para aumentar. Algumas campers tem deles, especialmente as com 240V. Pelo que eu entendi do problema do Celso, o que ele precisaria era exatemente disso. Sei lá, falei besteira? Se foi, perdoem-me o chute pra fora

    Eu repassei a 'receita" que "usei" na minha camper antigamente (com eixo traseiro original Dana, 4,27:1) e pneus 35. Depois da primeira reforma, com eixos de Toyota Band 37x10 e os mesmos 35, o velocimetro original marca exatamente o correto, pura coincidência. Agora, na última reforma, vou fazer um painel novo para abrigar novos instrumentos, por isso optei por um velocimetro com w=0,625, quase o mesmo que regula o totem (0,636).

    Ajudem-me logo, pois ainda não implementei a mer... oops a mudança

    Eriksom

  • #9
    Banido
    Entrada
    03/12/2004
    Idade
    55
    Posts
    636
    Agradecimento: 1
    Usei no meu ex-carro essa caixa conversora.

    É como o Sukis falou, uma caixinha (10x5cm) com uma entrada e uma saída para os cabos do velocímento, as 2 engrenágens que tem lá dentro fazem a funçao de corrigir a diferença de marcação, trocando a relação das engrenágens se chega onde se quer, é um mecanismo simples e barato.

    Qdo fiz o pessoal da loja montou um jogo de engrenágens, aferiu com o carro em movimento (comparando com um carro q eles tem com velocímetro sem erro), tirou a caixinha trocou uma das engrenágens, aferiu e deu certo.

    Na época custou L$60,00


    valeu

  • #10
    Celso, mais facial ainda, depende de sua transfer case. Em Jeeps, vc simnplesmente muda um anel dependendo da relacao e tamanho de pneus com mais ou menso dentes dependendo do seu setup. Eu nao tocaria na mola ou sensor caso possivel. A mola e' delicada e comecara a falhar se nao for bem feito.

    a parte vermelha e a peca de plastico que normalmente e mudada no jeep. Eu nem me importo com essa mudanca mais ja que troco pneus, gears, etc etc, como condenado.



    mais informacao aqui:

    http://jeepsunlimited.com/zj/speedo/speedo.htm
    Gui

  • #11
    Usuário Avatar de Andre Sousa
    Entrada
    08/03/2005
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    56
    Posts
    1,402
    Agradecimentos: 7
    Meu caro,

    Todo mundo que usa pneu de dimensão maior que o original sofre disso, ou seja, 99% da tribo.

    A solução definitiva é você calcular a variação (8%, 10%, 15%) e se acostumar a ela.

    Tá na estrada com limite de 110k/h? Anda a 100K/h;

    Vai passar no radar de 60 k/h? Passa a 54 k/h;

    Quer calcular a distância que percorreu? Basta somar a diferença no final.

    Faço isso ha 5 anos. Logo v. se acostuma.

    O melhor disso é que não custa nada.

    Obs.

    Quer precisão pra um RAID? Instala um TOTEM. Seu hodômetro não serveria mesmo, nem se marcasse certo.
    Novo Troller - pneus BF Mud 285/70/17

  • #12
    Erikson,

    Realmente estamos falando da mesma coisa e realmente existem conversores com várias relações, mas a conversão é feita sobre uma relação de engrenagens e não existem jogos de engrenagens para toda e qualquer relação, logo pode-se não encontrar um conversor adequado para o erro que o velocímetro apresenta.
    Se encontrar, maravilha, caso contrário terá que fazer uso de um conversor com a relação que corrija o erro ao máximo, e aí é que entra o meu comentário sobre o ajuste no velocímetro, já que este procedimento normalmente é pouco dispendioso e qualquer boa oficina que trabalhe com coisa do tipo executa o trabalho com ótima precisão. Na verdade qualquer pessoa que tenha alguma habilidade sobre mecânica fina faz isso sem grandes dificuldades e com ótimos resultados.

    Em todo o caso, a vantagem em usar conversor é que a solução é plug-and-play, basta instalar o dito entre o cabo e o velocímetro que tudo se resolve, inclusive erro de hodômetro. A desvantagem é que os conversores não são encontrados com grande facilidade e quando encontrados o custo pode não justificar um eventual erro remanescente.


    No mais, não entendi qual é o tipo de ajuda que está precisando.

    Abraços,

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Alterar definições de privacidade